TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Operações

Dissertações: ATPS Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2014  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Muito se discute entre os estudiosos de Administração de Produção a respeito do Just in Time ou JIT e do MaterialsRequirementsPlanning ou MRP. A partir do momento que começamos a conhecer melhor cada sistema, surgem algumas dúvidas. As principais seriam: Qual é o melhor método a ser utilizado em determinada empresa? É possível que utilizemos os dois métodos ao mesmo tempo sem prejuízos para ela?

A melhor opção depende dos interesses da empresa de acordo com seu método produtivo.

Para respondermos a estas perguntas, nesse momento, é interessante analisarmos se esses dois sistemas podem ser aplicados em conjunto ou não. Para isso, ratificaremos as principais características de cada um deles, separadamente.

1. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO MRP

• O estoque é empurrado através de cada processo, em resposta a planos detalhados no tempo, calculados para cada item. A produção acontece de forma isolada em cada máquina.

• O MRP utiliza ordens de produção derivadas do programa-mestre como unidade de controle. Dessa forma, o atingimento do programa é um aspecto-chave do monitoramento e do controle.

• O MRP usa uma filosofia de planejamento com ênfase na elaboração de um plano de suprimentos de materiais, considerando a fábrica de forma estática, praticamente imutável.

• Os sistemas MRP normalmente requerem uma organização complexa, centralizada e computadorizada, para suportar os sistemas hardware e software necessários.

• O MRP é altamente dependente da acuidade dos derivados das listas de materiais, registros de estoque, entre outros.

• Os sistemas MRP assumem um ambiente de produção fixo, utilizando lead times fixos para calcular quando os materiais devem chegar ao próximo centro de trabalho. Entretanto, as condições de carga de trabalho e outros fatores fazem com que os lead times sejam na realidade bastante variáveis. Os sistemas MRP têm dificuldade de lidar com lead times variáveis.

• É necessário um longo tempo para utilizar os registros MRP. Em teoria, cada transação requer uma atualização completa na atualização de dados. Na prática, é mais usual que as alterações sejam efetuadas semanalmente. Mesmo os sistemas MRP sofisticados, que permitem atualizações apenas das mudanças líquidas, numa base diária, não são sensíveis a mudanças feitas hora a hora.

2. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO JUST IN TIME (JIT)

Os dez mandamentos do JIT

1. Jogue fora velhos e ultrapassados métodos de produção.

2. Pense em formas de fazê-lo funcionar; não por que ele não irá funcionar.

3. Trabalhe com as condições existentes; não procure desculpas.

4. Não espere a perfeição; 50% estão muito bons no começo.

5. Corrija imediatamente os erros.

6. Não gaste muito dinheiro em melhorias.

7. A sabedoria nasce das dificuldades.

8. Pergunte: “Por quê?” pelo menos cinco vezes até que encontre a verdadeira causa.

9. É melhor a sabedoria de 10 pessoas do que o conhecimento de uma.

10. As melhorias são ilimitadas.

• O fluxo entre cada estágio do processo de manufatura é “puxado” pela demanda do estágio posterior.

• O controle do fluxo entre estágios é conseguido pela utilização de cartões simples, fichas ou quadrados vazios, os quais disparam à movimentação e a produção de materiais. O resultado é um sistema de controle simples, visual e transparente.

• As decisões de planejamento e controle são relativamente descentralizadas, não necessitando de um sistema de informação computadorizado.

• A programação JIT é baseada em taxas de produção (calculadas em termos da quantidade de itens por unidade de tempo), ao invés de volume produzido (o número absoluto de itens a serem feitos).

• O JIT assume (e incentiva) a flexibilidade dos recursos e lead times reduzidos.

• Os conceitos de planejamento e controle JIT são apenas uma parte de uma filosofia de produção JIT mais ampla.

Além dessas características, podemos destacar que o JIT funciona bem para o controle, mas para o planejamento é considerado, por muitos, um sistema fraco.

3. SIMILARIDADES E DIFERENÇAS ENTRE O JIT E O MRP

Uma vez definidas as características de cada um dos sistemas, podemos agora perceber, quando comparamos os dois sistemas, que não só os podem ser utilizados em conjunto, como também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com