TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS PESQUISA OPERACIONAL

Artigos Científicos: ATPS PESQUISA OPERACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  464 Visualizações

Principais fases da Pesquisa Operacional:

• Definição do problema: a definição do problema baseia-se em três aspectos principais: descrição exata dos objetivos do estudo; ou identificação das alternativas de decisão existentes; o reconhecimento das limitações, restrições e exigências do sistema.

• Construção de um modelo matemático para representar o sistema: A escolha apropriada do modelo é fundamental para a qualidade da solução fornecida. Se o modelo elaborado tem a forma de um modelo conhecido, a solução pode ser obtida através de métodos matemáticos convencionais. Por outro lado, se as relações matemáticas são muito complexas, talvez se faça necessária à utilização de combinações de metodologias.

• Solução do modelo: O objetivo desta fase é encontrar uma solução para o modelo proposto. Ao contrário das outras fases, que não possuem regras fixas, a solução do modelo é baseada geralmente em técnicas matemáticas existentes.

• Validação do modelo: Nessa fase do processo de solução do problema, é necessário verificar a validade do modelo. Um modelo é válido se, levando-se em conta sua inexatidão em representar o sistema, ele for capaz de fornecer uma previsão aceitável do comportamento do sistema. É importante observar que este processo de validação não se aplica a sistemas inexistentes, ou seja, em projeto. Nesse caso, a validação é feita pela verificação da correspondência entre os resultados obtidos e algum comportamento esperado do novo sistema.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com