TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Pesquisa Operacional

Casos: ATPS Pesquisa Operacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Superior de Administração

Projeto de Atividades 1

AGUDOS – SP

Junho/2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Curso Superior de Administração

Projeto de Atividades 1

Curso de Administração 7º Semestre do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera, sob a orientação do Baldo professor-tutor presencial.

AGUDOS – SP

Junho/2014

RESUMO

Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma indústria de autopeças que Demonstra a importância de uma boa implementação do sistema Kanban na produção e com isso Poderemos observar o que foi proporcionado à organização em termos de redução de estoque, melhoria no Fluxo de produção, redução de perdas (refugo), flexibilidade e agilidade na reposição de estoques. A Finalidade será demonstrar uma breve introdução do surgimento do sistema Kanban, características e Funcionamento, regras para o funcionamento, funções e as vantagens da utilização do sistema. O Sistema Kanban é uma metodologia de reposição de estoques, que atua auxiliando a metodologia JIT. Sua estrutura é constituída pela filosofia japonesa de puxar a produção através de cartões sinalizadores. Para que este sistema funcione é necessário o apoio da tecnologia, sinalizações, identificações e padronizações de rotinas e processos, integrando todos os setores produtivos. Palavras-chave: Redução de estoques. Melhoria do fluxo produtivo. Redução de Perdas.

ABSTRACT

This paper presents a case study conducted in a auto parts industry that demonstrates the importance of proper implementation of the Kanban system in production and with it We may observe what was provided to the organization in terms of inventory reduction, improved production flow, reduction of losses (scrap), flexibility and agility in inventory replenishment. The Purpose is to show a brief introduction of the emergence of the Kanban system features and operation, rules for the operation, functions and advantages of using the system. The Kanban system is a method of inventory replenishment, which acts assisting the JIT methodology. Its structure consists of the Japanese philosophy of pull production through flags cards. For this system to work the support of technology, signaling, identification and standardization of routines and processes is needed, integrating all production sectors.

Keywords: inventory reduction. Improving the production flow. Loss Reduction. 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 Características e Funcionamento do Kanban 6

2.1 Regras para o funcionamento do Kanban 10

2.2 Pré requisitos para implantação do Kanban 10

2.3 Funções do Kanban 10

3 As mudanças na área efetuadas 11

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

O Sistema Kanban foi desenvolvido por uma necessidade de redução de custo e aquisição de condições competitivas para as organizações japonesas que tentavam se reerguer após a Segunda Guerra Mundial. A nossa finalidade é demonstrar a história do surgimento do Sistema Kanban, e a partir de qual necessidade organizacional o fez colocar em prática, trazendo também as suas características mais comuns, suas funções e finalidade. E através deste estudo de caso apresentar as regras e os requisitos básicos para a sua implementação de forma sucinta e algumas vantagens adquiridas com esta ferramenta.

2 Características e Funcionamento do Kanban

O sistema Kanban é baseado em cartões onde sinaliza para o processo anterior o seu status (situação) atual. Sua finalidade é puxar a produção, ou seja, a linha de montagem final sinaliza a sua necessidade e o processo anterior produz exatamente o que é necessário. Existem dois tipos de kanbans, sendo um de produção (instrução da tarefa) e um de movimentação (transferências). O processo precedente recebe os kanbans de produção referente aos itens que precisam ser produzidos e quando o processo está concluído são trocados os kanbans de produção por outros de movimentação, sinalizando ao processo seguinte que este já foi produzido e pode ser retirado. O funcionamento eficiente no uso dos kanbans precisa estar bem claro todas as informações necessárias à produção ou transporte de produtos como: especificações; quantidade; processo responsável pela produção e utilização das peças; local para armazenamento; quando deve ser realizado o abastecimento. Para implantação deste Kanban na planta foi necessário um treinamento com todos os colaboradores que estão envolvidos neste Processo, inicialmente foi apresentadoà teoria de como funciona o sistema Kanban em outras empresas, e após isso o treinamento foi feito na linha de produção onde eles puderam praticar o seu funcionamento na nossa produção. O sistema kanban adotado trabalha conforme a Figura 1 e Mecanismo de Funcionamento Figura 2.

O kanban é o instrumento utilizado para amortecer as demandas e permitir o estabelecimento do "fluxo" e do "pull system" tão necessários em ambientes que querem se beneficiar do modelo de produção enxuta (Lean). Até aqui não há nada novo. Projetos ágeis de modo geral já se beneficiam do uso de kanbans já a bastante tempo. No entanto, esse modelo extrapola o tradicional quadro de 3 colunas (Pendente, Em andamento e concluído) para um sistema que sinaliza e restringe o trabalho de tal maneira que qualquer "hands-off" é amortecido pelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com