TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS QUIMICA Etapa 3 E 4

Pesquisas Acadêmicas: ATPS QUIMICA Etapa 3 E 4. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  3.514 Palavras (15 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 15

ATPS

Etapa :3

Descreva 5 característica de metais (passo 1)

O fato de três quartos dos elementos da Tabela Periódica serem metais nos dá uma idéia da importância de se estudar a ligação que existe entre eles. Apesar da grande diversidade de metais, não é muito difícil reconhecê-los: são bons condutores elétricos usados para fabricar fios elétricos; bons condutores térmicos usados na fabricação de utensílios de cozinha, ferros elétricos etc.; apresentam brilho e cor típicos uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante; podem ser entornados alguns são mais duros, outros mais moles, porém, uma propriedade típica dos metais é sua flexibilidade; resistência de calor com exceção do mercúrio todos os outros metais se encontram no estado sólido à temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.

Explique como ocorre a ligação metálica.

A ligação metálica ocorre entre dois átomos de metais. Nessa ligação todos os átomos envolvidos perdem elétrons de suas camadas mais externas, que se deslocam mais ou menos livremente entre eles, formando uma nuvem eletrônica (também conhecida como "mar de elétrons").

Defina o que é liga metálica e cite o nome e a composição de 3 ligas metálicas importantes para a indústria.

Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não metais mas sempre com predominância dos primeiros. As ligas podem ser dormadas pela mistura dos metais no estado líquido e posterior resfriamento.

LIGA | COMPOSIÇÃO |

Aço | Ferro e carbono |

Aço inoxidável | Ferro, carbono, níquel e crômio |

Bronze | Cobre e estanho |

Resumo de como é produzido o ferro, mencionado os minerais que são usados nessa extração.(passo 3)

Hoje em dia são produzidos cerca de 500 milhões de toneladas de ferro a partir das reservas naturais e outros 300 milhões de toneladas provenientes da reciclagem. A existência de ferro nas suas diversas formas em reservas naturais ultrapassa os 100 bilhões de toneladas (majoritariamente na forma de Fe3O4, Fe2O3, FeO (OH) e FeCO3).

O ferro é obtido por redução de óxidos de ferro em atmosferas fortemente redutoras, utilizando frequentemente carvão. O processo mais comum implica a redução do ferro a alta temperatura, nos altos fornos, utilizando carvão como combustível para a produção de calor e como fonte de espécies redutoras, que vão converter os óxidos de ferro em ferro fundido. O processo descrito envolve também a adição de carbonato de cálcio para remoção de impurezas.

O ferro fundido, pela forma como é produzido, contém cerca de 3% de carbono e ainda vestígios de enxofre, sílico manganês e fósforo, e constitui a matéria-prima para a produção de aço. Apesar do ferro fundido não ser tão resistente como o aço, sendo substancialmente mais barato, possui muitas aplicações, podendo ser utilizado, também, em ligas com outros metais como o níquel ou magnésio.

O elemento em estudo tem uma grande quantidade de aplicações, particularmente na forma de aço, sendo o metal mais utilizado a nível mundial. As suas utilizações vão desde pequenas peças, como chaves de parafusos, pregos ou martelos, até aplicações de grandes dimensões como navios ou estruturas metálicas para pontes e edifícios.

Dada a sua relatividade química os objetos de ferro estão sujeitos a corrosão, reagindo com o oxigênio atmosférico ou dissolvido na água (no caso de barcos) produzindo a conhecida ferrugem. A resistência à ferrugem das peças de ferro pode ser melhorada por uma variedade de técnicas que podem ir do recobrimento com metais protetores como o estanho ou o zinco até à utilização de ligas com outros metais, como níquel ou o tungstênio. O aço conhecido como aço inoxidável é uma liga com cromo e níquel que, na sua forma mais comum contém 18 % de cromo e 8 % de níquel (o chamado aço 18-8).

A produção de ferro mais puro, é importante em aplicações específicas e pode ser feito por técnicas específicas, tal como a eletrolise, a redução do óxido ou hidróxido com hidrogênio ou por formação de um complexo carbônico, o Fe(CO)5, seguido de decomposição térmica deste composto.

Importância do calcário para produção de ferro.

O calcário é uma substância é normalmente utilizada na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem as paredes e muros e também na pintura. O calcário também tem emprego na indústria cerâmica, siderúrgicas (obtenção do ferro) e farmacêutica como agente branqueador ou desodorizador. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez dos solos e, na metalurgia extrativa, é utilizado para separar a escória (que contém impurezas, especialmente areia) do ferro.

Importancia do calcário para produção de ferro.O calcário é uma substância é normalmente utilizada na indústria da construção civil para elaboração das argamassas com que se erguem as paredes e muros e também na pintura. O calcário também tem emprego na indústria cerâmica, siderúrgicas (obtenção do ferro) e farmacêutica como agente branqueador ou desodorizador. Na agricultura, o óxido de cálcio é usado para produzir hidróxido de cálcio, que tem por finalidade o controle da acidez dos solos e, na metalurgia extrativa, é utilizado para separar a escória (que contém impurezas, especialmente areia) do ferro.

Passo: 5

A partir de quais minérios pode ser extraído o cobre.

Embora existente em numerosos minérios oxidados ou sulfurados, é a partir da calcopirita CuFeS2 que o cobre é extraído. Operações de refinação, seja térmica, seja eletrolítica, permitem atingir uma pureza corrente superior a 99%. O cobre é utilizado na produção de 80% em estado puro ou fracamente ligado (menos de 1% de elementos) — em virtude de sua elevada condutibilidade elétrica e térmica, de sua boa resistência a certas corrosões e de sua facibilidade de moldagem e junção — na construção elétrica (motores, material), no transporte de eletricidade (cabos, barras, condutores), na construção (canalizações), na fabricação de automóveis e de eletrodomésticos.

Qual a principal aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com