TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Quimica Etapa 1

Dissertações: Atps Quimica Etapa 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 3

Obtenção e produção

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na Terra. Ele é extraído da bauxita e foi descoberto por Sir Humprey Davy em 1809. Sua extração se dá em três etapas que são: Mineração, refinaria e redução. Suas diversas propriedades fazem com que ele seja um dos mais versáteis matérias utilizado em diversos ramos da indústria.

Inicialmente é preciso extrair a alumina da bauxita, posteriormente ela é moída e é adicionada soda cáustica que a transforma numa pasta. Aquece-se essa pasta, então ela dissolverá e passará por novos processos que são a sedimentação e a filtragem. Depois destas etapas as impurezas já foram eliminadas, então é extraída a alumina que é colocada em equipamentos chamados precipitadores passando por um processo chamado precipitação por semente. A Alumina fica como um pó branco e então o primeiro estágio para obtenção do alumínio esta concluído.

Ilustração processo de transformação da baux ita.

Imagem 1

Características

O alumínio (puro na natureza) possui um ponto de fusão de 660°C, e tem em cerca 2,70 g/cm³ de peso (muito mais leve em relação a outros metais como aço e cobre).

Como característica mecânica tem uma resistência a tração de 90 MPa e também têm alta resistência a corrosão devido a uma fina camada de óxido que se forma quando exposto à atmosfera.

Abaixo segue mais características do Alumínio:

Coeficiente de dilatação térmica - aproximadamente 0,0000238 mm/°C;

Resistividade – aproximadamente - 0,00000263 ohm/cm³;

Condutividade elétrica - 60% da IACS;

Refletividade – acima de 80% ;

Além das características citadas o alumínio ainda possui propriedades anti-magnéticas, características de barreira, impermeável a cão da umidade, característica nuclear, ou seja, possui baixa absorção de nêutrons tornando a reação do urânio mais eficiente é atóxico e pode ser reciclável infinitamente, pois não perde suas características físico-químicas.

Devido as suas características o alumínio é um material amplamente utilizado nas indústrias. Para se ter uma ideia é possível utilizado em inúmeros processos, além de poder ser comparada a outros materiais formando ligas resistentes. O alumínio pode ser laminado ( quente ou frio), extrusão (direta ou indireta) , trefilado, forjado, estampado, fundido, anodizado , soldado, usinado, pintado entre outros o que faz ele está presente no dia a dia em abundância, como por exemplo, latas de refrigerante, papel alumínio, telhas, rodas de carro, proteção em materiais elétricos, esquadrias, janelas , blocos de motores, chassis de carros, estruturas de construções, eletrodomésticos e entre vários outros.

Reciclar o alumínio se tornou muito mais rentável do que extraí-lo e fazer todo processo de transformação, pois, custa muito menos (utiliza 5% de energia utilizada no processo de transformação), além dos ganhos com o meio ambiente ( 1 kg de alumínio reciclado evita a extração de 5 kg de bauxita), porque ele pode ser reciclado infinitamente e não perde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com