TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Quimica Etapas 1 E 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Quimica Etapas 1 E 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE ANHANGUERA CUIABÁ

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

BNAINE APARECIDA DE SOUZA CASTRO – RA 6660334436

FERNANDO ANDRÉ FIEBIG – RA 6823493964

MARIANA RIBEIRO DA SILVA – RA 6653374745

TAMIRES ARAUJO BRITO – RA 6442283803

TATIANA APARECIDA PINTO DE MELO – RA 6819455595

INTRODUÇÃO AO ALUMINIO

Etapa 1 e 2

CUIABÁ – MT

2013

BNAINE APARECIDA DE SOUZA CASTRO – RA 6660334436

FERNANDO ANDRÉ FIEBIG – RA 6823493964

MARIANA RIBEIRO DA SILVA – RA 6653374745

TAMIRES ARAUJO BRITO – RA 6442283803

TATIANA APARECIDA PINTO DE MELO – RA 6819455595

INTRODUÇÃO AO ALUMINIO

Etapa 1 e 2

Trabalho apresentado ao curso de Engenharia Civil da Faculdade Anhanguera Cuiabá, para obtenção de nota do 1º Bimestre, sob a orientação da Profª. Esp. Deize Figueiredo.

CUIABÁ – MT

2013

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................................... 4

2 O ALUMINIO ..................................................................................................................... 5

3 LIGAÇÕES QUÍMICAS E COMPOSTOS INORGÂNICOS ............................................ 5

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS .............................................................................................. 8

REFERÊNCIAS ..................................................................................................................... 9

1 INTRODUÇÃO

O alumínio é um material leve, macio, porém muito resistente. Sua cor é cinza prateada, devido aos elementos presentes em sua composição. É utilizado na fabricação dos mais diversos produtos em nosso dia a dia, tais como uma simples latinha de refrigerante até uma peça fundamental de uma aeronave, além de promover economia de energia e colaborar com a preservação do meio ambiente.

O Brasil tem forte potencial para ser um dos maiores produtores de alumíniopois possui a terceira maior reserva de bauxita do mundo, além dereciclar cerca de 95% das latinhas de alumínio em circulação.

Vamos entendertambém um pouco importância da indústria química de alumínio no Brasil, sua amplitude, seus principais produtos, utilização e formas de obtenção, além de outros materiais originários da bauxita e sua utilização.

2 O ALUMÍNIO

Dentre os metais, o alumínio ocupa o segundo lugar em importância na economia mundial e sua produção nacional começou com a fabricação de lingotes em 1945. Hojeo Brasil ocupa o 3º lugar na produção mundial de alumínio, possuindo 7,8% das reservas mundiais, encontradas mais expressivamente na região Norte, mais precisamente no Pará e ainda também reservas em Minas Gerais. O alumínio é feito a partir da bauxita, um minério que pode ser encontrado em abundancia na natureza, principalmente em forma de silicatos, é sólido e tem densidade 2,7g/cm³ que funde a 660°C e é um condutor de calor e eletricidade. Em estado puro é bastante mole e maleável, é representado pelo símbolo Al. É leve, dúctil, oxidável e não sofre alteração quando em contato com a água e ar e é protegido por uma fina camada de alumina.

Apresenta elevada alteração quando em contato com outros elementos, por exemplo, quando há presença de oxigênio sofre combustão, assim liberando grande quantidade de calor. Ao combinar com halogênios (cloro, flúor, bromo e iodo) ou com o enxofre, produz os respectivos haletos e sulfetos de alumínio.

É um elemento que mais se destaca entre os metais não ferrosos, registra grande expansão industrial graças ao grande investimento em novas tecnologias, produtividade e redução de custo, deixou de ser um produto para poucos.As principais características desse metal são: reduzida massa volumétrica, boa resistência à corrosão, elevada condutividade elétrica e térmica e ser reciclável.

Considerando sua quantidade e valor em termos de custo, o alumínio excede o valor de qualquer outro metal,exceto o aço. É um material importante em diversas atividades econômicas.

3 LIGAÇÕES QUÍMICAS E COMPOSTOS INORGÂNICOS

 O aço pode ser substituído pelo alumínio?

Sim, o interesse das grandes fabricantes de carros está crescendo a cada dia, para o uso das ligas de alumínio na construção de partes dos automóveis, tendo como principal motivação a leveza do metal ea possível redução de peso de 40% a 60%, comparado a componentes similares ao aço, além da leveza, oferecem também excelente desempenho em termos de resistência á corrosão e durabilidade. O alumínio pode ser reciclado diversas vezes, assim, colaborando com o meio ambiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com