TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS QUÍMICA

Monografias: ATPS QUÍMICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.570 Palavras (7 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 7

2 ETAPA 1

 Aula-tema: matéria, energia, transformações e substâncias.

Essa atividade é importante para reconhecer a importância da indústria química de alumínio, no Brasil, bem como, seus principais produtos e formas de obtenção; compreender a diferença entre substância simples e composta.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

2.1 PASSO 1

Acessar as informações sobre o alumínio:

• Sites sugeridos para pesquisa:

 Introdução ao alumínio. 2009. Disponível em: < https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkZDM3N2M0YjYtOThiNS00ZTI1LWI5NWMtNTY0N2I3YTczMzFk&hl=pt_BR > Acesso em: 19 set. 2011.

 Obtenção do alumínio primário. 2009. Disponível em: < https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkZDM3N2M0YjYtOThiNS00ZTI1LWI5NWMtNTY0N2I3YTczMzFk&hl=pt_BR > Acesso: em 19 set. 2011.

• Assistir o vídeo sobre:

 Alumínio como se faz. 2008. Disponível em: < https://docs.google.com/a/aedu.com/leaf?id=0B2SJn0a5XTlkZmQ3MGMyMGYtOGUwOS00YjZkLTllNzQtNGM3ODViOGYwMTY1&hl=pt_BR > Acesso em: 21 set. 2011.

2.2 PASSO 2

Observar a imagem abaixo:

Figura 1 - Fluxo de Produção do Alumínio

Fonte: Relatório de Sustentabilidade da Indústria de Alumínio - ABAL. São Paulo: 2005.

2.3 PASSO 3

Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio.

Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.

2.3.1 Resolução Passo 3

 Obtenção do Alumínio:

A obtenção do alumínio é feita através da bauxita (Al2O3), um minério que é encontrado em climas mediterrâneos, tropicais e subtropicais. Após a extração da matéria-prima são feitos os processos de mineração, refinaria e redução, onde a bauxita passa por lixiviação química, conhecido como processo Bayer, o mais realizado pelas indústrias do alumínio. A bauxita é dissolvida por soda caustica para separação das partes sólidas e concentrando o material filtrado para a cristalização da alumina, os cristais de alumina são secados através da calcinação onde é retirada a água, o pó branco de alumina pura é enviado para a redução, a partir daí teremos o alumínio, a alumina passará pelo processo chamado eletrolise que é a separação dos átomos de oxigênio dos átomos de alumínio por meio de energia elétrica.

 Propriedades Físicas e Químicas:

O alumínio (Al) é um elemento químico metálico, com característica leve, dúctil, maleável, sem cheiro e de cor branca prateada, faz parte da classificação periódica dos metais, pertence ao grupo 3A, é representado pelo número atômico 13, sua massa atômica 26,98, e encontra-se nos compostos químicos na forma Al3+.

Quando elevado á temperatura de cerca de 180ºC, ele reage com água e produz hidróxido de alumínio Al(OH)3 e hidrogênio H2, e com outros óxidos metálicos produzindo o respectivo metal e óxido de alumínio Al2O3. Esse metal tem uma característica importante que é a resistência à corrosão, quando exposto ao oxigênio a água e a outras substancias oxidantes, forma-se uma película fina, contínua, resistente e protetora, de óxido de alumínio. Essa película é dissolvida por soluções alcalinas e alguns ácidos, por exemplo, o ácido sulfúrico. Suas aplicações são baseadas nas propriedades, com alta condutividade elétrica e térmica e a baixa densidade, além disso, é 100% reciclável e permite a economia de energia. O alumínio pode levar a ignição e causar explosões, quando misturado com halogênios dissolvido de carbono e cloreto de metilo. No seu estado puro tem uma resistência limitada, o que criou a necessidade de formação de amalgamas com outros metais.

Essas amalgamas são leves e mais resistentes, sendo muito utilizadas na produção de variedades de moldes em muitas indústrias.

 Propriedades extensivas e intensivas do alumínio:

As propriedades físicas da matéria dividem-se em duas categorias principais: intensivas e extensivas. Tanto a massa como o volume são duas grandezas extensivas. Isto significa que seu valor depende do tamanho do corpo. Por exemplo, um litro de água irá ter a massa e o volume bem menores que toda a água de uma piscina olímpica. Contudo, a razão entre estas duas propriedades extensivas, massa e volume, resulta em uma propriedade intensiva, ou seja, que independe do tamanho da amostra.

2.4 PASSO 4

Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.

2.4.1 Resolução Passo 4

O alumínio é o terceiro elemento mais abundante na crosta terrestre, entretanto ele não é encontrado diretamente no estado metálico, sua obtenção depende do processo da mineração da bauxita. No Brasil, o alumínio pode ser encontrado no sudeste, mais especificamente em Minas Gerais. Atualmente é um dos metais mais utilizados nas indústrias.

A Bauxita, matéria-prima do alumínio tem entre 35% a 55% de óxido de alumínio é a mais importante para a sua produção. O alumínio, de símbolo químico Al, é um elemento químico metálico trivalente, leve, sólido cristalino, de cor branca prateada e sem odor característico. Este metal é incluído no conjunto dos metais representativos, com número atômico igual a 13 e uma massa atômica relativa de 26,98. É muito resistente a corrosão em comparação a outros metais.

Suas aplicações variam entre suas propriedades com: a alta condutividade elétrica e térmica, a baixa densidade, a boa refletividade, a grande resistência à corrosão. O alumínio, um metal com tantas propriedades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com