TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS RSMA

Trabalho Escolar: ATPS RSMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 2

ANHANGUERA EDUCACIONAL

Nome:

RA:

ATIVIDADE DE AUTO-DESENVOLVIMENTO RSMA

AULA-TEMA 03: O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS / SP

2013

Questão Um:

Econômico – Executar esse modo de maneira responsável com o meio ambiente, procurando formas mais baratas de energia dando prioridade para as renováveis, e também tecnologia que ajude nesse processo, aumentando a economia sem danificar ainda mais o planeta.

Ambiental - Produzir recursos para qualidade de vida, de modo que não prejudique o meio ambiente, devemos ajudar o planeta a se reconstruir, e não agir de modo que possa destruí-lo ainda mais.

Social – Proporcionar uma vida digna a todas as pessoas, dividindo os bens, e diminuindo os índices de desigualdade, limitando os recursos e bens, sem que prejudique ao próximo e ao planeta.

Cultural – Mudar a forma de pensamento dando prioridade à conscientização e a não destruição do meio ambiente, fazendo com que as pessoas usufruam ao invés de consumir, a mudança cultural certamente mudará o estilo de vida e a linha de pensamento das pessoas, de modo útil.

Político – Fazer com que a política seja um instrumento útil na conscientização trazendo mudanças positivas, unindo todas as outras propostas, fazendo com que elas aconteçam.

Questão Dois:

A primeira dimensão é a ambiental. Ela supõe que o modelo de produção e consumo seja compatível com a base material em que se assenta a economia, como subsistema do meio natural. Trata-se, portanto, de produzir e consumir de forma a garantir que os ecossistemas possam manter sua autorreparação.

A segunda dimensão, a econômica, supõe o aumento da eficiência da produção e do consumo com economia crescente de recursos naturais, com destaque para recursos permissivos como as fontes fósseis de energia e os recursos delicados e mal distribuídos, como a água e os minerais. Trata-se daquilo que alguns denominam como eco eficiência, que supõe uma contínua inovação tecnológica que nos leve a sair do ciclo fóssil de energia (carvão, petróleo e gás) e a ampliar a desmaterialização da economia.

A terceira dimensão é a social. Uma sociedade sustentável supõe que todos os cidadãos tenham o mínimo necessário para uma vida digna e que ninguém absorva bens, recursos naturais e energéticos que sejam prejudiciais a outros. Isso significa erradicar a pobreza e definir o padrão de desigualdade aceitável, delimitando limites mínimos e máximos de acesso a bens materiais.

Questão Três:

A primeira seria a tecnológica, que acredita que o homem consiga desenvolver meios que superem o limite dos recursos naturais que temos hoje, a segunda seria uma mudança radical, mudar totalmente o modo como vivemos, diminuindo drasticamente o consumo, e a terceira possibilidade seria não conseguir fazer nada, levando a humanidade à extinção.

Questão Quatro:

Se unindo e usando o bom senso, conscientizando as pessoas, empresas, e até mesmo obrigando os mesmos a não poluir o meio de ambiente, de qualquer forma, por menor que seja. Procurando meios de reutilizar a grande maioria dos itens que iriam para o lixo, trazer bons hábitos e torna-los costume.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »