TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS SOCIOLIGIA

Artigo: ATPS SOCIOLIGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.437 Palavras (6 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 6

FLÁVIA RIBEIRO COELHO -5730178424

BELO HORIZONTE / MG

Reflexão

“Existem momentos na vida da gente, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis e por mais que a gente pense numa forma de empregá-las, elas parecem não servir.

Então a gente não diz, apenas sente”

S.FREUD

Sociologia:

A sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana, um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social.

Contribuiçoes:

Precisamos de sociologia porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas.

Dizer que a sociologia da educação estuda os fenômenos educacionais parece ser muito redundante. Então, relacionamos algumas coisas que são tema de estudo da sociologia da educação.

(a) a educação como processo social global que ocorre em toda a sociedade, porque é viver sem se relacionar é impossível;

(b) os sistemas escolares, ou seja, o conjunto de uma rede de escolas e sua estrutura de sustentação, como partes do sistema social mais global;

(c) a escola como unidade sociológica,

(d) sala de aula como subgrupo de ensino

(e) o papel do professor,

A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se aqui os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação.

A sociologia permite ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais

A discussão sociológica colabora para a escola e o professor enfrentarem o desafio que lhes está colocado a partir da sua realidade social, garantindo ao aluno a possibilidade de despertar sua consciência e expandir seus conhecimentos, de forma que atue como sujeito sociocultural, voltado para a busca de caminhos de transformação social.

Ensino Cultura Educaçao

A educação consiste numa ação exercida por um ser humano sobre outro ser humano

mais freqüentemente, por um adulto sobre uma criança – para permitir ao “educando” a aquisição de certos traços culturais (saberes ou maneiras de agir tanto técnicas como morais), que os costumes, o sentimento ou uma convicção refletida consideram

desejáveis. Em sociedade, vivenciamos, em nosso dia-a-dia, um conjunto de símbolos que nos foram ensinados através de gerações ou pela educação formal que caracterizam a cultura.

A cultura e a educação fazem parte da sociedade na medida em que uma compõe e sustenta a outra. Como isto ocorre? Funciona como um sistema que norteia a conduta das pessoas em sociedade. Assim, a cultura consiste naqueles fenômenos que criam um sentido de identidade comum entre um grupo particular: uma linguagem ou um dialeto, a fé religiosa, a identidade étnica, ou a localização geográfica. Trata-se de fatores subjacentes que dão lugar a compreensões, regras e práticas compartilhadas que governam o desenvolvimento da vida diária. O comportamento cultural entendido assim se caracteriza fundamentalmente porque é aprendido.

Precisamos aprender os conceitos relativos à articulação entre sociedade, cultura e educação porque vivemos em sociedade, criamos e partilhamos conteúdos que são e se tornam culturais, de nosso espaço e de outros.

Por isso a importância de um trabalho em conjunto, familia, escola,sociedade como um todo.

Possiveis contribuições da sociologia no cotidiano escolar:

Estamos vivendo em uma sociedade onde valores estão sendo cada vez mais questionados, há uma pluralidade de culturas e, além disso, cobra da escola uma formação para a cidadania, para a tolerância e para a diversidade cultural.

Em contrapartida, a busca por respostas imediatas, a corrida frenética contra o tempo, a competição exacerbada e um mundo globalizado são alguns dos fatores que estão presentes no dia-a-dia de qualquer ser humano e que, por conseguinte, geram uma preocupação muito grande.

À escola e aos profissionais da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com