TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TREINAMENO E DESENVOLVIMENTO

Casos: ATPS TREINAMENO E DESENVOLVIMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 8

1.INTRODUÇÃO

Desde a implantação das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, o treinamento já era utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Com o passar dos anos, esse processo ganhou ainda mais força e se tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.

Rápidas e intensas mudanças ocorrem nas organizações atuais, e para manter um alto padrão de qualidade em seus serviços, as empresas têm buscado um maior desenvolvimento do seu profissional, visando uma maior competitividade de mercado. Com essa nova visão do mercado, os gestores buscam cada vez mais pessoas motivadas para que a produtividade e qualidade aconteçam. Contudo, não adianta apenas motivar o empregado, deve-se também qualificá-lo para o seu melhor desenvolvimento dentro da organização, com isso surgem dois princípios fundamentais para o desenvolvimento do funcionário a motivação e a qualificação.

Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes preparadas e atualizadas. Além dos benefícios internos, os treinamentos também possuem forte influência na imagem institucional das organizações. Empresas bem estruturada, com um ambiente de trabalho agradável e equipes qualificadas são vistas de forma positiva no mercado e ganham vantagem em relação a outras menos preparadas.

2. A IMPORTANCIA DO TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

Atualmente, uma das maiores metas do setor de Recursos Humanos é o desenvolvimento das diversas equipes dentro das organizações, pois, o maior patrimônio das organizações que se tem através do capital humano precisa está em constante crescimento. Uma das áreas da Administração de Recursos Humanos que recebe a incumbência de transpor este desafio é a de treinamento e desenvolvimento, o artigo analisado destacadas algumas particularidades dessa área.

O treinamento vem demonstrando uma enorme importância referente à boa adaptação destas pessoas ao ambiente de trabalho, assim como às novas técnicas e informações em determinada função. Nota-se que muitas vezes, é necessário treinar e desenvolver funcionários antigos. Isso não ocorre apenas quando o rendimento é abaixo do esperado, mas quando modificações internas, que visam à capacitação, ou mudanças comportamentais são necessárias ou desejadas. Tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são processos realizados sempre com a finalidade de obter melhores resultados dos procedimentos e de alcançar o objetivo da organização.

Percebe-se que o desenvolvimento representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes bem como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos. Tendo como meta, maximizar o desempenho: profissional e motivacional do ser humano, melhorando os resultados e consequentemente gerando apropriado clima organizacional.

O treinamento é um dos recursos do desenvolvimento de pessoal que visa o aperfeiçoamento de desempenhos, aumento da produtividade e das relações interpessoais, prepara o potencial humano frente às inovações tecnológicas e as constantes mudanças do mercado de trabalho, sendo o treinamento indispensável para a busca da qualidade total.

Chiavenato (2004, p.338) ressalta-se que investir no desenvolvimento de pessoas significa investir na qualidade de serviços que determinada empresa oferece, porém, esse investimento deve privilegiar todos que participam da organização, pois os resultados decorrem das atividades do coletivo. Em um breve retrospecto, analisa-se que o conceito de treinamento vem passando por alterações ao longo do tempo.

O desenvolvimento de pessoas está mais relacionado com a educação e orientação para o futuro do que o treinamento. Assim, a aplicação de Treinamento e desenvolvimento pode ter uma função essencial no sentido de construir, desenvolver e aperfeiçoar competências por meio da aprendizagem, promovendo a evolução constante do fator humano e permitindo seu auto desenvolvimento.

3. ESTUDO DE CASO

Empresa analisada: Peixoto Comércio Indústria Serviços e Transporte Ltda S/A encontra-se localizada na Av. José Andraus Gassani, 6000, Distrito Industrial em Uberlândia- MG. Tem como atividade principal o ramo de Atacadista Distribuidor, são oferecidos mais de 3.500 itens das principais marcas do mercado, produtos alimentícios, bazar, higiene e beleza, limpeza, além da marcas exclusivas. Possui uma estrutura própria localizada em Uberlândia/MG com uma Área total de 28.000 m2 e um quadro de funcionários divididos por departamento ou seção, com aproximadamente 850 funcionários no setor de vendas, 40 gerentes regionais, 3 gerentes divisionais, 90 mil clientes, 120 vendedores internos, 90 funcionários na área administrativa. Sua missão é fortalecer o pequeno e médio arejo através da excelência em serviços e distribuição de produtos dos nossos fornecedores. Tem como valores: simplicidade, ética, transparência, respeito, confiança, cooperação e busca continua da excelência. A empresa tem como gerente responsável pelo Recurso Humanos da empresa a colaboradora Flávia Arantes Guimarães Lopes, formada em Psicologia e Administração mestrado em psicologia no ano 2006, estudou na Instituição Universidade Federal de Uberlândia, trabalha na empresa há 12 anos. As atividades atribuídas ao cargo são recrutamento e seleção, administração salarial, treinamento, folha de pagamento, benefícios, registros além de desenvolver e/ou participar de pesquisa salarial, coordenar a elaboração e manutenção de planos de cargos e salários e acompanhar os programas de treinamento.

4. ANÁLISE DOS ARTIGOS PROPOSTOS

4.1. Treinamento como ferramenta estratégica para o crescimento organizacional

Treinamento é utilizado para melhorar o desempenho do funcionário e fazer reparos caso precise além de aperfeiçoamento das habilidades. Chiavenato diz que o “treinamento é a maneira eficaz de delegar valores ás pessoas”, mas é bom lembrar que existe diferença entre treinamento e desenvolvimento de pessoas. A organização deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com