TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO

Casos: ATPS TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

TRABALHO: OBRIGADO POR FUMAR

Rio de Janeiro

2013.2

1) Quais os aspectos que você consegue observar no filme, obrigado por fumar, que tem relação direta com a comunicação voltada para stakeholders específicos?

A utilização da televisão como meio de comunicação e a campanha anti-tabagismo juvenil mostra a comunicação voltada para a sociedade. Utilizando um discurso persuasivo e manipulando informação para o benefício das empresas tabagista. Afim, de querer conquistar pelo menos a simpatia das pessoas e agregar valor a sua imagem. A utilização de filme com atores de Hollywood visa atingir o consumidor, o mercado.

2) É possível avaliar no filme que tipo de comunicação é dominante? (Institucional, Organizacional, Corporativa).

Claramente todos os tipos de comunicação aparecem no filme, porém a comunicação institucional é a mais predominante no decorrer da história. A constante luta do protagonista na construção de uma imagem positiva da indústria tabagista para o público externo. Visando conquistar a simpatia, confiança, construir uma identidade/imagem com credibilidade e influenciar a opinião do público Escolha uma cena do filme e exemplifique uma etapa do Plano de comunicação. (Objetivos, estratégias, etc.)

A cena em que ele se encontra no hospital após se “sequestrado” e ter sido exposto à um nível bem alto de nicotina, onde o Senador tinha a intenção de mostrar ao público o quando é prejudicial a saúde. Diante do ocorrido, o protagonista analisa a situação e utiliza uma entrevista para dizer que o consumo de tabaco, salvou sua vida. Tornando o cigarro como algo do “bem” e sem o consumo dele, ele - o protagonista- teria entrado em óbito. No discurso ele ainda diz que os patch de nicotina que são mortíferos (principal concorrente do cigarro) e o tabaco não. Ainda reafirmando que a partir do acontecimento, estaria defendendo o tabaco no comitê, onde votariam na utilização de caveiras nas embalagens dos cigarros. Como diz o Senador na cena seguinte, transformou a imagem que teria de vilão, em vítima.

4) Em dois momentos do filme há um esforço de comunicação para amplificar o discurso da comunicação institucional utilizando uma mídia convencional e de grande alcance. Descreva a cena e avalia se o canal escolhido tem relevância para cumprir os objetivos propostos na estratégia escolhida.

A televisão foi a mídia convencional escolhida para o discurso de comunicação institucional. A primeira cena ocorre no início do filme, um talk show de rede nacional no qual se encontra a Associação do Pulmão, Assistente da Saúde e Serviços Humanos, órgãos que são contras o consumo de cigarros. Junto a eles, se encontra um menino "vítima" do consumo de tabaco que possui câncer no pulmão em estágio terminal. A segunda cena ocorre em um programa de tv onde há um debate entre o protagonista e o Senador.

Nas duas cenas, ele cumpre os objetivos de suas estratégias traçadas. Na primeira cena, ele consegue

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com