TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Técnicas De Negociação PT 2

Pesquisas Acadêmicas: ATPS - Técnicas De Negociação PT 2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 5

João das Cruzes, que é dono da principal Usina de açúcar e álcool.

Fernando da Silva Dona da indústria alimentícia.

Ana Maria administra uma rede de lojas de departamentos.

RELATÓRIO DO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO PROJETO FEITO EM CASA

A conclusão final é de que os três profissionais apresentados precisam ser atendidos, convencidos conforme sua personalidade, tanto nos traços de seus perfis que foram apresentados no exemplo, como moldarem propostas que possam agradar a um deles, como por convencimento, e viabilidade de ambos para adentrarem no negócio que temos a oferecer parceria. João das Cruzes é caracterizado como sendo um homem de humor variável e apresentar comportamento grosseiro e autossuficiente. Sendo assim, como apresentado no esquema a melhor forma de lidar com o seu perfil nada mais do que lidar com seu ego, e saber tornar sua autossuficiência e sua grosseria a nosso favor, de forma que a proposta se torne clara e de certa forma agradável a amigável para ambas as partes.

Já Fernando da Silva é caracterizado como um “moço simples de 35 anos, falante e bem humorado” características que tem tudo para se tornar vantagens na hora da negociação, mas não de menos cuidado e cautela ao se negociar com pessoas deste tipo. É preciso tornar o clima da negociação algo leve e dinâmico, até posso dizer descontraído em algumas ocasiões, dependendo da situação. Mas jamais tornar o ambiente de negociação algo informal. O cuidado também tem de ser redobrado, pois devido ao seu perfil dinâmico e bem-humorado, João atua no ramo de indústria alimentício, assim conhecendo bastante do mercado e tudo aquilo que for envolvido naquilo que envolver negociação.

Por último, Ana Maria que pode ser considerada de certa forma a cliente que é preciso ter mais atenção e jogo de cintura, esta sendo filho de um grande empresário e braço direito deste na atuação dos negócios, no caso, uma rede de lojas de departamento. Assim como Fernando esta possui uma experiência e conhecimento extra de mercado e, além disso, é citada como sendo detalhista na escolha de fornecedores, assim tornando o processo mais árduo, já que esta é atenciosa e minuciosa em tudo aquilo que possa passar despercebido. Firme em suas decisões, outra característica importante que deve ser analisada, para isso é preciso um planejamento muito bem elaborado, que esclareça tudo aquilo a cliente que sem tem o empenho de ser convencida de forma clara e de precisão.

RELATÓRIO FINAL

O Grupo leu o artigo comunicação e negociação disponível na internet conforme orientação do professor.

Com base na leitura sobre a importância da comunicação na negociação, conseguimos elaborar um esquema através da leitura do passo 1 . Com o esquema conseguimos passar a compreender mais sobre a teoria e os fatores que contribuem para esta ação. Nesse relatório também vamos comentar sobre a teoria das variáveis básicas durante o processo da negociação, e o porquê elas são tão importantes durante a negociação.

Em uma negociação, para haver um relacionamento funcional, é preciso se comunicar. O oponente deve discutir seu ponto de vista e defender sua missão e seu interesse, visando a chegar a um consenso com a outra parte da negociação.

Uma boa comunicação tende a eliminar os mal-entendidos e fazer as negociações prosseguirem mais eficientemente.

Contudo, a comunicação é algo complexo. Negociadores eficazes tendem a demonstrar sua capacidade de compreender os problemas enfrentados pelo outro lado e trabalhar no sentido de ajudar o outro lado a atingir seus objetivos ( sem descuidar dos seus próprios), a fim de atender aos interesses de ambos.

Não podemos focar unicamente a comunicação em si, mas também alinhá-la ao processo de negociação:

Considerar as variáveis que influenciam esse processo, identificar as habilidades dos negociadores, elaborar um bom planejamento de negociação, identificar as questões éticas envolvidas, a importância do envolvimento de uma terceira parte na resolução do conflito, identificar os tipos psicológicos para a sua solução, identificar a preocupação com as visões de mundo dos participantes e a capacidade de lidar com essas diferentes visões

Cada agente envolvido em uma negociação tem uma visão particular das situações com base

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com