TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS métodos

Exames: ATPS métodos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 3

1.1. Histórico

A engenharia de métodos surgiu basicamente a partir de estudos realizados por três pessoas. Frederick Taylor conhecido como “Pai da administração cientifica” que iniciou o estudo de tempos em 1881 e Frank e Lillian Gilbreth que juntos iniciaram o estudo de movimentos em 1885. A junção destes dois estudos deu origem à engenharia de métodos ou engenharia de estudos de tempos e movimentos como usualmente é conhecida.

Frederick Taylor criou o taylorismo nas indústrias norte-americanas após dedicar-se a estabelecer uma rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários da empresa no qual ele trabalhava.

O outro estudo realizado por Frank tinha como ideia inicial desempenhar suas tarefas de forma mais rápida e fácil em trabalho com alvenaria e sua esposa Lillian Gilbreth o auxiliou estudando e compreendendo os hábitos de trabalho dos empregados.

1.2. Principais nomes

* Frederick Taylor (1856 – 1915)

Frederick Taylor foi um engenheiro mecânico estadunidense. Considerado o “Pai da Administração Cientifica”, Taylor se dedicou ao estudo de tempos dentro da industrias desenvolvendo diversas técnicas que garantiam que o produto fosse manufaturado de forma rápida e com qualidade.

Um dos fatos mais marcantes da vida de Taylor foir a publicação em 1911 de seu livro “Princípios de administração científica”.

* Frank Gilbreth (1868 – 1924) e Lilian Gilbreth (1878 – 1972)

O casal Gilbreth foi um dos pioneiros dos estudos de tempos e movimentos. Lilian Gilbreth dedicou-se ao estudo dos movimentos realizados pelos empregados durante sua jornada de trabalho e Frank buscava realizar estas tarefas de forma rápida e fácil. Juntos se tornaram consultores de gestão e procuravam ensinar os gestores que todos os aspectos do local de trabalho devem ser constantemente questionados e melhorias constantemente adotadas.

* Henry Laurence Gantt (1861 – 1919)

Foi um engenheiro mecânico estadunidense e consultor de gestão. Gantt foi um dos primeiros a dirigir a atenção para o ser humano dentro da indústria. Em 1887 se tornou assistente de Frederick Taylor e juntos registraram seis patentes. Gantt foi criador do “diagrama de Gantt” muito utilizado como uma ferramenta de controle de produção.

1.3. Surgimento e evolução no Brasil

A engenharia de métodos foi introduzida no Brasil durante a década de 60. Na época, a indústria no país ganhava força e havia um forte desenvolvimento do conceito de qualidade e produtividade em outros países.

No Brasil a engenharia de produção foi introduzida em 1959 e a primeira instituição a ministrar o curso foi a Escola Politécnica da USP tendo como cenário o forte processo de industrialização vivido pelo país na época, mais particularmente com a instalação das indústrias automobilísticas na região do ABC paulista.

A evolução da engenharia de métodos se tornou mais notável na década de 70 quando se ampliou a quantidade de universidades que ministravam o curso de engenharia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com