TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS ÉTICA

Casos: ATPS ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  3.005 Palavras (13 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O assunto relações humanas está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética. Muito se tem falado sobre as deficiências nas Relações Humanas no ambiente de trabalho. Profissionais despreparados para atuar num mercado competitivo e altamente exigente apresentam-se diariamente aos empresários em busca de emprego. A baixa escolaridade, a falta de bons modos e de traquejo social tem contribuído para isso. O fenômeno da globalização trouxe mudanças significativas tanto para as pessoas quanto para as corporações. No meio organizacional de hoje, se observam investimentos destinados não apenas às novas tecnologias, como também em ações voltadas ao desenvolvimento do capital humano e das atitudes comportamentais.

Mas por que motivo as empresas voltaram suas atenções para as competências relacionadas ao comportamento dos profissionais? A resposta surge da necessidade de encontrar um diferencial significativo para o negócio. E essa busca culmina nas pessoas.

O desenvolvimento de competências comportamentais passou a ser trabalhado, na prática, em treinamentos dinâmicos que abordam as relações humanas e aplicam técnicas de sensibilização, em que o colaborador faz uma reflexão sobre seus relacionamentos pessoais e profissionais, e uma análise em relação às escolhas feitas todos os dias e que nortearão suas vidas, tanto na organização como fora dela. O assunto “relações humanas” está vinculado ao Respeito Pessoal – que compreende promover o relacionamento profissional baseado na ética, no respeito e no reconhecimento das diferenças de cada pessoa.

Ética e Relações Humanas no Trabalho

A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito”. Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

A ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.

A ética é essencial para a interação no meio social comum e para as regulamentações profissionais e empresariais.

É importante para a efetividade profissional e organizacional, ainda mais no Brasil, onde o povo tem valores deturpados sobre o que é moral e virtuoso.

Cabe sempre, quando se fala em virtudes profissionais, mencionarmos a existência dos códigos de ética profissional. As relações de valor que existem entre o ideal moral traçado e os diversos campos da conduta humana podem ser reunidas em um instrumento regulador. É uma espécie de contrato de classe e os órgãos de fiscalização do exercício da profissão passam a controlar a execução de tal peça magna. Tudo deriva, pois, de critérios de condutas de um indivíduo perante seu grupo e o todo social.

Aristóteles afirma que o homem é por natureza um animal político, e que a vida na cidade consiste num fato natural. Contudo, ainda que seja natural a tendência a viver em tal comunidade, o que leva o homem a realizar efetivamente a sua natureza política, é o bem viver, a felicidade (eudaimonia), que apenas a cidade que tem em vista o bem comum é capaz de proporcionar. A construção da boa vida na cidade é obra da virtude cívica, na medida em que cabe ao bom cidadão escolher deliberadamente uma mediania, que visa ao bem comum, à eudaimonia. Mas o tema da escolha deliberada é tratado por Aristóteles mais profundamente na Ética e não na Política. Na Ética, escolher deliberadamente com vistas a um meio termo entre extremos é marca da virtude moral, e atributo próprio do homem prudente (phronimos), porque moralmente virtuoso. E esse procedimento é identificado com a realização do bem propriamente humano, a eudaimonia, na medida em que Aristóteles define felicidade como "atividade da alma de acordo com a virtude". Destarte, Ética e Política se encontram interligadas, pois tanto virtude cívica quanto virtude moral tem por objeto a eudaimonia, através do procedimento comum da escolha deliberada do meio termo. Assim, ainda que as virtudes do bom cidadão e do homem bom operem em âmbitos

As Principais Observações Éticas Presentes no filme"Amor sem Escalas”O filme “Amor sem escalas”,

EUA, 2009, estrelado por George Clooney , Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA que buscaram adequação com a maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças.

Nesse contexto, empresas americanas optaram pela demissão de funcionários, geralmente os mais antigos. Esse trabalho é executado pelo personagem interpretado por Clooney, que viaja para diversas cidades americanas representando uma empresa que é contratada por outras a fim de executar a dura tarefa de comunicar aos seus funcionários que os mesmos já não possuem o perfil desejado pelo cargo que ocupam e que, mesmo com toda a raiva, frustração e peso emocional inerentes à situação, Clooney sempre tenta reverter a situação de forma a mostrar que esta é uma oportunidade que se abre, sem necessariamente estabelecer com elas qualquer tipo de empatia.

Com o avanço da tecnologia e com a necessidade de contenção de custos e otimização dos processos, a forma de locomoção utilizada é repensada. As demissões passam a ser feitas por meio de teleconferência. Esse fato aumenta ainda mais o distanciamento na relação entre trabalhador e empresa.

Para tanto foram realizadas pesquisas em sites especializados em RH, releitura do material utilizado pelos professores em aula, análise ponderada de anotações e recorrência à experiência profissional com o propósito de atender às demandas apresentadas pelo DP.

A analogia crítica das atitudes corporativas e suas conseqüências apresentadas na trama busca traçar um paralelo com os temas abordados em salas de aula, trazendo à tona aspectos relacionados ou não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com