TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Artigos Científicos: ATPS - ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.508 Palavras (7 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 7

ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

1 - INTRODUÇÃO 3

2 - A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS” 5

2.1 - SIPNOSE DO FILME 5

2.2 - ANALISE DE CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ETICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO 6

3 - CONCLUSÃO 8

4 - REFERÊNCIAS 9

1 - INTRODUÇÃO

A palavra ética originou-se do grego Ethikós, que tem em seu significado: "modo de ser". Trata o comportamento humano pelo seu valor moral, a natureza do bem e do justo. É também chamada de filosofia moral, por tratar dos valores em sociedade, isto é, do comportamento humano pelo seu valor moral. É uma ciência da conduta humana, com o intuito de entender e possibilitar a garantia da felicidade ao homem com uma vida regida por virtudes e morais éticas.

A ética está ligada à atitude e postura respeitosa e correta do profissional. Por esse motivo todo administrador deve conhecer e praticar os princípios básicos da ética e da moral.

A razão deve direcionar o cotidiano, dominando assim os vícios e criando bons hábitos. Ter o equilíbrio entre atitudes, condutas e decisões é muito importante para se praticar o bem e se ter o desenvolvimento harmonioso entre o ser e o seu meio.

A aplicação da ética é sumariamente importante para a efetividade profissional e organizacional, principalmente no Brasil, que traz em seu povo valores deturpados do que é moral e virtuoso, e a descrença no que se afirma responsável socialmente.

Do ponto de vista empresarial, as instituições públicas e privadas passaram a perceber como a ética é necessária para que o mercado tenha uma visão mais positiva da sua missão para com o público alvo de seus negócios e a sociedade

A ética empresarial influi diretamente nos resultados da empresa, seja agregando valores morais a até mesmo aumentando seu rendimento e consequentemente seu lucro.

Um exemplo para ilustrar essa ideia é observar como os valores da empresa são transmitidos de forma eficiente através da conduta adotada pelos gestores. A busca por cargos melhores, maiores remunerações e mais poder é um objetivo amplamente compartilhado, claro que a competência, a dedicação ao trabalho, o interesse em adquirir novos conhecimentos e habilidades são diferenciais importantíssimos, mas, provavelmente, o mais importante seja a conduta adotada pelos gestores e sua rede de relacionamentos construída. Iniciantes encontram em seus superiores hierárquicos os modelos de conduta que servirão de base para seus próprios comportamentos. Afinal, se aquele líder chegou ao poder se comportando dessa ou daquela forma, o lógico é supor que, para alcançar o mesmo lugar no futuro, ele deva se comportar da mesma maneira.

É necessário que toda a sociedade brasileira se conscientize do benefício da ética, e do crescimento proporcionado por tal atitude, aplicando seus conceitos não só no trabalho, na empresa, mas também em seu dia-a-dia.

Seguir a virtude pode transformar as pessoas, seus propósitos, e as relações sociais e profissionais. Assim, torna-se imperativo transmitir novos pensamentos às gerações, de agora e do futuro, que conduzam ao integrar e reintegrar de princípios éticos e morais, como também do dever cívico para conquista de seus direitos e o progresso das relações comerciais e empresariais.

2 - A ÉTICA PROFISSIONAL NO FILME “AMOR SEM ESCALAS”

O filme é o contraste de fidelidade, pois a empresa exerce com naturalidade a atividade de demitir “fiéis” funcionários, não se importando com os sentimentos e com o impacto que o desligamento irá causar na vida dos trabalhadores.

Trata-se de uma história bem construída, focada nos múltiplos dramas existentes nas relações corporativas que se tornam ainda mais ácidas em um mundo economicamente em crise.

Ele mostra o que a falta de ética e responsabilidade social podem causar, focando no enfraquecimento das relações humanas e mostrando o quanto uma empresa pode ser prejudicada pela falta de ética na gestão empresarial, que é essencial para o bom andamento dos negócios.

2.1 - SIPNOSE DO FILME

O filme conta a história do executivo Ryan Bingham (George Clooney) desapegado e que seu maior hobby é viajar. Ele passa a maior parte da sua vida viajando pelo país, e raramente é encontrado em casa.

Trabalha em um escritório terceirizado que ajuda chefes de empresas em crise a demitir seus funcionários mostrando que nem sempre a demissão deve ser vista como algo ruim e sim como crescimento profissional e alternativo. E até no amor suas relações são casuais e sem qualquer tipo de compromisso.

Tudo muda quando Natalie Keener (Anna Kendric) começa a trabalhar com ele e sugere ao chefe que economize nas viagens, e que faça todo o trabalho através de videoconferência, ele prefere manter os valores da empresa, achando que dando a notícia pessoalmente diminui o impacto negativo e entrega um pacote com dicas e recursos para sua relocação no mercado, vendendo assim a imagem que a empresa demite mais se preocupa com o demitido.

Acostumado a demitir Ryan Bingham, terá que convencer a jovem Natalie Keener a desistir de seu projeto, para que seu emprego seja mantido na empresa.

2.2 - ANALISE DE CINCO SITUAÇÕES ENVOLVENDO A ETICA PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

Abaixo estão listadas situações relacionadas a Ética Profissional, encontradas durante o desenrolar do filme. Entre elas estão: Ética e Negociação, Ética e Competência, Ética e Planejamento, Ética e Responsabilidade Social, e por fim Ética e Felicidade.

• ÉTICA E A NEGOCIAÇÃO: A negociação é um instrumento relevante de gestão, cujo teor de motivação têm sentido ético, pois visa essencialmente, pelo acordo, chegar à verdade comum.

Situação no filme: Ryan Bingham chega de viajem e seu chefe diz que vai mudar o sistema de demissões e lhe apresenta a nova funcionária Natalie Keneer, autora do novo sistema de vídeo conferência a ser implantado na empresa, ele então a desafia a demiti-lo dessa forma e ela não consegue. Então seu chefe manda que ele ensine seu trabalho, e ele aceita como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com