TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPs Farmacologia

Artigo: ATPs Farmacologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.072 Palavras (9 Páginas)  •  838 Visualizações

Página 1 de 9

Introdução

Os anti-inflamatórios não-esteróides são indicados para alívio sintomático de processos crônicos ou agudos caracterizados por dor e inflamação, por exemplo: Doenças reumatológicas: Artrite reumatóide; Osteoartrite; Atrofias inflamatórias: Espondilite anquilosante; Artrite psoriásica; Síndrome de Reiter ; Gota em estados agudos; Dor menstrual; Dor de cabeça e enxaqueca; Dor pós-cirurgia; Dor óssea metastática; Dor leve e moderada por inflamação ou lesões (torceduras, (etc.); Febre; Cólica nefrítica; síndrome dolorosa da coluna vertebral; osteoartrose. Em ginecologia indicam-se os AINEs como o naproxen ou ácido mefenámico para reduzir a perda de sangue nas mulheres com metrorragia: em odontologia os AINEs são indicados para aliviar a dores leves ou moderadas e após intervenções dentais. Os AINEs também poden ser receitadas para pacientes com dor orofacial crônica (sinovite). Algumas vantagens das AINEs consistem em não produzir depressão respiratória, dependência psíquica e nem física e, ainda, não desenvolver tolerância.

Tenoxicam

Apresentação

Introdução:

Tenoxicam pertence à classe química dos oxicans e possui propriedades antiinflamatórias, analgésicas, antitérmicas e inibitória da agregação plaquetária.

Tenoxicam é prescrito pelos médicos para tratar os sintomas de doenças com componentes inflamatórios, degenerativos e dolorosos em geral, principalmente do sistema músculo-esquelético, como artrite reumatóide, osteoartrite, osteoartrose, espondilite anquilosante, tendinite, bursite e gota

Farmacodinâmica

O tenoxicam inibe a biossíntese das prostaglandinas tanto “in vitro” (vesículas seminais de carneiro) como “in vivo” (proteção da toxicidade ao ácido araquidônico induzida em camundongos). Testes realizados “in vitro” com peroxidase de leucócitos sugerem que o tenoxicam pode neutralizar o oxigênio ativo produzido no local da inflamação. Tenoxicam é um potente inibidor “in vitro” das metaloproteinases humanas (estromelisina e colagenase) que induzem o catabolismo da cartilagem.

Estes efeitos farmacológicos explicam, pelo menos em parte, a eficácia do tenoxicam no tratamento das doenças inflamatórias e degenerativas dolorosas do sistema músculo-esquelético. Em animais, o tenoxicam não revelou qualquer efeito mutagênico, carcinogênico ou teratogênico.

Como ocorre com outros inibidores das prostaglandinas, estudos toxicológicos em animais revelaram efeitos renais e gastrintestinais, aumento da incidência de distócias e prolongamento da gestação.

Farmacocinética

A biodisponibilidade do tenoxicam após administração intramuscular é total, sendo idêntica à obtida após administração oral. Após a administração intramuscular, tenoxicam alcança concentrações plasmáticas máximas equivalentes a 90% ou mais em 15 minutos após a dose.

Distribuição

Após administração intravenosa de 20 mg de tenoxicam os níveis plasmáticos da droga diminuem rapidamente durante as primeiras duas horas, devido principalmente ao processo de distribuição. Após este curto período, não se observa diferença nas concentrações plasmáticas entre a administração intravenosa e oral. O volume médio de distribuição é de 10-20 L. A taxa de ligação a albuminas plasmáticas é de 99%. Tenoxicam apresenta boa penetração no líquido sinovial. Concentrações plasmáticas máximas são atingidas dentro de 10 a 15 dias, sem acumulação imprevista. A concentração média em estado de equilíbrio dinâmico é de 10 mg/mL quando o tenoxicam é administrado em doses de 20 mg uma vez ao dia, não se modificando mesmo em tratamento de até quatro anos de duração. Os dados obtidos em estudos com dose única de tenoxicam mostram que cerca de 0,2% da dose de tenoxicam administrada a lactantes é excretada no leite materno.

Metabolismo e Eliminação

A meia-vida de eliminação do tenoxicam é de 72 horas (valores extremos: 42-98 horas). A depuração plasmática total é de 2 mL/min. O tenoxicam é excretado após biotransformação virtualmente completa em metabólitos farmacologicamente inativos. Até dois terços da dose oral administrada são excretados na urina (principalmente sob forma do metabólito inativo 5-hidroxipiridil) e o restante pela bile (quantidade importante sob a forma de glicuronoconjugados). A farmacocinética do tenoxicam é linear em doses de 10 a 100 mg (independentemente da dose).

Profenid®

Cetoprofeno

Apresentação:

Profenid® cápsulas

Caixas com 24 cápsulas de 50 mg de cetoprofeno.

Uso oral

Profenid® supositórios

Caixas com 6, 10 ou 12 supositórios de 100 mg de cetoprofeno.

Uso retal (anal)

Profenid® entérico

Caixas com 3 e 20 comprimidos revestidos de 100 mg de cetoprofeno

Uso oral

Profenid® retard

Caixas com 10 comprimidos de 200 mg de cetoprofeno.

Introdução

Profenid® / Profenid® ENTÉRICO/ Profenid® RETARD é um medicamento antiinflamatório, analgésico e antitérmico, sendo indicado no tratamento de inflamações e dores decorrentes de processos reumáticos, traumatismos e de dores em geral. Desta forma, pode ser utilizado nos seguintes casos: dor, dor de dente, dor de cabeça (cefaléia), enxaqueca, dor abdominal e pélvica, dor reumática, nevralgia, febre, sintomas de gripe e resfriado, inflamação da garganta, lombalgia, mialgia (dor muscular), torcicolo, dor articular, dor na perna, contusão, entorses, tendinites, cotovelo de tenista, lumbago, artralgia, dor pós-traumática, dor ciática, bursite, distensões, flebite superficial, quadros dolorosos da coluna vertebral, lesões leves oriundas da prática esportiva,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com