TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATUAdores

Casos: ATUAdores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

Atuadores Pneumáticos

<< Ant

Início

Vejamos alguns exemplos:

Próx

págs.

Cilindro com haste passante: guia para manter alinhamento da haste.

Cilindro de haste passante Vazada: permite envase de líquidos, fluxo de ar ou vácuo ou até mesmo fios para ligar algum dispositivo elétrico preso na extremidade da haste, observando cuidados de segurança, garantindo a isolação elétrica necessária.

Opção com êmbolo magnético: sensorização, possibilita a captação da posição do atuador por meio de sensores magnéticos ou indutivos.

Cilindro de múltiplas posições (figura 5): este atuador consegue 4 posições garantidas mecanicamente, possui 3 entradas de pressão independentes ( ) para avanço e uma entrada para retorno ( ).

São três êmbolos com haste independentes onde as hastes dos atuadores menores encostam e empurram os êmbolos dos atuadores da frente, e o atuador maior sempre reposiciona o conjunto, conforme mostra a figura 6.

Atuadores Geminados (figura 7): conseguem também múltiplas posições, permitindo ao usuário obter várias posições garantidas mecanicamente. Existem modelos prontos, e acessórios que permitem ao cliente montar o seu próprio cilindro geminado. No modelo anterior, as posições são obtidas progressivamente, enquanto que no cilindro geminado, além do corpo central se movimentar, pode ocorrer que para alcançar alguma posição seja necessário voltar antes de avançar, ou passar da posição e recuar.

Existem ainda atuadores especiais para aplicação em solda ponto, por exemplo, onde o curso durante o ponteamento é pequeno e pode ser necessária uma abertura maior da pinça para acessar pontos internos de uma estrutura com dobras e nervuras. Neste caso, o êmbolo do atuador maior é um cilindro de simples ação, podendo ser também de dupla ação. Observe a figura 8.

Muscle (figura 9): é um atuador de simples ação, aplicado em situações que exigem tração e retorno por força externa, é uma “mangueira” com características próprias para reduzir em até 20% o seu comprimento quando pressurizada. Ao inflar, o muscle aumenta o diâmetro e reduz o comprimento. A grande vantagem, é que comparado a um atuador convencional de mesmo diâmetro exter no, consegue exercer uma força dez vezes maior. Por não ter partes móveis, não precisa de lubrificação, pode trabalhar em ambientes com contaminantes que prejudicariam uma haste.

Para substituir atuadores de dupla ação utiliza-se dois muscles. A cada vez que um lado é pressurizado a peça vermelha é deslocada para um lado, conforme ilustra a figura 10.

Atuadores sem haste (rodless figura 11): reduzem o espaço ocupado e permitem cursos até 6 m, são utilizados para tarefas de transferências e manipulação.

A figura 11 mostra um cilindro sem haste com acoplamento magnético, que consiste de um tubo com um êmbolo magnético dentro e fora uma bucha também magnética. O campo magnético obriga a bucha a acompanhar o movimento do êmbolo. Importante: ocorre o desacoplamento magnético sempre que o limite de força é ultra-passado.

Para restabelecer o acoplamento, basta acionar o êmbolo na sentido da bucha e remover a causa do desacoplamento. Esta característica pode ser importante em aplicações que, no caso de impacto, devem liberar o sistema.

Quando a possibilidade de desacoplamento é indesejável por questões de segurança ou qualquer outro motivo, utiliza-se um cilindro sem haste com um torpedo impulsionado por uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com