TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA

Trabalho Escolar: AUDITORIA INTERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/2/2014  •  5.966 Palavras (24 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 24

ANHANGUERA EDUCACIONAL LDTA

Centro Universitário Anhanguera – Leme / SP

Curso de Ciências Contábeis

Gilmara Gonçalves Lima

Auditoria Interna

Professor: Alessandro Vasconcelos Araújo

Leme

2013

Resumo

A auditoria interna é o conjunto de técnicas que visa avaliar, de forma a mos-

tral, a gestão da Companhia, pelos processos e resultados gerenciais, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou normativo. Trata-se de um importante componente de controle das Corporações na busca da melhor alocação dos recursos do contribuinte, não só atuando para corrigir os desperdícios, as impropriedades/disfunções, a negligência e a omissão, mas, principalmente, antecipando-se a essas ocorrências, buscando garantir os resultados pretendidos, além de destacar os impactos e benefícios sociais advindos, em especial sob a dimensão da eqüidade, intimamente ligada ao imperativo de justiça social.

Tem por objetivo primordial fortalecer a gestão e racionalizar as ações de controle da Companhia, bem como prestar apoio aos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal. Esse trabalho auditorial é exercido nos meandros da organização, observando os aspectos relevantes relacionados à avaliação da gestão e dos programas de governo com reflexos na Companhia.

ABSTRACT

Internal audit is a set of techniques aimed at assess, sampling, management of the Company, the processes and results management by the confrontation between a situation found with a certain technical criteria, operational or normative. It is an important component of control of corporations in finding the best allocation of taxpayer resources, not only acting to correct waste, improprieties / dysfunctions, negligence and omission, but mainly in anticipation of these events, seeking to ensure the desired results, in addition to highlighting the impacts and social benefits arising, in particular under the equity dimension, closely linked to the imperative of social justice.

Its primary objective to strengthen the management and rationalize the actions of control of the Company, as well as provide support to the organs of the Internal Control System of the Federal Executive. This work auditorial is exercised in the intricacies of the organization, noting the relevant aspects related to the evaluation and management of government programs with effects on the Company.

1-Auditoria

Os procedimentos de auditoria formam um conjunto de verificações e averiguações que permitem obter e analisar as informações necessárias à formulação da opinião do auditor.

Muitas vezes, segundo Cossa (2010) o termo auditoria quase sempre foi empregado de maneira incorreta, pois se considerava que se tratava de uma avaliação cujo único fim seria detectar erros e assinalar falhas.

No entanto, segundo Cossa (2010, p. 15 apud CARNEIRO, 2004), o conceito de auditoria é muito mais amplo, podendo ser referido como um exame crítico que tem a finalidade de avaliar a eficácia e eficiência de um departamento ou uma instituição.

Pode ainda auditoria ser conceituada como um conjunto de procedimentos aplicados sobre determinadas ações, objetivando verificar se elas foram ou são realizadas em conformidade com normas, regras, orçamentos e objetivos. É o confrontar a condição – situação encontrada – com o critério – situação que deve ser (ARAÚJO, 1998).

Tradicionalmente as auditorias podem ser classificadas em internas e externas.

A auditoria interna, conforme conceito fornecido pelo Instituto de Auditores Internos do Brasil – IIA Brasil [3] é:

- Uma atividade independente e objetiva de avaliação (assurance)e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Nas auditorias internas são muitos importantes nos contextos organizacionais, pois o auditor executa suas funções na administração e averiguação de todos os procedimentos internos e políticas definidas pela empresa. Ou seja, por meio desta, é possível perceber se os sistemas contábeis e de controles internos estão sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com