TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUDITORIA INTERNA: A importância da autonomia dos auditores internos na organização.

Por:   •  27/8/2017  •  Artigo  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 7

AUDITORIA INTERNA: A importância da autonomia dos auditores internos na organização.

Curitiba, 05 de dezembro de 2016

RESUMO

O presente artigo estuda o tema: A importância da autonomia dos auditores internos na organização. Ao realizar estudo bibliográfico, por meio desta buscou-se atingir os objetivos a seguir: conceito de auditoria interna; atividades e áreas de atuação; importância da autonomia no setor na organização; posicionamento hierárquico como instrumento de independência e autonomia.

Palavras-Chave: Auditoria interna. Autonomia da auditoria.

ABSTRACT

The present article studies the theme: The importance of the autonomy of the internal auditors in the organization. In carrying out a bibliographic study, it was sought to achieve the following objectives: internal audit concept; Activities and areas of operation; Importance of autonomy in the sector in the organization; Hierarchical position as an instrument of independence and autonomy.

Keywords: Internal Audit, Autonomy of audit


1.0 INTRODUÇÃO

Este trabalho visa questionar a importância da autonomia nos processos da auditoria interna como forma de manter o posicionamento gerencial e investigativo, características comuns da atividade de auditoria, sem afetar o resultado por interferências hierárquicas ou societárias. Sabe-se que atualmente a auditoria passou a auxiliar na gestão empresarial, além de evidenciar fraudes, erros e apontar práticas ilícitas dentro da organização como forma de prevenir problemas de maiores proporções.

Esta pesquisa busca evidenciar os impactos que a falta da auditoria interna pode trazer para a organização e a importância de os trabalhos serem realizados com imparcialidade, sem imposições de cargos relevantes, a fim de prejudicar o processo de trabalho da auditoria.

2.0 METODOLOGIA

Como o intuito do trabalho é trazer a questão da liberdade de trabalho na auditoria interna, a pesquisa foi realizada a partir de fontes bibliográficas sobre o conceito, a atividade da auditoria interna e as adversidades encontradas ao realizar o trabalho, a fim de proporcionar maior conhecimento sobre o tema.

3.0 DESENVOLVIMENTO

3.1 Conceito de Auditoria Interna

A auditoria tem por objetivo a verificação da autenticidade dos atos e fatos registrados na contabilidade, buscando em prova documental, substanciar tais registros. A auditoria interna visa a verificação de tais registros, estando vinculada a empresa, porém, de forma independente da administração, auxiliando no processo de gestão organizacional, evidenciando problemas que possam ocorrer no processo administrativo ao registrar-se as informações, funcionando como um meio de avaliação, confrontando a eficácia dos controles da empresa e demonstrando a administração o nível de veracidade das informações e registros efetuados pela empresa.  

Auditoria interna pode ser (OLIVEIRA, FILHO, AALVES & GOMES, 2008, p. 81):

“Atividade de avaliação independente dentro da organização, para a revisão da contabilidade, finanças e outras operações, como base para servir à administração. É um controle administrativo, que mede e avalia a eficiência de todos os controles”

3.2 Atividades e áreas de atuação da Auditoria Interna

Atualmente, a auditoria deixou de exercer somente a função para qual foi criada e passou a ser órgão orientador para a gestão de grandes organizações. Deve-se esclarecer que, a auditoria precisa ser imparcial e independente e, suas atividades, devem ser exclusivamente do setor de auditoria, não se envolvendo em processos contábeis ou administrativos, onde possa ser alvo de investigação posterior. Um exemplo em que vemos ocorrer com frequência em grandes empresas é, o funcionário do setor contábil entrar de férias e solicitarem que o auditor cumpra a sua função. Essa situação pode acarretar problemas posteriores, uma vez que a contabilidade é o objeto de estudo da auditoria.

De acordo com Attie (1986, p. 42) a auditoria tem por finalidade fornecer aos administradores, informações que os auxiliem a controlar as operações e atividades pelas quais são responsáveis.

O papel do auditor dentro da organização vem para confrontar os processos, procedimentos e normas adotadas para a execução de tarefas e os impactos financeiros e contábeis de acordo com a legislação, verificando possíveis erros e fraudes, oferecendo suporte e provas para a constatação do fato. Ao revisar todo o trabalho, o auditor recomenda instruções e sugestões, podendo influenciar nas decisões, porém, não detém o poder da decisão, ficando sob a responsabilidade da administração da empresa as medidas cabíveis.

O auditor deve-se conter a avaliação de atividades que correspondam com o seu nível de conhecimento, o que compreende normalmente as atividades contábeis, financeiras, administrativas, econômicas e de controle.

A quadro referido em Anexo I, traz as principais diferenças entre a Auditoria Externa, Interna e da Fazenda, as atividades realizadas e o profissional que irá proceder com os trabalhos.

[pic 1]

3.3 Importância da autonomia do setor na organização

Uma vez que a auditoria interna realiza julgamentos das práticas na organização, ela precisa ser imparcial e íntegra, deixando longe os questionamentos ou retaliações por conta das avaliações realizadas no setor. Para tanto, é de extrema importância que a auditoria interna tenha autonomia, acesso irrestrito à documentações, registros e sistemas para o estudo do objeto da auditoria e que a sua posição dentro da instituição se reporte somente a quem devidamente possa trabalhar com a informação levantada pelo setor e que tenha poder decisório para as medidas corretivas e até mesmo punitivas, quando for o caso. Em pequenas empresas, todo o processo financeiro, compras, vendas recebimentos e pagamentos ficam atrelados a uma única pessoa, ou até mesmo ao próprio dono. Em grandes organizações isto já não ocorre mais. As administrações e diretorias não conseguem ter domínio total de todos os processos que ocorrem simultaneamente dentro da empresa, quais são manipulados por diversas pessoas e estão reconhecendo a necessidade de uma auditoria livre e independente que possa realizar o trabalho sem grandes interferências e já estabelecem padrões e posicionamentos dentro da empresa para que o setor consiga obter tal liberdade e auxiliar no processo de gestão, identificando possíveis erros e fraudes nos processos. Na contabilidade, podemos evidenciar tais fatos, confrontando os documentos comprobatórios com os registros contábeis. Da mesma forma ocorre com os demais setores. Caso o auditor não encontre facilidade de acesso a essas informações, documentos e registros, e ainda encontre um ambiente hostil pelo fato de avaliar as atividades de terceiros dentro do ambiente organizacional e não tenha um respaldo da diretoria da empresa, fica inviável o levantamento dos pareceres e, em consequência disso, perde-se o objetivo do setor.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (100.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com