TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTONOMIA

Tese: AUTONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Tese  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é ética:

2. Definição:

O termo de ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa) ética e um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social possibilitando que ninguém saia prejudicado neste sentido a ética embora não possa ser confundida com as leis, esta relacionada com o sentimento de justiça social.

3. A ética e construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais.

4. Do ponto de vista da filosofia, a ética e uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

5. que é moral

É o conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. As práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais os laços que garantem a solidariedade social. Se não se tornaria um caos o mundo em que vivemos.

A AUTONOMIA

Etimologicamente autonomia significa o poder de dar a si a própria lei, autós (por si mesmo) e nomos (lei). Não se entende este poder como algo absoluto e ilimitado, também não se entende como sinônimo de auto-suficiência. Indica uma esfera particular cuja existência é garantida dentro dos próprios limites que a distinguem do poder dos outros e do poder em geral, mas apesar de ser distinta, não é incompatível com as outras leis. Autonomia é oposta a heteronomia, que em termos gerais é toda lei que procede de outro, hetero (outro) e nomos (lei). Ferrater Mora (1965) define autonomia como uma realidade que é regida por uma lei própria. Ainda sugere dois sentidos para o termo autonomia: o sentido ontológico se refere a certas esferas da realidade que são autônomas em relação às outras, por exemplo, a realidade orgânica é distinta da inorgânica, o sentido ético se refere a uma lei moral que tem em si seu fundamento e a razão da própria lei. O último sentido de autonomia foi desenvolvido por Kant. Segundo Abbagnano (1962, p. 93), é bastante usada a expressão "princípio autônomo" no sentido de que o princípio tenha em si, ou coloque por si mesmo, a sua validez ou a regra de sua ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com