TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autonomia E Consentimento Esclarecido

Trabalho Universitário: Autonomia E Consentimento Esclarecido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  995 Visualizações

Página 1 de 4

Autonomia e Consentimento Esclarecido

Introdução:

Autonomia é sua capacidade sua autodeterminação,o direito de você tomar as suas decisões,sua capacidade de decidir o que é bom e ruim, é seu direito de tomar decisões em certas necessidades, a sua propria autonomia.

Autonomia é livre de pensamento é você agir,pensar expor suas idéias e desejos e crer no que acha certo e melhor para sua vida.A autonomia so não e validade quando não houver opçôes de escolhas alternativas para você pode decidir,sendo assim fica enixistente a autonomia.

Da Beneficiência à autonomia

A compreensão de autonomia entre os profissionais de saúde era diferente,eles entendiam que a doença era percebida como fruto de magia,de pecado frutos de circunstâncias extra-humanas.E todas as decisões sobre o tratamento do indíviduo ficava nas mãos de mágicos, feiticeiros e benzedeiras.Predominava o principio da beneficiência as pessoas as que estavam doentes não tinham sua vontade autônoma individual.

A conquista do respeito à autonomia com o passar do tempo foi crescendo e se expandindo,nos anos 60 o movimento ganhou bastante força,fazendo com o que,o princípio à autonomia seja cada vez mais ampliada.

Fundamento da Autonomia

A autonomia individual está bem longe de se tornar completa,pois o homem não e totalmente autônomo.Autonomia não significa individualismo.Mas se o homem não e totalmente autônomo isto quer dizer que sua vida não seja determinada por emoções.Apesar de todos os condicionamentos,o ser humano pode se mover dentro de uma margem própria de decisão e ação.

Como afirma CHAUI Se por vezes não podemos escolher o que nos acontece,podemos escolher o que fazer diante da situação que nos é apresentada.

Competência Autonomia Reduzida

O ser humano não nasce autônomo,torna-se autônomo.Porem existem pessoas que de forma transitoria ou permanente tem sua autonomia reduzida como as crianças,os deficientes mentais as pessoas em estado de agudinazão e de transtornos mentais etc.Uma pessoa autônoma pode agir não autonoma em certas circunstâncias.A sua avaliação para tomar decisões é mas complexa em questões eticas impostas a profissionais de saúde.

Desordens emocionais ou mentais,podem reduzir a autonomia do paciente.Nas situações de autonomia reduzida cabe a familiares ou profissionais de saúde decidirem pela pessoa não autônoma.

Mas se o doente não se encontrar em crise maníaco-depressiva ele pode sim decidir e seu príncipio de autônomia tem que ser respeitado.Um adulto é cometente até que a justiça o considere incompetente e restrinja seus direitos.Muitas vezes os profissionais são guiados pelo princípios éticos da beneficiência e da não-beneficiência.

Limites da Autonomia

A autonomia não deve ser covertida em direito absoluto;seus limites devem ser dados pelo respeito à dignidade e à liberdade dos outros e do coletividade.A decisão ou ação de pessoa,mesmo que autônoma,que possa causar dano a outra essoa ou à saúde pública podera não ser validade eticamente.O Poder Legislativo é o único autorizado a dar limites legais para autonomia individual.A garantia de princípio de autonomia requer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com