TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV1 LICENCIATURA SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA

Casos: AV1 LICENCIATURA SOCIEDADE EDUCAÇÃO E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  837 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

INTRODUÇÃO

Este trabalho abordara à importância a atuação inclusiva do professor em sala aula, Precisamos de uma escola que saiba conviver harmoniosamente com as diferenças, oferecendo aos alunos uma educação de qualidade, condizente como os princípios do paradigma da inclusão que efetivou no século XX.

Pensado neste fato e segundo as orientações fiz a seguinte pesquisa relacionada ao assunto que é da minha região Minas:

“Projeto de universidade proporciona inclusão digital em Ituiutaba, MG”

Portadores de deficiência visual usam internet através de comando de voz. Os alunos também aprenderão a operar vários sistemas informatizados. Oferecer capacitação e também inclusão digital são os objetivos de um projeto desenvolvido pelo campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) em Ituiutaba, no Triângulo Mineiro. Portadores de deficiência visual têm a oportunidade de navegar pela internet através de um programa com comando de voz.

“O projeto foi desenvolvido com o intuito de levar o mundo da informática para os deficientes”, afirmou o professor da universidade, Anderson de Melo Valadão.

Para a estudante Angélica Alves de Moraes a participação no curso ofereceu a oportunidade de usar um computador sem a ajuda de outras pessoas pela primeira vez. “O sentimento é de liberdade, de poder mexer sozinho, sem alguém acompanhando. É muito bom”, disse.

A afirmação de que “a deficiência e um conceito em evolução” e de que ela resulta também das barreiras externas, já no preâmbulo de convenção e muito importante para o ambiente escolar. Ser um conceito de evolução significa o reconhecimento de que ainda estamos descobrindo as capacidades dos indivíduos com algum tipo de limitação. Essa descoberta paulatina e continua deve-se ao fato de que tais pessoas estão tendo oportunidades nunca antes vividas, o que faz com que tenham condições de demonstrar e de desenvolver cada vez mais seu potencial.

DESENVOLVIMENTO

A inclusão trata-se de um desafio formar professores e conscientizar a sociedade, para que todos possam ser acolhidos pela instituição de ensino, combatendo a exclusão e reafirmando o compromisso com uma política de educação inclusiva. A inclusão na educação básica trata-se da capacidade de entender e reconhecer o outro, e, assim, ter o privilegio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nos.

A educação inclusiva acolhe todas as pessoas sem exceção: o aluno com deficiência física, os que têm comprometimento mental, os superdotados, todas as minorias e etc. A inclusão escolar dos alunos com necessidade educacionais especiais no Brasil é um grande deságio devido ao despreparo de profissionais e a falta de conscientização da sociedade. (MARTINS 1999) ressalta a importância do preparo dos profissionais especiais. Dessa forma, a instituição deve modificar suas atitudes e realizar um esforço par a “integrar” os alunos.

Um sistema educacional inclusivo e aquele que proíbe a utilização de praticas discriminatória e garante igualdade de oportunidades.

As praticas discriminatórias, por sua vez, são aquelas que frustram, negando ou restringindo, o direto de acesso a um direito. Entre suas praticas estão as condutas veladas, e, muitas vezes, toleradas pela sociedade ainda insensível aos direitos dos alunos com deficiência a inclusão.

Na verdade, quando uma criança com deficiência é deixado de lado, deliberadamente, ate mesmo de atividades simples de quais ela poderia perfeitamente participar sem necessidade de qualquer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com