TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Atividade Virtual Avaliativa

Dissertações: AVA - Atividade Virtual Avaliativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 10

RESUMO

Nesta cartilha apresentamos a realidade do trafico humano que assola nossa sociedade em todos os níveis sociais e sugerimos propostas para enfrentar este terrível mal. Queremos abordar de forma simples e clara como o trafico humano está presente em nosso contexto social, e mais que uma constatação queremos levar você leitor a uma reflexão pessoal e comunitária, buscando sensibiliza-lo para a busca de uma norma forma de encarar este crime, com coragem, vontade e fazendo um junto o aquele ou aquela que é explorado. O trafico humano já foi um tema trabalhado na mídia, mas ainda está cheio de tabus e de formas muito clara buscamos nesta cartilha esclarecer que o trafico pode está acontecendo em seu bairro ou até em sua casa, vale apena refletir sobre está realidade.

SUMÁRIO

Resumo...........................................................................3

Introdução.......................................................................5

Trafico humano...............................................................6

Principais problemas......................................................6

Tipos de tráficos..............................................................7

a) Prostituição..............................................................8

b) Órgãos......................................................................8

c) Trabalho forçado......................................................9

d) Doação ilegal............................................................9

e) Perfil das vitimas.....................................................10

f) Perfil dos aliciadores..............................................10

g) Famílias....................................................................10

h) Direitos violados......................................................11

i) ONGS e Autoridades competentes........................12

Conclusão...........................................................................13

Fontes Biográficas..............................................................14

INTRODUÇÃO

Ao pensar no tema desta cartilha, ou melhor, deste trabalho caminhamos por varias realidades de nossa sociedade, sabemos que são muitas as suas necessidades e muitos os temas para se abortar em relação as cidadania, direitos e legislação.

Mas como membros de uma sociedade consumista, capitalista e muitas vezes alienada, buscamos tratar de um tema que não é tão apresentado em nosso meio, talvez seja por que este tema venha carregado de preconceitos ou até mesmo por nos achamos informados e conectados demais para nos deixarmos enganar por uns meros aliciadores.

Com tudo queremos oferecer a você leitor e cidadão com esta pequena apresentação o gosto por querer ler esta simples cartilha e fazer dela o seu carro abre alas para buscar conhecer, aprofundar, discernir e atuar contra o grande mal de nosso século.

Que este texto abra os nossos olhos contra a cultura do bem-estar que vivemos, onde nos fechamos em nós mesmo e não percebemos o outro que sofre e pede nossa ajuda.

Seja você caro leitor um defensor da vida contra o TRÁFICO HUMANO!

TODOS A FAVOR DA VIDA E DIGNIDADE!

TRÁFICO HUMANO

“Há necessidade de um profundo exame de consciência: quantas vezes toleramos que um ser humano seja considerado um objeto, exposto para vender ou para satisfazer desejos imorais?” (Papa Francisco – CF 2014).

“Que responsabilidade pode pedir a sociedade do nosso tempo? Como despertar as autoridades internacionais e nacionais, os poderes públicos e a sociedade em geral para o problema do tráfico de pessoas?”(Padre Mario Marcelo)

“Há preocupação da sociedade brasileira no sentido de debater e combater o tráfico de pessoas, a exploração sexual. A mobilização de pessoas faz com que o problema ganhe mais evidência. É fundamental e muito importante inclusive por ser um crime muito comum, mas completamente invisível – observou a senadora, atualmente titular da Procuradoria Especial da Mulher do Senado”. (Arlete Sampaio – Senadora)

"É necessário um envolvimento efetivo de todos para que possamos ir além nas questões dos direitos humanos, numa época em que a hegemonia do capital transforma tudo em mercadoria", declarou Arlete Sampaio, que presidiu a sessão solene. A parlamentar foi acompanhada por seus colegas presentes, que também falaram da necessidade de se combater o tráfico humano.

"O tráfico humano não cessará enquanto não avançarmos em várias questões do nosso modelo cultural e de sociedade, como a discriminação", disse. Ela salientou, ainda, ser necessário desconstruir mitos, "como aquele que afirma serem alvos do tráfico apenas pessoas em condições de vulnerabilidade social”. (Arlete Sampaio)

“Crime é considerado um dos mais invisíveis e complexos de se investigar. Falta de conhecimento da sociedade sobre o assunto e frequente recusa das vítimas em cooperar são dois dos fatores responsáveis. A Campanha da Fraternidade deste ano alerta para o problema e investe na prevenção”. (Cearense Silvania Cleide Barros Vasconcelos)

Os principais problemas:

 Falta de informação;

 Invisibilidade dos crimes;

 Tabus e preconceitos referentes ao mesmo

 A indiferença social

 Qual o papel da sociedade

 Que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com