TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA - Aula 3 - O Caminho Da Sustentabilidade

Dissertações: AVA - Aula 3 - O Caminho Da Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

TENOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

SANTO ANDRÉ

2014

SUSTENTABILIDADE: define-se em uma Organização não Governamental sem fins lucrativos, que visa despertar nas pessoas o entendimento do papel de cada um de nós na conquista de uma sociedade sustentável que proporcione qualidade de vida para a humanidade e proteja toda a comunidade de vida na Terra.

Nesses últimos anos o assunto Sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço na mídia, voltando nossa atenção afim de que tomemos consciência de que somos responsáveis pelo que está acontecendo com o nosso planeta e consequentemente por nossa vida.

Ser uma pessoa sustentável é estar constantemente provendo o melhor para você, para as outras pessoas e para o meio ambiente, não só para o momento presente e sim olhando além do que vimemos, ou seja, visando o futuro.

Percebi a importância da minha agenda 21 com o entendimento da matéria de responsabilidade social e meio ambiente, pois assim pude ter contato com o assunto e identificar sua importância. Ouvimos falar sempre sobre o meio ambiente, mas não com os detalhes mencionados na matéria.

A agenda 21 local se define como uma ferramenta de planejamento de políticas públicas voltada para a sustentabilidade. Dentre todos podemos afirmar que cada um de nós temos um papel para que possamos alcançar as mudanças necessárias para obtermos o sucesso da agenda, cada um com sua responsabilidade, como demanda a ação dos grupos e indivíduos, dos governos federal, estadual e municipal.

Ao elaborar a agenda 21 o meu principal objetivo é o de garantir condições adequadas para uma vida com qualidade, fazendo a minha parte não atrapalhando o desenvolvimento e cuidando para que ele seja sustentável para melhoria e entendimento nesta geração em que vivemos e nas próximas gerações.

Abaixo listei algumas mudanças de comportamento que devemos agregar em nossas rotinas, afim de nos tornarmos sustentáveis:

• Economia e consumo consciente de água.

• Economia e consumo consciente de energia.

• Prestar mais atenção nos produtos que uso em meu dia-a-dia e encontrar itens correspondentes que sejam ambientalmente responsáveis;

• Dar preferência ao transporte coletivo para diminuir a emissão de gases do efeito estufa. Dar preferência ao transporte coletivo para diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

• Diminuir o consumo de papel no ambiente corporativo.

• Resíduos sólidos - me informar sobre descarte de pilhas, baterias e afins na minha cidade;

• Coleta seletiva - separar o lixo mais adequadamente em casa, me informar sobre como é realizada a coleta na minha cidade e divulgar;

• Incentivar a reutilização e reciclagem de materiais para a montagem de hortas em pequenos espaços e/ou suspensas;

• Encontrar na internet projeto e pessoas com o mesmo objetivo e divulgar suas ideias com esta finalidade;

• Consumir os produtos de limpeza sustentáveis, indicados no Almanaque de Práticas Sustentáveis;

• Utilizar bucha vegetal para tomar banho, lavar a louça;

• Manter contato com alguma ONG ambiental para melhor informações;

Hoje parando para analisar, será que estamos sendo sustentáveis? Se não estamos, podemos começar a partir de agora com pequenas e simples atitudes, que farão uma grande diferença para meio ambiente, Tais como diminuir ou até banir de vez o uso de sacola plástica. Para isso, basta guardar os objetos da compra em sua bolsa ou levar de casa uma sacola de tecidos ou de qualquer outro material que caiba o que você pretende comprar.

Também é importante fechar bem as torneiras e não usar além do tempo necessário a água em sua higiene pessoal, evitar o máximo que puder o uso de detergentes e produtos químicos na limpeza de casa e definir o dia ou os dias para lavagem de roupas, isso poupará desperdício de água. Além disso, a água da lavagem de roupa poderá ser aproveitada para lavar quintal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com