TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Projeto Reciclar

Casos: AVA Projeto Reciclar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  5.970 Palavras (24 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 24

APRESENTAÇÃO

O projeto RECILAR tem como finalidade facilitar e conscientizar as pessoas sobre a importância da reciclagem do lixo doméstico e industrial, de forma simples e inovadora.

Esse projeto atinge todas as regiões e classes sociais, meios de comunicação e empresas de todos os portes através de palestras e divulgações por todos os meios de comunicação conhecidos.

O ponto de atuação principal do projeto é a coleta seletiva do lixo gerado nas cidades, casas, empresas, escolas, etc. Visando a diminuição de todos os problemas gerados pelo lixo e a ajuda financeira a famílias carente, não só com recurso financeiros, mas também necessidades básicas como ensino e saúde.

A população carente será a mais beneficiada pelo projeto, cooperativas associadas ao projeto serão criadas para que de forma organizada todos possam ter acesso aos benefícios propostos.

Os governos estaduais federais e municipais terão uma grande importância nesse projeto disponibilizado recursos tais como: terrenos, transportes, alimentação e incentivos fiscais as empresas, escolas. Cada necessidade do projeto caberá a um órgão do governo e todos os benefícios do projetos serão voltados as pessoas envolvidas, comunidades carentes e principalmente o maior beneficiado que é o ser humano, tendo uma qualidade de vida melhor.

O desafio do projeto é em 5 anos ter todo o lixo considerado reciclado no país coletado de forma organizado e de forma que agilize o seu reaproveitamento. Os ganhos ambientais serão enormes, pois com menos lixo nas ruas e melhor aproveitamento ele passa ser uma renda para famílias carentes além de contribuir para a sustentabilidade do nosso planeta, uma vez que alguns recursos poderão acabar e estamos vivendo uma nova era de conscientização de uso dos recursos.

JUSTIFICATIVAS

Abaixo temos algumas informações sobre a quantidade e o destino do lixo em nosso país. Podemos observar que a quantidade de lixo reciclado que fica depositado em aterros sanitários ainda é muito alta. Esse número só não é maior devido aos catadores de lixo e algumas empresas e cidades que fazem a coleta de lixo seletivo.

Dados sobre o lixo produzido no Brasil

No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.

Composição do lixo brasileiro:

- lixo orgânico (52%)

- papel e papelão (26%)

- plástico (3%)

- metais como, por exemplo, ferro, alumínio, aço, etc. (2%)

- vidro (2%)

- outros (15%)

Destino do lixo brasileiro:

- aterros sanitários (53%)

- aterros controlados (23%)

- lixões (20%)

- compostagem e reciclagem (2%)

- outros destinos (2%)

Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro:

- O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas;

- Apenas 55% das garrafas PET são recicladas.

Sem destino certo

Dados da décima edição do estudo Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), indicam que a tarefa de acabar com os lixões até 2014, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos, está se revelando árdua para os municípios.

Das 64 milhões de toneladas de resíduos gerados no ano passado, 24 milhões seguiram para destinos inadequados, como lixões. Isso equivale a 168 estados do Maracanã lotados de lixo, sendo que outras 6,2 milhões de toneladas sequer foram coletadas. Em média cada brasileiro gerou 383 kg de lixo por ano, um aumento de 1,3% de resíduos por habitante em relação a 2011.

O Nordeste é a região que tem a maior quantidade de resíduos sem destinação adequada, encaminhando diariamente 65% do lixo coletado para lixões ou aterros controlados, os quais, do ponto de vista ambiental, pouco se diferenciam dos próprios lixões. Nos próximos slides, você confere a gestão de resíduos sólidos urbanos por Estado e no Distrito Federal

Brasil já produz 1 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano

A busca por um sistema nacional de logística reversa deu mais um pequeno passo nesta semana, quando representantes da indústria levaram ao Ministério do Meio Ambiente, propostas de acordos setoriais e divisão de responsabilidades nessa tarefa. Trata-se de uma resposta à chamada pública para que o segmento de eletroeletrônicos apresentasse sugestões.

Embora não tenham entrado em detalhes sobre como seria essa partilha de tarefas, restou evidente a ausência de um acerto sobre a primeira etapa da cadeia de coleta do lixo eletrônico – visto que, apesar de conversas, não houve uma proposta que contemplasse o papel do varejo. A Confederação Nacional do Comércio apresentou um documento à parte.

Além disso, os fabricantes insistem na necessidade de mudanças tributárias. “É claro que haverá um custo, mas a ideia é custar o mínimo possível, ou seja, que não seja preciso pagar impostos sobre a logística reversa”, sustenta o gerente do departamento de responsabilidade socioambiental da Abinee, a associação da indústria elétrica e eletrônica, Ademir Brescansin.

Além da Abinee, Eletros, Abradisti e Sinditelebrasil – ou seja, representantes de eletrodomésticos e eletrônicos, equipamentos de TI e o setor de telecomunicações – levaram ao governo duas propostas de logística reversa, uma para celulares e computadores, outra para aparelhos das linhas branca (geladeiras, fogões, etc), marrom (TVs, DVDs, etc) e azul (eletrodomésticos).

Esses segmentos não souberam indicar o tamanho do desafio. Mas na análise de viabilidade técnica e econômica da logística reversa de eletroeletrônicos, estudo encomendado pela ABDI, há indicações de que a quantidade de lixo eletrônico produzida a cada ano no Brasil é consideravelmente maior do que as projeções que vinham sendo utilizadas tanto no país como em publicações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com