TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVA Sustentabilidade

Ensaios: AVA Sustentabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1: O autor sugere que “a sustentabilidade, em sua essência, não deve ter apenas ‘três folhas’, mas cinco.” (p. 57). Quais são as cinco dimensões propostas por ele? Explique cada uma delas, reescrevendo, com suas próprias palavras, os argumentos apresentados no artigo.

Resposta:

Ambiental: O desenvolvimento sustentável ambiental, nos apresenta a ideia de adquirir desenvolvimento sem que haja a necessidade de agredir o meio ambiente, através do uso inteligente dos recursos naturais.

A sustentabilidade ambiental oferece a possibilidade de manter o ambiente factível à apresentar condições de vida às espécies que dependem do meio, garantindo assim qualidade de vida e garantindo também sua função como fonte de energias renováveis.

Essa forma de desenvolvimento sustentável nos garante que as próximas gerações terão acesso aos recursos naturais fundamentais necessários para a qualidade de vida.

Econômica: Na questão econômica que o texto apresenta, fica evidente a ideia de fazer mais com menos, através da utilização inteligente dos recursos naturais.

O argumento utilizado é o de reduzir os impactos ambientais, adotando um sistema que estabeleça uma produção com gastos energéticos mais eficientes.

A condição para que isso aconteça é através da inovação tecnológica, assegurando sistemas de produção que utilizem uma quantidade menor de matérias primas virgens, substituindo-as por matéria reciclada, concentrando esforços para aumentar a vida útil dos produtos reciclados, compediando com isso o uso de energia elétrica e outros.

Social: É essencialmente estabelecer a justiça social, englobando um conjunto de ações com o intuito de oferer às pessoas o mínimo necessário para que tenham uma vida digna e com melhor qualidade de vida.

Essas ações tem o único propósito de diminuir a desigualdade social, garantindo assim, o acesso aos serviços básicos - saúde e educação, principalmente – que objetivam o acesso absoluto à cidadania.

Política: A política é peça chave fundamental para que alcancemos a sustentabilidade, tendo em vista que os conflitos de interesses estão ligados diretamente aos governantes. Para que haja mudanças é necessário que a política deixe de ser alheia aos padrões de produção e consumo.

Cultural: É indispensável que para a sustentabilidade aconteça de forma apropriada, ocorram mudanças no meio intelectual, transmutando a forma de pensar da população, priorizando a não degradação do meio ambiente, sendo incentivados à mudança cultural, a readaptação de estilo de vida, participação de coleta seletiva, transformando assim, a forma de vislumbrar o mundo.

Questão 2: Embora existam essas e outras propostas de diferentes dimensões a respeito da sustentabilidade, estabeleceu-se um consenso a respeito de três dimensões. Apenas cite quais são elas.

Resposta: Econômica, Ambiental e Social.

Questão 3: De acordo com o autor, quais são as três respostas à crise ambiental? Explique-as de forma resumida, com suas próprias palavras.

Resposta: A primeira é a tecnológica, onde acredita-se que a capacidade do homem em criar ferramentas que atendam suas infinitas necessidades será capaz de superar a exiguidade de recursos naturais pressagiada;

A segunda consiste em uma mudança nos padrões de produção e consumo da população, onde o consumo sustentável deve ser incentivado e o desperdício de alimentos ser refreado.

A terceira é a possibilidade da catástrofe, pois caminhamos a passos lentos, levando em consideração a velocidade em que a degradação ambiental caminha. O homem tem a convicção de que com novas tecnologias sempre é possível superar as dificuldades, no entanto, não garante que no futuro isso possa acontecer.

Questão 4: Considerando os conhecimentos que você já adquiriu sobre responsabilidade social e meio ambiente, escreva com suas próprias palavras, a sua resposta à seguinte pergunta: de que modo governos, organizações e sociedade podem encontrar saídas para a crise ambiental e tornar sustentável o Planeta Terra? (OBS.: Esta é uma questão que sugere a sua resposta pessoal; então, não há necessidade de acompanhar as ideias apresentadas no artigo).

Resposta: Trabalhando juntos, governos, organizações e sociedade podem sim encontrar a saída para a crise ambiental.

A crise ambiental vem sendo, em todo o planeta, uma ameaça ao desenvolvimento pleno, pois nos últimos anos a natureza está sendo utilizada de forma inconsciente e desordenada, portanto, precisamos de investimentos para que sejam realizadas pesquisas e estudos em busca de resultados quanto às perspectivas de futuro, para tanto, é fundamental a participação dos governos.

Para que o mundo não entre em colapso, é necessário encontrar caminhos eficientes de desenvolvimento e sustentabilidade, implantando-se medidas comuns a todos, com o propósito de resultar efeitos a mesma escala, sendo assim primordial a participação das nações mais desenvolvidas.

Um conjunto de medidas deve ser implantado para que haja melhoria nas condições ambientais, sendo necessário a participação de todos os países.

Atitudes individuais também contribuem para tais melhorias, sendo em aspectos sociais ou ambientais, ou seja, cada um fazendo sua parte, por menor que seja, pois se o que cada um de nós faz é uma gota no meio do oceano, mas sem ela o oceano seria menor.

...

Baixar como  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »