TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Clássica,cientifica E Humanistica

Por:   •  3/11/2014  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

Introdução.......................................................................................................... 4

1.1 – Abordagem Clássica................................................................................. 5

1.2 – Administração Científica........................................................................... 5

1.3 – Abordagem Humanísitica.......................................................................... 6

Questão 2.......................................................................................................... 7

Questão 3........................................................................................................... 8

Questão 4........................................................................................................... 10

Conclusão........................................................................................................... 12

Referências Bibliográficas................................................................................. 13

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade relatar sobre as abordagens clássica, humanista e comportamental das Teorias da Administração, Os conceitos de trabalho e a visão da sociedade capitalista para Emile Durkhiem, max Weber e Karl Max e também a utilização de estatégias utilizadas para a consquista do público na manutenção de uma gestão ética nas organizações.

Questão 1:

1.1 ABORDAGEM CLÁSSICA

Na Teoria da Administração, começaremos pela abordagem clássica. Sua origem remonta às conseqüências da revolução industrial, podendo ser resumida em 2 fatos:

1. O crescimento acelerado e desordenado das empresas e;

2. A necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações.

É nesse momento pós-revolução industrial que surge a divisão do trabalho entre os que pensam e os que executam. O panorama industrial vigente (variedade de empresas em tamanhos diferenciados, problemas de baixo rendimento, concorrência intensa, elevado volume de perdas, insatisfação dos operários, decisões mal formuladas etc.), inspirou a criação de uma Ciência da Administração, que substituísse o empirismo e a improvisação, até então dominantes.

1.2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A abordagem típica desta escola é a Ênfase nas Tarefas. O nome é dado à tentativa de aplicação dos métodos da ciência nos problemas da Administração, a fim de alcançar eficiência industrial. Frederick Taylor, seu fundador, propunha uma repartição da responsabilidade. A administração (gerência) fica com o planejamento (estudo do trabalho do operário) e a supervisão (assistência ao trabalhador), enquanto o trabalhador fica com a execução. Isso se deve ao fato de Taylor considerar o trabalhador como um ser sem capacidade, formação ou meios para analisar cientificamente seu trabalho.

Na medida em que a Administração Científica de Taylor tomava conta dos E.U.A., a Teoria Clássica se desenvolvia na Europa através de Henri Fayol. Fayol, assim como Taylor, percebeu a ineficiência então dominante e elaborou uma ciência administrativa, só que sob um enfoque diferente de Taylor. Fayol acreditava que a eficiência organizacional seria alcançada através da análise da estrutura da empresa, dos órgãos que a compõem. Nesse sentido, a Teoria Clássica tem ênfase na estrutura, correspondendo a uma abordagem clássica estruturalista.

1.3 ABORDAGEM HUMANÍSTICA

A abordagem humanística ocorre com a Teoria das Relações Humanas, a partir da década de 30, graças ao desenvolvimento das ciências sociais. A crise mundial causada pela grande depressão provoca uma verdadeira reelaboração de conceitos e uma reavaliação da Administração. Nesse sentido, o enfoque desta nova abordagem recai sobre os aspectos humanos no processo produtivo: a organização informal.

O grande marco desta teoria foi a chamada experiência de Hawthorne. Em 1927, foi iniciada uma pesquisa na fábrica da Western Eletric Company, cujo objetivo era traçar uma relação a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com