TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Humanística Da Administração

Ensaios: Abordagem Humanística Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 11

CAPÍTULO QUATRO

ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

- A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

Os Estudos Hawthorne tiveram início com base numa pesquisa que se realizou ente 1924. A finalidade da pesquisa era determinar a relação existente entre a intensidade de iluminação dos locais de trabalho e a eficiência dos trabalhadores, medida pela produção obtida. Uma das experiências consistia no seguinte: dois grupos de operários que faziam o mesmo trabalham em condições idênticas; Foram escolhidos para observação, sendo devidamente anotada a produção de cada grupo. Um grupo trabalhou sob iluminação variável, enquanto o outro sob iluminação constante. Colocando em evidência o fator iluminação, os pesquisadores esperavam conhecer seus efeitos sobre o rendimento dos trabalhadores. Mas os resultados desse primeiro experimento foram de certa forma frustrante. Não porque não existisse uma relação entre intensidade de iluminação, especialmente os psicológicos. Quando a intensidade da iluminação aumentava, os trabalhadores se sentiam na obrigação de produzir mais, acontecendo o contrário quando ela diminuía. Outras experiências desse tipo foram feitas, e todas indicaram a influência do fator psicológico sobre o fisiológico. Elaboraram então uma nova pesquisa que não se limitaria ao estudo da iluminação, mas incluiria também as questões relacionadas com ao esgotamento dos trabalhadores e os efeitos da mudança de horário ou da introdução de intervalos para descanso. Os experimentos começaram com um grupo de jovens operários, separadas em dois grupos: grupo de controle e grupo experimental. Os resultados de mais de um ano e meio de pesquisas foram surpreendentes. Durante esse período as condições de trabalho dessas operárias foram modificadas para melhor.

Algumas dessas mudanças:

-Pagamento diferenciado para o grupo experimental

-Introdução de dois períodos de descanso de cinco minutos

-Dois períodos de descanso de dez minutos

-Seis períodos de descanso de cinco minutos

Dois períodos de descanso de dez minutos acompanhados de sopa, café e um sanduíche.

O intervalo da manhã foi aumentado para quinze minutos

Saída uma hora mais cedo, isto é, as cinco em vez de às seis

Eliminação do trabalho aos sábados.

Durante esse período dos experimentos a produção aumentou, aparentemente devido às melhorias nas condições de trabalho. Resolveram então retirar repentinamente todas essas melhorias, retornando às condições anteriores. Esperavam que isso fosse provocar um efeito psicológico extremamente negativo e que a produção sofreria uma queda sensível. Outra surpresa: a produção ao invés de cair continuou aumentando. Com esses resultados uma nova pesquisa se iniciou Analisar a organização informal e formal, iniciando um programa de entrevistas com o objetivo de conhecer sobre atitudes e sentimentos dos trabalhadores, assim descobriu a existência da organização Informal (uma parte de funcionários que se juntaram, com suas regras para manter a ordem de acordo com os padrões da empresa).

Depois de todas as pesquisas o resultado que chegaram:

-Nível de produção é resultante da integração social; capacidade social do trabalhador que estabelece seu nível de competência e eficiência e não a sua capacidade de executar movimentos

-Comportamento social dos empregados; os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membro de grupos.

-As recompensas e sansões sociais; As pessoas passam a ser avaliadas pelos grupos que participam, de acordo com as normas de comportamento que o grupo cria para si. Se essas normas são quebradas há rejeição pelo grupo.

-Grupos informais; A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de diversos grupos sociais informais, cuja estrutura nem sempre coincide com a organização formal da empresa

-As relações humanas; Para poder explicar e justificar o comportamento das pessoas na organização, a Teoria das Relações Humanas passou a estudar intensamente essas interações sociais surgidas dentro das organizações,

-A importância do conteúdo do cargo; Somente racionalizar a tarefa não é o suficiente para conseguir aumentar a produção. Durante a experiência percebeu-se que os operários mudavam de lugar para variar a monotonia. A partir daí viu-se que é importante haver conteúdo e sentido no cargo exercido pelo operário.

-Ênfase nos aspectos emocionais O indivíduo, definitivamente, deixou de ser considerada uma extensão da máquina como pregava Taylor. Agora suas emoções passam a ser consideradas e tornam-se fator condicionante para uma produtividade alta.

A Civilização Industrializada e o Homem

Os métodos de trabalhos existentes determinam a eficiência e não a cooperação. Sendo assim de acordo, Mão (Fundador do movimento),

A cooperação humana não é o resultado das determinações legais ou da lógica organizacional. Matou Defende cinco conceitos qual sustenta que o trabalho tem mais a ver com as relações humanas do que com a eficiência material propriamente dita

• O trabalho é uma atividade tipicamente grupal: o individuo no seu trabalho não está isolado, faz parte integrante de um grupo que é o responsável pela sua eficiência do que qualquer tipo de recompensa material ou salarial.

• O operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social: os avanços tecnológicos tendem a minimizar os laços formados pelas pessoas nas organizações uma vez que ficam cada vez mais perto das máquinas e mais distantes das pessoas.

• A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar: ao invés de tentar fazer com que o trabalhador entenda a lógica da empresa, é importante que o administrador entenda a lógica e as limitações do empregado.

• Passamos de uma sociedade estável para uma sociedade: Sendo necessária a formação de elite social capaz de recobrar a cooperação.

“Sendo assim a Conclusão de Mão, todos os métodos convergem para a eficiência e não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com