TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Comportamentalista

Artigos Científicos: Abordagem Comportamentalista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Comportamentalista

2.1 Características Gerais

Esta abordagem se caracteriza pelo primado do objeto. O conhecimento é uma "descoberta" e é nova para o indivíduo que a faz. Considera - se o organismo sujeito às contingências do meio, sendo o conhecimento uma cópia de algo que simplesmente á dado no mundo externo.

Os comportamentalistas ou behavioristas, assim como os denominados instrumentalistas e os positivistas lógicos, consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento.

Skinner pode ser considerado como um represenrtante da "análise funcional" do comportamento, dos difundidos do Brasil.

Qualquer estratégia instrucional com base nesta abordagem deve considerara preocupação científica que caracteriza, aplicando-a quer no planejamento, quer na condução, implementação e avaliação do processo de aprendizagem.

Finalmente, nesse tipo de abordagem, supõe-se e objetva-se que o professor possa aprender e analizar os elementos específicos de seu comportamento, seus padrões de interação, para, dessa forma, ganhar controle sobre eles e modificá-los em determinadas direções quando necessário, ou mesmo desenvolver outros padrões.

2.2 Homem

O homem é uma consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente.

A hipótese de que o homem não é exatamente livre é absolutamente necessária para se poder aplicar um método cientifíco no campo das ciências do comportamento.

O ideal é transferir-se o controle da situação ambiental para o próprio sujeito de forma que a pessoa se torne autocontrolável, auto-suficiente. A recusa em aceitar-se a responsabilidade de controle seja exercido por outars pessoas.

2.3 Mundo

A realidade, para Skinner, é um fenômenoobjetivo; o mundo já é construído, e o homem é produto do meio

O meio pode ser manipulado. O comportamento, por sua vez, pode ser mudado modificando-se as condições das quais ele é uma função, ou seja, alterando-seos elementos ambientais.

2.4 Socidade-cultura

Esta categoria é bastante comentada na obra de Skinner, já que toda a sua propostavisa uma modificação social. Sua proposta só será realizada de forma eficiente quando uma infra-estrutura sócio-cultural, coerente com os significados que ele atribue à cultura, estiver presente.

A sociedade ideal, para Skinner, é aquela que implicaria um planejamento social e cultural. Walden II, apesar de datar de 1948, quando os princípios e realizações da Engenharia Comportamental e Cultural não estavam tão desenvolvidos como atualmente, deixa claro o que ele pretende como sociedade .Essa obra retrata uma sociedade ideal, rigida pelas leis da engenharia comportamental. Walden II é uma sociedade caracterizadapor ausências de classes sociais e de propriedade privada.

2.5 Conhecimento

A experiência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com