TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Comportamentalista

Artigos Científicos: Abordagem Comportamentalista. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2013  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 3

Abordagem Comportamentalista

Características Gerais: Nesta abordagem o conhecimento é uma descoberta. O que foi descoberto, porém já se encontrava presente na realidade exterior. O conhecimento é o resultado direto da experiência. Para Skinner o comportamento humano é modelado e reforçado. Implicam recompensa e controle.

O aluno é considerado como um recipiente de informações e reflexões. O ensino é composto por padrões de comportamento que podem ser mudados através do treinamento segundo objetivos pré-fixados.

Objetiva-se que o professor possa aprendera analisar os elementos específicos de que seu comportamento, seus padrões de interação, para dessa forma, ganhar controle sobre eles e modifica-los em determinadas direções quando necessário, ou mesmo desenvolveu outros padrões.

Professor-aluno: Aos educadores caberia o controle do processo de aprendizagem, um controle científico da educação. Segundo tal abordagem, o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema ensino-aprendizagem, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado.

A função básica do professor consistia em arranjar as contingências de reforço de modo a possibilitar ou aumentar a probabilidade de ocorrência de uma resposta a ser aprendida. Deverá, portanto, dispor e planejar melhor as contingências desses reforços em relação as respostas desejadas.

Homem: O homem é uma consequência das influências ou forças existentes no meio ambiente.

Mundo: A realidade para Skinner é um fenômeno objetivo; o mundo já é construído, e o homem é produto do meio. O meio poder ser manipulado. O comportamento por sua vez, pode ser mudado modificando-se as condições das quais ela é uma função, ou seja, alternando-se os elementos ambientais. O meio seleciona.

Sociedade-cultural: A cultura é entendida como espaço experimental utilizado no estudo do comportamento. É um conjunto de contingências de reforço. Advoga-se o emprego de uma ciência no planejamento de uma cultura. A sociedade ideal, para Skinner é aquela que implicaria um planejamento social e cultural.

Qualquer ambiente físico ou social deve ser avaliado de acordo com seus efeitos sobre a natureza humana. A cultura passar a ser representada pelos usos e costumes dominantes, pelos comportamentos que se mantêm através dos tempos porque são reforçados na medida em que servem ao poder.

Conhecimento: A experiência planejada é considerada a base do conhecimento. Fica clara a orientação empirista dessa abordagem: o conhecimento é o resultado direto da experiência. Skinner preocupou como controle do comportamento observável. Os processos intermediários geram e mantêm relações funcionais entre estímulos e respostas. O conhecimento, portanto, é estruturado indutivamente, via experiência.

Educação: A educação está intimamente ligada à transmissão cultural, ela deve transmitir conhecimentos, assim como comportamentos éticos, práticas sociais, habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo/ambiente. A finalidade básica da educação é promover mudanças nos indivíduos, mudanças desejáveis e relativamente permanentes. O último objetivo da educação é que os indivíduos sejam os próprios dispensadores dos reforços que licitam seus comportamentos. O comportamento é moldado a partir da estimulação externa, e com isso o individuo não participa das decisões curriculares que são tomadas por um grupo do qual ele não faz parte.

Escola: É considerada uma agência bancária e educacional que deve adotar um controle e conservar uma parte do contexto da sociedade e cultural os objetivos do caráter social atende a escola. A escola é quem educa formalmente mas isso não quer dizer que as crianças não se adquire conhecimento, sempre a explore num ambiente limpo e direcione ela para as descobertas e vai se formando finalidades de um caráter social na sobrevivência em cada agência.

Metodologia: Metodologia é uma categoria bastante ampla na abordagem comportamentalista, pois aqui se incluem tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino, quanto às formas de reforço no relacionamento professor-aluno. A individualização do ensino surge na abordagem comportamentalista, como decorrente de uma coerência teórico-metodológica. Essa abordagem enfatiza o uso de estratégias as quais permitem que um maior número possível de aluno atinja altos níveis de desempenho.

Nessa abordagem o módulo de ensino frequentemente usado é como um conjunto de atividades que facilitam a aquisição de um ou vários objetos de ensino.

Avaliação: A avaliação é igualmente realizada no decorrer do processo, já que são definidos objetivos finais e intermediários, com a finalidade de conhecer se os comportamentos finais desejados foram adquiridos pelos alunos de forma adequada, até o final.

...

Baixar como  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »