TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sistêmica Da ADM.

Artigo: Abordagem Sistêmica Da ADM.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  2.942 Palavras (12 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 12

Abordagem Sistêmica da ADM.

A teoria geral da adm. passou por uma gradativa e crescente ampliação do enfoque desde a abordagem classica até a abordagem sistemica. A abordagem classica havia sido profundamente influenciada por tres principios intelectuais dominantes em quase todas as ciências.

Reducionismo

É o principio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e redusidas em seus elementos fundamentais que constituem as suas unidades invisiveis, como atomo na Fisica, a célula na Biologia, a substancias simples na Quimica, e outros.

O reducionismo faz com que as pessoas raciossinem sobre um determinado assunto sem uma visão ampla das coisas. É como se o cérebro estivesse dividido em setores, e para cada assunto teria um único setor.

Pensamento Analítico

Serve para explicar as coisas ou compreende-las melhor. A análise consiste em decompor o todo, em partes mais simples, que são mais facilmente explicadas ou solucionadas. São manifestações do pensamento analítico, o conceito de divisão do trabalho e de especialização do operário.

Mecanicismo

É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. Por outro lado as leis de causa e efeito não preveem as exeções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.

Abordagem Clássica Abordagem Sistêmica

Reducionismo Expancionismo

Pensámento Analítico Pensámento Sintético

Mecanicismo Teleologia

Expancionismo

É o principio que sustenta que todo o fenômeno é parte de um fenomeno maior. O expancionismo não nega que cada fenômeno seja constituido de partes, mas sua enfase reside na focalização do todo do qual o fenômeno faz parte. Ele se preocupa com o globalismo e com a totalidade, o tipo de visão voltada para o todo que denominamos como abordagem sistemica.

Pensamento Sintético

Seria o oposto do pensamento analítico, porque ele trabalha direto com o todo, por exemplo uma montadora de automoveis, o pensamento sintético se preocuparia com os setores que são responsáveis pela montagem do veículo e não com os setores que descobrem os materiais para construção das peças para montagem do mesmo.

Teleologia

É o estudo do comportamento com finalidade de alcançar objetivos que passou a influenciar poderosamente as ciências. Na concepsão teleológica, o comportamento é explicado por aquilo que ele produz ou por aquilo que é seu proposito ou objetivo de produzir. A partir desta concepsão, os sistemas passaram a ser vizualisados como entidades globais e funcionais em busca de objetivos e finalidades.

Cibernética e ADM.

A cibernética foi um movimento criado por Norbet Wiener ao redor de 1943, para esclacer as chamadas “áreas brancas do mapa da ciência”. Este movimento teve a reunião de uma equipe de cientistas de diversas especialidades, cada um autoridade em seu campo, mas com razoaveis conhececimentos nos campos dos seus colegas.

Posteriormente as aplicações da cibernética estendenram-se da engenharia para biologia, medicina, sociologia, chegando rapidamente à adminstração. As noções de sistema, retroação, homeostasia, e outros faze fazem partes integrantes dos termos ultilizados na administração.

Definição de cibernética, é a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja máquina, que permite que conhececimentos e descobertas de uma ciência possam ter condições de aplicação a outras ciências, isto é, oferece sistema de organização e de processamento de informações e controles que axiliam as outras ciências.

O campo de estudo da cibernética são os sistemas. Os sistemas seriam os elementos que estão dinamicamente relacionados entre si, formando uma atividade para atingir um objetivo. Há uma classificação arbitraria do sistemas para facilitar o seu estudo;

Quanto a complexidade, os sitemas podem ser:

* Complexos simples, mas dinâmicos,

* Complexos descritivos, são autamente elaborados inter relacionados;

* Excessivamente complexos, extremamente complicados e não podem ser descritos de precisa e detalhada.

Quanto a diferença de sistemas deterministicos e probalisticos:

* Sistema deterministico- é aquele no qual as partes interargem de uma forma perfeitamente previsível, podendo-se prever sem nenhum risco ou erro, o seu estado seguinte.

* Sistema probabilistico- é aquele que não poderá ser oferecido uma previsão detalhada. Por exemplo: se oferecermos carne para um leão, ele poderá se aproximar, e não ligar, como também se afastar.

Essa classificação arbitrária conduz seis categorias de sistema.

Sistemas Simples Complexos Hipercomplexos

Encaixe de janela Computador Digital

Determinísticos Bilhar Sistema planário

Arranjo físico da sala Automação

de máquinas

Jogos de dados Mercado de capital Econ. Nacional

Probabilisticos

Movimento de um Reflexos

musculo condicinados Cérebro

Os sistemas cibernéticos apresenta três itens pricipais:

• São excessivamente complexos;

• São probabilisticos;

• São auto-regulados

Das três propriedades acima, ressalta o probabilistico ou interminação, que nos sistemas mais simples pode ser abordada como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com