TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Classica Da Adm

Casos: Abordagem Classica Da Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO

ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

A abordagem clássica se divide em:

Administração Científica com o americano Frederick Winslw Taylor e Teoria Clássica com o europeu Henry Fayol.

Partiram de pontos distintos com a preocupação de aumentar a eficiência na empresa. Seus postulados dominaram aproximadamente as quatro primeiras décadas do século XX no panorama administrativo das organizações. A origem da abordagem Clássica da Administração está nas conseqüências geradas pela evolução industrial, basicamente no crescimento acelerado e desorganizado das empresas, exigindo uma substituição do empirismo e da improvisação, e a necessidade de aumentar a eficiência e competência das organizações no sentido de obter melhor rendimento possível dos seus recursos e fazer face à concorrência e competição que se avolumavam entre as empresas.

Apesar de serem utilizadas por alguns como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henry

Fayol. Enquanto Taylor deu ênfase à tarefa, Fayol deu foco à estrutura. Taylor se preocupou com a organização Racional do trabalho (ORT), que por meio da padronização dos métodos e da especialização do trabalho buscava as condições que permitissem ao operário produzir com o máximo de eficiência. Por outro lado, Fayol enfatizou a estrutura dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorzes princípios gerais da Administração e os cinco elementos da Administração (POCC). Ou seja, enquanto Taylor pensava a organização a partir de operários (nível operacional) Fayol pensava a organização dos dirigentes (nível institucional).

Taylor pregava a supervisão funcional pelo qual o operário poderia ter um supervisor para cada área, enquanto Fayol defendia o principio da unidade de comando que dizia que cada subordinado só pode ter um superior. É preciso ressaltar os pontos de convergências entre as duas teorias da Abordagem Clássica como: a concepção de homo economicus segundo qual as vantagens financeiras sã os únicos fatores motivadores e o mesmo objetivo(máxima eficiência).

COMUNICAÇÃO EFICAZ: SUA IMPORTÂNCIA NAS ORGANIZAÇÕES

A boa comunicação é fundamental para o processo de qualquer organização. Afinal

ela está presente em todos os momentos do nosso dia-a-dia, com um foco: a transmissão da mensagem a um receptor.

Transmitir mensagens de maneira adequada é uma das ferramentas essências para sucesso de uma organização de um indivíduo, de uma nação. Afinal, as pessoas precisam ser compreendidas. Por essa razão, as organizações estão tentando, cada vez mais, flexibilizar as comunicações e facilitar o fluxo das informações entre colaborardes. Linguagem e a boa comunicação são símbolos de poder e autoridade.

A comunicação só pode ser considerada eficaz quando a compreensão do receptor coincide com o significado pretendido pelo emissor.

No mundo empresarial não é apenas realizada de forma oral, em telefonemas e reuniões. Um bom profissional precisa saber convencer, dominar o assunto que pretende defender em seu texto. Ou seja, a boa comunicação escrita depende de um bom planejamento do texto.

O processo de comunicação ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou codificador), através de um chamado exemplo telefone. O receptor interpretará a mensagem que pode ter achegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

Um bom profissional precisa saber selecionar as idéias,

esquematizar e planejar o que deseja transmitir. Precisa saber convencer, dominar o assunto que pretende defender em seu texto. Ou seja, a boa comunicação escrita depende de um bom planejamento do texto. Mas depende também, obviamente, de um domínio em que a mensagem será transmitida. Precisa de bom senso ao escolher o grau de formalidade da linguagem utilizada. Precisa de observação, reflexão, de conhecer outro. Escrever bem resulta de uma técnica elaborada, que tem que ser cuidadosamente adquirida. Seja para escrever um simples bilhete, um e-mail ou um documento oficial.

Por isso tudo posso afirmar que a comunicação é uma necessidade humana e que fazê-la de forma adequada é uma arte.

HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE (HOMEM ESPAÇO E O SURGIMENTO DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA).

No século XIX a Revolução Industrial atingiu seu apogeu, no século seguinte se deparou com a primeira crise da acumulação do capital que teve seu início nos anos de 1970, enfatizando-se na década de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com