TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Técnica

Monografias: Abordagem Técnica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/7/2014  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

As propostas pedagógicas progressistas em EF deparam com desafios de várias ordens: desde questões relativas à sua implementação, ou seja, de como fazer com que sejam incorporadas pela prática pedagógica, até questões mais teóricas que dizem respeito, por exemplo, às suas bases epistemológicas.

As razões pelas quais o “corpo” e, por consequência, as práticas corporais passa a ser objeto digno das diversas disciplinas científicas, objeto de atenção da teoria política às teorias da aprendizagem, são, seguramente, múltiplas e complexas. O que é possível afirmar é que estas estão vinculadas ao novo status social que a cultura ocidental vai conferir ao corpo.

A abordagem pedagógica tecnicista que será discutida neste trabalho segue uma linha normativa, “leis” do treinamento corpóreo e que na maioria das vezes estão presentes no esporte de alto rendimento.

DESENVOLVIMENTO

A partir dos anos 20 e 30, progressivamente, o “desporto de alto nível” ganhou espaço no interior da sociedade e, consequentemente e, da Educação Física. Nos anos 60-70, praticamente cria-se uma situação inédita: o “desporto de alto nível” subjuga a Educação Física, tentando colocá-la como mero apêndice de um projeto que privilegia o Treinamento Desportivo.

A ideia liberal presente na Educação Física Pedagogista, que encara a Educação e, por extensão, a Educação Física, como algo neutro, necessariamente acima dos conflitos sociais, cresce e ganha corpo na Educação Física Tecnicista. O “desporto de alto nível” é o paradigma para toda a Educação Física. E tal prática está vinculada ao alto grau de avanço científico nas áreas da Fisiologia do Esforço, da Biomecânica, do Treinamento Desportivo etc. A Tecnicização crescente dos periódicos de Educação Física nos anos 60-70 reflete esse momento e desnuda o núcleo central da Educação Física Tecnicista. A tecnicização, com sua aparente aura de neutralidade científica, casa-se perfeitamente bem com os interesses da Educação Física Competitivista.

O sustentáculo ideológico dessa concepção é a própria ideologia disseminada pela tecno burocracia militar e civil que chegou ao poder em março de 1964. A ideologia do “desenvolvimento com segurança”, produzida e divulgada na Escola Superior de Guerra (ESG), deu o tom principal para a ideia de uma tecnicização da Educação e da Educação Física no sentido de uma racionalização despolitizadora (cf. Ghiraldelli, 1986a), capaz de aumentar o rendimento educacional do país e, na área da Educação Física, promover o desporto representativo capaz de trazer medalhas olímpicas para o país.

Dentro desses ideais funciona a ideia central de “unidade nacional em torno do Brasil-Potência”. Segundo o governo ditatorial, fazia-se necessário eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade, desenvolvimento e calmaria. Os problemas políticos “desapareceram” com a censura à imprensa e com a expulsão do país de brasileiros descontentes com um regime cada vez mais opressivo. Os problemas deixavam de ter conotação política, dado que o Governo anunciava soluções provindas da tecno burocracia que, “cientificamente”, gerenciava o país. A Educação Física se alinhou facilmente a esses desígnios; em editorial de 1969, o Boletim Técnico Informativo da Divisão de Educação Física do MEC colocava a prioridade máxima nessa nova concepção de vida imposta aos brasileiros e, em particular, aos professores de Educação Física:

(...) Combatem-se o mal querer, a maledicência, a crítica destrutiva, que dividem, que desunem e obstam os nossos esforços em ajudar o nosso atual governo a construir uma grande Nação, mais forte, mais acatada e acreditada no conceito das demais Nações: O BRASIL GRANDE.

— Procura-se elevar o nível e o conceito do professor de Educação Física, incentivando-o ao estudo, à pesquisa, à elaboração de trabalhos e planos que são difundidos entre leigos e licenciados.

— Procura-se dar estrutura moderna a toda uma organização arcaica, obsoleta, ultrapassada, que foi legada aos atuais dirigentes da Nação pela imprevidência, desorganização político-administrativa, descrença, quando não por falta de patriotismo de alguns antecessores, muitos dos quais apenas tiveram em mente atrelar um País de 8,5 milhões de quilômetros quadrados e cerca de 90 milhões

de habitantes à orientação de países cuja filosofia de governo não se coaduna com a nossa formação e índole.

— Quer-se dar ao professor de Educação Física a convicção de que ele, por força da profissão, é um condutor de jovens, um líder e não pode aceitar ser conduzido por minorias ativas que intimidam, que ameaçam e, às vezes, conseguem, pelo constrangimento, conduzir a maioria acomodada, pacífica e ordeira (Ferreira, 1969).

É preciso também notar que, se por um lado a Educação Física Tecnicista era incentivada pela ditadura pós-64, pois tal concepção ia no sentido da proposta de um “Brasil Grande”, capaz de mostrar sua pujança através da conquista internacional, por outro lado, obviamente, esse não era o único interesse governamental ao endossar tal concepção.

Na verdade, o “desporto de alto nível” , divulgado pela mídia, tinha o objetivo claro de atuar como analgésico no movimento social. A preocupação com a possibilidade do aumento das horas de folga do trabalhador, que mesmo um sindicalismo amordaçado poderia conseguir, incentivava o governo a procurar no desporto a fórmula mágica de entretenimento da população. A Revista Brasileira de Educação Física, do Ministério da Educação e Cultura (MEC), em meados dos anos 70, ao discutir a criminalidade, enfatizava a necessidade do desporto no meio operário para “canalizar energias” :

Não tenho dúvida em afirmar que o papel da Educação Física se ombreia aos ensinamentos de cunho religioso. Pois se, às vezes, até as convicções religiosas afastam pessoas, grupos da convivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com