TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acredita-se Que O PETM Foi Desencadeado Por Um Aumento Da Temperatura Global, Que Teria Causado O Derretimento Dos Depósitos De Hidrato De Metano, Liberando Metano Na Atmosfera. Uma Molécula De Metano Contribui Cerca De 20 Vezes Mais Para O Aquecimento

Artigos Científicos: Acredita-se Que O PETM Foi Desencadeado Por Um Aumento Da Temperatura Global, Que Teria Causado O Derretimento Dos Depósitos De Hidrato De Metano, Liberando Metano Na Atmosfera. Uma Molécula De Metano Contribui Cerca De 20 Vezes Mais Para O Aquecimento . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  1.338 Palavras (6 Páginas)  •  8.934 Visualizações

Página 1 de 6

Leia o texto a seguir.

Aquecimento global

“Emitimos cerca de 9 bilhões de toneladas de monóxido de carbono (CO2) por ano, sendo que menos da metade dessa quantidade permanece na atmosfera. O CO2 é um dos causadores do efeito estufa, juntamente com o metano (CH4) e os clorofluorcarbonos (CFC). Medindo a concentração de carbono em rochas, os cientistas determinaram um aumento súbito na concentração de carbono na atmosfera entre as eras paleocena e eocena. Esse evento, seguido de uma queda lenta na concentração de carbono, foi denominado Evento Termal Máximo do Paleoceno-Eoceno (PETM) e estendeu-se por cerca de 150 mil anos, até que todo o carbono em excesso fosse reabsorvido (figura 1).

Figura 1:

Acredita-se que o PETM foi desencadeado por um aumento da temperatura global, que teria causado o derretimento dos depósitos de hidrato de metano, liberando metano na atmosfera. Uma molécula de metano contribui cerca de 20 vezes mais para o aquecimento da atmosfera do que uma molécula de CO2. Com o tempo, o metano passa por um processo de oxidação, produzindo CO2, o que continua provocando elevação na temperatura.

O PETM teve como consequência um aumento da acidez dos mares, provocando a extinção de algumas espécies e a migração de outras em direção aos polos, além da diminuição do tamanho dos mamíferos durante o período de concentração alta de carbono na atmosfera.

Estamos lançando cada vez mais CO2 na atmosfera e a temperatura do planeta vem aumentando desde o início da era industrial. É questão de tempo até atingirmos uma temperatura global similar à que antecedeu o PETM, fazendo com que o metano das reservas de hidrato de metano existentes nos polos e no fundo dos oceanos seja liberado, causando um novo episódio de aumento de temperatura global com todas suas implicações à vida no planeta.”

(Fonte: National Geographic Brasil. Edição especial CO2. outubro 2011 [com adaptações]).

I. O aquecimento gerado pelas emissões de CO2 serviria como desencadeante para o derretimento das reservas de hidrato de metano, liberando metano na atmosfera.

II. Como o metano é mais eficiente para o aquecimento global, teríamos um aumento acentuado da temperatura do planeta. É, aproximadamente, equivalente à concentração de CO2 anterior ao pico.

III. É necessário reduzir a quantidade de gás carbônico na atmosfera para evitar outro evento catastrófico.

a.

Apenas I está correta.

b.

Apenas II está correta.

c.

Apenas I e II estão corretas.

d.

Todas estão corretas.

e.

Apenas III está correta.

.

1 pontos

Pergunta 2

(ENEM – 2008) Uma pesquisa da ONU estima que, já em 2008, pela primeira vez na história das civilizações, a maioria das pessoas vive na zona urbana. O gráfico a seguir mostra o crescimento da população urbana desde 1950, quando essa população era de 700 milhões de pessoas e apresenta uma previsão para 2030, baseada em crescimento linear no período de 2008 a 2030.

a.

4,00

b.

4,10

c.

4,15

d.

4,25

e.

4,50

.

1 pontos

Pergunta 3

a.

I, II e III

b.

I

c.

I e II

d.

II e III

e.

II

.

1 pontos

Pergunta 4

a.

A produtividade agrícola do país apresentou crescimento significativo.

b.

A maior parte da área cultivada no país destinou-se à produção de cereais.

c.

O fraco aumento da área cultivada indicou o esgotamento da fronteira agrícola.

d.

A instabilidade da produção esteve relacionada aos problemas climáticos.

e.

A região Sudeste é a que apresenta maior área e produção agrícola do país.

.

1 pontos

Pergunta 5

A racionalização do uso da eletricidade faz parte dos programas oficiais do governo brasileiro desde 1980. No entanto, houve um período crítico, conhecido como “apagão”, que exigiu mudanças de hábitos da população brasileira e resultou na maior, mais rápida e significativa economia de energia. De acordo com o gráfico, conclui-se que o “apagão” ocorreu no biênio:

a.

1998-1999

b.

1999-2000

c.

2000-2001

d.

2001-2002

e.

2002-2003

.

1 pontos

Pergunta 6

a.

No imaginário das pessoas das metrópoles do mundo periférico há uma visão generalizante de que a chegada de populações migrantes à cidade amplia a violência. Essa visão é confirmada pelos dados apresentados no gráfico A.

b.

Esses migrantes, por virem de lugares onde predominam a pobreza, o desemprego, o subemprego, o atraso infraestrutural e a violência explícita, reproduzem, na metrópole, essa ambiência violenta. Além de trazerem essa "bagagem de atraso", os migrantes competem com as populações locais nas possibilidades de inserção no mercado de trabalho formal.

c.

Percebe-se que a maior parte da população carcerária do município do Rio de Janeiro está na faixa de 20 a 39 anos, período dos mais importantes para a qualificação e a atuação da mão de obra produtiva em determinado ambiente.

d.

Como os migrantes não são competitivos frente aos nativos da cidade, não se inserem no mercado oficial de trabalho, dirigindo-se, como estratégia de sobrevivência, para a marginalidade e a ilegalidade, reforçando a violência nos já conturbados ambientes metropolitanos. A opção pela marginalidade acarreta, por fim, o inchamento dos espaços carcerários.

e.

A composição da população carcerária do Rio de Janeiro reforça o perfil de que a violência urbana na cidade amplia a pobreza desses migrantes.

.

1 pontos

Pergunta 7

(ENEM 2010) O gráfico expõe alguns números da gripe A-H1N1. Entre as categorias que estão em processo de imunização, uma já está completamente imunizada, a dos trabalhadores da saúde.

a.

Indígenas.

b.

Gestantes.

c.

Doentes crônicos.

d.

Adultos entre 20 e 29 anos.

e.

Crianças de 6 meses a 2 anos.

.

1 pontos

Pergunta 8

a.

Desaceleração da distribuição de livros didáticos para os estudantes das escolas públicas, pelo MEC, porque isso enriquece editoras e livreiros.

b.

Exigência de acervo mínimo de livros, impressos e eletrônicos, com gêneros diversificados, para as bibliotecas escolares e comunitárias.

c.

Programas de formação continuada de professores, capacitando-os para criar um vínculo significativo entre o estudante e o texto.

d.

Programas, de iniciativa pública e privada, garantindo que os livros migrem das estantes para as mãos dos leitores.

e.

Uso da literatura como estratégia de motivação dos estudantes, contribuindo para uma leitura mais prazerosa.

.

1 pontos

Pergunta 9

a.

V, V, F, F

b.

F, F, V, F

c.

V, F, F, V

d.

F, V, V, F

e.

V, F, V, V

.

1 pontos

Pergunta 10

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" é uma ferramenta gráfica utilizada para estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos (no caso os dados e/ou estruturas de dados). Indique a figura que não constitui um diagrama de causa e efeito:

a.

.

a.JPG

b.

.

b.JPG

c.

.

c.JPG

d.

.

d.JPG

e.

.

e.JPG

.

1 pontos

Salvar e Enviar

Clique em Salvar e Enviar para salvar e enviar. Clique em Salvar todas as respostas para salvar todas as respostas.

.

...

Baixar como  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »