TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTANISLAU SE TORNA GLOBAL

Trabalho Universitário: ESTANISLAU SE TORNA GLOBAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/2/2013  •  985 Palavras (4 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 4

1. Ao optar por uma estratégia de internacionalização, Estanislau deve analisar profundamente as questões culturais, econômicas, políticas e fiscais dos países que pretende inserir sua marca. Ele deve elaborar planejamentos específicos para cada região que for inserir seu negócio. Estanislau deve traçar claramente seus objetivos no mercado externo e elaborar os passos para que esses se concretizem. Além disso, uma maneira de testar suas potencialidades no mercado externo, é buscar uma inserção gradativa, num primeiro momento adentrar naqueles países com políticas mais semelhantes às brasileiras e posteriormente nos países com divergências maiores.

2. Como podemos observar, a valorização do real é benéfica para o consumidor que planeja viajar para o exterior e fazer compras. Porém, deixa em estado de alerta as exportação brasileiras, pois com o real em alta o número de exportação declina. Associado a isso, a Zona do Euro segue em crise, com ameaças de calote e as situações delicadas da Grécia e de Portugal. Até mesmo a Alemanha que é o país menos atingido por esses problemas ainda não está em uma zona de conforto. Seguindo essa tendência os mercados financeiros europeus "suam" para fechar com saldo positivo, porém pelo visto nos últimos dias a situação continua em um nível crítico.

A desaceleração do crescimento da China, os sinais de recuperação da economia americana, e as manobras do governo brasileiro para evitar uma nova crise de desvalorização do real como a de 1999, servem de alerta do que pode estar por vir na economia global. Ou seja, é necessário acompanhar o andamento das políticas econômicas diariamente para não ser surpreendido, pois se a China entrou em desaceleração, tudo pode acontecer.

Uma tendência positiva que está crescendo, é quanto a alta na exportação para o mundo árabe. O aquecimento das relações entre o Brasil e os países árabes são muito bem vistos para os exportadores que pretendem se afastar dos problemas, principalmente em relação a zona do euro.

Diante de tudo isso, é necessária uma avaliação do mercado mundial para considerar exportar para destinos que no passado não eram tão atraentes, mas que no futuro, deverão ser a saída para evitar crises e desgaste da economia nacional.

3. Produzir uma linha de produtos adequados para cada país, ter uma comunicação eficaz de acordo com cada cultura e planejar os canais de distribuição e preço de acordo com seu público alvo. Centralizar seus distribuidores de matéria prima em uma região que favoreça a exportação, reduzindo custos.

4. Estanislau precisa tomar cuidado com fatores que podem prejudicar seus planos de internacionalização. Além de ser responsável pelas taxas a serem pagas, alguns países podem proibir a entrada de seu produto pois é necessário ter licença de exportação.

Além disso, o exportador precisa se preocupar com a cultura de cada país, pois noções éticas de corrupção podem ser interpretadas de maneiras diferentes, por exemplo, interpretar como crime dar uma gratificação a um funcionário.

Após exportar seus produtos de uma categoria mais diferenciada, é preciso adotar uma política de comunicação eficaz para que haja uma competitividade do custo referente ao mercado.

5. Estanislau pode obter todas as informações pelo site http://www.comexbrasil.gov.br. No site pode simular, saber mais sobre o pais que será foco da exportação, tirar dúvidas e escolher qual o melhor programa de apoio pra ser utilizado, segue alguns exemplos de programas de apoio:

Brasil Trade Guide

Aproxima compradores estrangeiros de trading companies brasileiras especializadas em determinados produtos ou mercados.

Programa Fórum de Competitividade - MDIC

Têm como objetivo elevar a competitividade industrial das principais cadeias produtivas do País no mercado mundial, com ações relativas à geração de emprego, ocupação e renda, ao desenvolvimento e à desconcentração regional da produção, ao aumento das exportações, à substituição competitiva das importações e à capacitação tecnológica das empresas.

Exporta Fácil – ECT

Serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com