TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acupuntura Urbana

Trabalho Escolar: Acupuntura Urbana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  2.241 Palavras (9 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 9

Lerner, Jaime. Acupuntura urbana. 5° edição- Rio de Janeiro : Record, 2011

Jaime Lerner nasceu em Curitiba em 17 de Dezembro de 1937 é um politico, arquiteto e urbanista brasileiro ,tendo sido prefeito de Curitiba por três vezes (1971–75, 1979–84 e 1989–92) e governador do Paraná por duas (1995–1999 e 1999–2003). Foi eleito presidente da União Internacional de Arquitetos (UIA) em julho de 2002. Atualmente Lerner é urbanista e consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.

Ideia geral do livro:

Acupuntura se resume em cutucar uma área de tal maneira que ela possa ajudar a melhorar. É propiciar o despertar , tendo uma visão diferente de cidade , conservando e respeitando a identidade que cada cidade tem , como o estados físicos , sentimentais , iluminados e sonoros que esta nos proporciona, obtendo assim uma boa acupuntura.

Cap. 01 – Acupuntura urbana não se traduz em apenas obras , mas sim em um novo costume , um novo habito , que cria condições positivas para transformação. Muitas vezes uma intervenção humana , sem planejamento ou sem uma obra material , acaba se tornando uma acupuntura.

Cap. 02 – Para se obter uma boa acupuntura urbana , é fundamental promover a manutenção ou resgate da identidade cultural de um local ou de uma comunidade . Muitas cidades hoje necessitam de acupuntura porque deixaram de cuidar da sua identidade cultural, tendo como resultado o desaparecimento dos cinemas municipais . Para reforçar a nossa identidade cultural está sendo criado o programa, o Velho Cinema Novo, que é uma acupuntura urbana que tenta curar-nos da perda da memória e da nossa identidade.

Cap. 03 – Neste capitulo o autor denota a problemática de cidades que foram construídas e destruídas , privilegiando os carros. Cidades belas , históricas , com prédios e palácios magníficos em sua arquitetura , cercados pelos automóveis , nossos “dragões”.

Cap. 04 – Cidades estão perdendo um certo destaque merecido , por intervenções que acabam desmerecendo a cidade . E o resultado disso é o crescimento das rodovias , menos pessoas caminhando ou andando de bicicletas pelas ruas, e sem falar que estão perdendo suas paisagem nas estações por conta dessas intervenções .

Cap.05 – A identidade da cidade tem se perdido com grandes avenidas , que para atravessá-las você tem que subir e descer pelas passarelas . Onde está a imagem de uma cidade segura, tranquila , com casais namorando e crianças correndo pelos passeios ? Esta deveria ser a identidade da cidade , mas não , esta vista tem sido substituída por avenidas, rodovias, prédios, shoppings.

Cap. 06 – Em alguns casos em cidades a melhor acupuntura seja , apenas não fazer nada , com urgência, podendo assim permanecer com características naturais da cidade.

Cap. 07 – O autor denota neste capitulo o problema de choques de horários entre o setor formal e informal em algumas cidades . O mesmo indica como solução um acordo de horários entre ambas partes . Enquanto o setor formal funciona durante o dia , o informal funcional a partir das 18:00 horas proporcionando ao mesmo tempo segurança para o ambiente. Este é tipo de acupuntura que ocorre no pulso do relógio .

Cap.08 – A gentileza urbana é indispensável na vida da cidade . Neste capitulo o autor citou inúmeros exemplos de gentileza urbana. Cita a importância do despertar o amor pela sua cidade e que ,em um gesto de gentileza todos acabam sendo beneficiados e preservando assim a identidade da cidade.

Cap. 09 – Há canções que são verdadeiras acupunturas . Quando a música ou um ritmo assumem a identidade de uma cidade , ou de um país, podem criar uma boa acupuntura urbana . Há canções que , quando falam de uma cidade , parecem desenhar a cidade para você. A música faz surgir uma fotografia da cidade em sua mente.

Cap.10 – Muitos problemas urbanos ocorrem por falta da continuidade .O vazio de uma região sem atividade ou sem moradia pode se somar ao vazio dos terrenos baldios . preenche-los seria boa acupuntura . A mistura de funções é importante . e a continuidade do processo é fundamental . Continuidade é vida .

Cap. 11 – Apesar do vendedor ambulante ser caçado pelos fiscais burocráticos por estar atuando de forma ilegal . Este tem um papel importante na sustentação da identidade da cidade , pois o vendedor de hot dog , de água de coco , as vendedoras de acarajé , em fim vendedores ambulantes cada um de sua cidade de culturas diferentes , estes tem um componente de identidade muito forte , eles acrescentam o cheiro , o som , a cor . isso não pode desaparecer , pois como diz o autor : “ Terrível é uma cidade que não cheira e não fede.”

Cap. 12 – Cada cidade tem sua historia , seus pontos de referência. Tem locais que pertencem á memória da cidade e que são pontos fundamentais da identidade, do sentimento de pertencer a uma cidade . Seja uma determinada fábrica , um ponto antigo de bonde ou uma daquelas antigas vendas que tinha tudo ingenuamente exposto . Mas como não é possível recuperar essas áreas e reviver essas atividades antigas , temos que encontrar novos usos, novas atividades que tragam vida. A solução nesse caso é o reaproveitamento desses espaços.

Cap. 13 – O homem é ator e espectador do espetáculo diário que é a cidade . Uma boa acupuntura é ajudar a trazer gente para rua , criar pontos de encontros e, principalmente , fazer com que cada função urbana catalise bem o encontro entre as pessoas.

Cap. 14 – São muitas a discussões sobre o transporte do futuro. A discussão maior é centrada no automóvel do futuro, e as feiras de automóveis são cada vez mais avançadas . A solução mais eficiente e de menor custo seria perfeitamente integrar o ônibus a linhas de metrô existentes. O caminho é dar ao ônibus a mesma ou melhor performance que um metrô, ou seja , “ metronizar a superfície ”.

Cap. 15 – Há décadas convivemos com as consequências de injustas desigualdades sociais , que acabam marginalizando parte da população de baixa renda nas cidades. Para haver segurança nas favelas é fundamental gerar atividades nas áreas mais densas e nos patamares. A instalação de restaurantes , comércio, pontos de serviços, iluminação, e outros equipamentos urbanos é uma forma de fazer isso e promover a integração. A subida ao morro pela integração social é boa acupuntura urbana.

Cap.16 – Uma boa acupuntura seria provocar o conhecimento de cada um sobre sua cidade. Dificilmente alguém respeita o que não conhece. Não interessa somente analisar o prefeito de sua cidade , se é bom ou não. Deve –se analisar os noticiários sobre aquilo que acontece de ruim , sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com