TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad - Comunicação, Política e Poder

Por:   •  7/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade de Aprendizagem: Comunicação, Política e Poder

Curso: Comunicação Institucional

Professor: GABRIEL HENRIQUE COLLACO

Nome do estudante:

Data: 16/09/2015

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1) Assista ao vídeo sobre laços humanos e redes sociais, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LcHTeDNIarU. Reflita sobre os comentários de Zygmunt Bauman e, com base nessa reflexão:

a) Faça uma pesquisa na internet e cite um caso de empresa que tenha sofrido problemas com a comunicação institucional nas redes sociais (o que aconteceu? Que tipo de problema?); (1,5 pontos)

Em setembro de 2013 a empresa BARILLA, sofreu uma ameaça de boicote dos consumidores nas redes sociais. O motivo foi que o presidente da empresa, Guido Barilla, disse a uma rádio que não aceitaria que casais gays estrelassem campanhas publicitárias da marca, já que ele teria preferência por "famílias tradicionais". Barilla disse ainda que se os gays não gostam da publicidade da sua empresa "vão comer outro macarrão". O impacto foi tão grande e repercutiu de forma negativa em todo o mundo e no Twitter várias pessoas se manifestaram em uma campanha de boicote à marca, com a tag #boycottbarilla. Um dos usuários do Twitter, escreveu: "#Barilla 206 tipos de massas, nunca ouviu falar em diversidade. #Barilla #boycottbarilla", com uma foto anexada. O executivo precisou se desculpar nos canais oficiais da marca no Twitter e no Facebook. Algumas palavras escritas por ele foi que a declaração feita na rádio, foi um mal-entendido e que de modo algum ele teve a intenção de ofender a sensibilidade de algumas pessoas, e que respeita os homossexuais.

b) Proponha uma solução comunicacional para o conflito. (1,5 pontos)

A solução para este tipo de problema comunicacional é que seja analisado com cuidado o que foi dito ou escrito. Para que possam o mais rápido possível desfazer o mal-entendido, através de um comunicado para esclarecimento do que foi dito e ocorreu o mal entendimento do público.

Cite as fontes utilizadas. Sua resposta deve ter entre 7-12 linhas.

Fontes: http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/9-empresas-que-suaram-para-nao-lesar-sua-reputacao-em-2013#2

http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/barilla-pede-desculpas-por-ofender-homossexuais

http://economia.estadao.com.br/blogs/radar-economico/gays-propoem-boicote-as-massas-barilla-apos-declaracoes-homofobicas/

2) Leia a seguinte manchete - de capa do jornal “Diarinho” - e identifique o nível de linguagem a que pertence:

Fonte: DIARINHO: Diário do Litoral. ano 32, n. 8.460, 27 maio 2010. Disponível em: <https://benditoseja.files.wordpress.com/2010/05/diarinho.jpg>. Acesso em: 19 ago. 2015.

Descreva o nível de linguagem identificado e justifique sua resposta, de acordo com o conteúdo estudado. (2,0 pontos)

Linguagem coloquial, por ter deslizes diários e corriqueiros dos falantes da língua, uma linguagem que falamos no nosso dia-a-dia, com amigos e familiares.

3) De acordo com o conteúdo abordado na seguinte charge, e com o que estudamos, a imprensa (mídia) é considerada o “quarto poder”:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (55.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com