TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad LOGISTICA

Trabalho Universitário: Ad LOGISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.120 Palavras (5 Páginas)  •  650 Visualizações

Página 1 de 5

Avaliação a Distância (AD) 

Unidade de aprendizagem: Logística 

Orientações: 

Procure o professor sempre que tiver dúvidas. 

Entregue a atividade no prazo estipulado. 

Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final. 

Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). 

1. A logística reversa é a área da logística que trata dos aspectos de retornos de produtos, embalagens ou materiais ao seu centro produtivo. Apesar de ser um tema extremamente atual, esse processo já podia ser observado há alguns anos atrás nas indústrias de bebidas com a reutilização de seus vasilhames, isto é, o produto chegava ao consumidor e retornava ao seu centro produtivo para que sua embalagem fosse reutilizada e voltasse ao consumidor final, esse processo era contínuo e aparentemente cessou a partir do momento em que as embalagens passaram a ser descartáveis. 

O artigo Logística Reversa, encontrado no site www.guialog.com.br/ARTIGO344.htm (disponível na Midiateca) aborda a questão dos vasilhames retornáveis e, de um modo geral, trata de questões relacionadas à Logística Reversa. 

Através da leitura do artigo e do que você aprendeu na unidade de aprendizagem, posicione-se criticamente a respeito da afirmação do autor do artigo, segundo a qual existe um tratamento diferenciado observado na Logística Tradicional e na Logística Reversa. (2,0 pontos) 

R= Concordo com o autor do artigo, pois os custos se modificam dependendo do tipo de processamento. Enquanto a logística tradicional trata do fluxo de saída dos produtos, a Logística Reversa se preocupa com o retorno de produtos em geral ao processo de produção da empresa, fazendo com que através do reprocessamento utilizado na logística reversa as empresas conseguem obter maiores lucros. 

Em pesquisa ao site podemos verificar que nos últimos anos a utilização logística reversa tem aumentado consideravelmente devido a três fatores: 

Questões ambientais: a empresa preocupa-se cada vez mais com todo o ciclo de vida do produto, da entrega até o impacto que estes produzem no meio ambiente; 

Concorrência - diferenciação por serviço: as empresas oferecem assistência pós-venda. Se responsabilizam por algum dano no produto; 

Redução de custos: com esta logística, as empresas tem lucrado com o reaproveitamento de matérias ou com o retorno das embalagens, podendo assim, investir em novas idéias. 

De acordo com Krikke (1998) as diferenças entre os sistemas de logística com fluxo normal e a Logística Reversa são quatro: 

A primeira diferença é que a logística tradicional à frente é um sistema onde os produtos são puxados (“pull system”), enquanto que na Logística Reversa existe uma combinação entre puxar e empurrar os produtos pela cadeia de suprimentos. Como resultado de uma legislação mais restritiva e a maior responsabilidade do produtor, na Logística Reversa, a quantidade de lixo produzido (e a distinção entre o que é reciclável do que é lixo indesejado) não pode ser influenciada pelo produtor e deverá ser igualada à demanda de produtos, já que a quantidade de descarte já é limitada em muitos países. 

Em segundo lugar, os fluxos tradicionais de logística são basicamente divergentes, enquanto que os fluxos reversos podem ser fortemente convergentes e divergentes ao mesmo tempo. 

Terceiro, os fluxos de retorno seguem um diagrama de processamento pré-definido, no qual produtos descartados são transformados em produtos secundários, componentes e materiais. No fluxo normal, esta transformação acontece em uma unidade de produção, que serve como fornecedora da rede. 

Por último, na Logística Reversa, os processos de transformação tendem a ser incorporados na rede de distribuição, cobrindo todo o processo de ‘produção’, da oferta (descarte) à demanda (reutilização). Krikke (1998, p. 154). 

Portanto, em linhas gerais, podemos observar que os lucros obtidos pela logística reversa são superiores aos obtidos pela logística tradicional, visto que as empresas se destacam pela preocupação com o meio ambiente, se diferem pelo seu serviço de pós-venda e diminuem seus custos fazendo uso da reciclagem. 

2. O Método dos Mínimos Quadrados é uma técnica matemática que procura encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre a curva ajustada e os dados (tais diferenças são chamadas resíduos). Descreva uma situação na qual fique evidenciada que o Método dos Mínimos Quadrados é mais adequado que o Método de Médias Móveis Trimestrais. (2,0 pontos) 

R= Numa situação com tendência de mudança da economia, levando em conta inflação e oscilação do mercado, o método dos mínimos quadrados é mais exato e confiável, pois pondera os valores e considera a tendência de mudança. O método da média móvel trimestral é mais limitado para ser utilizado em situações onde valores sejam discrepantes. 

3. Curva ABC é um importante instrumento para se examinar estoques, permitindo a identificação daqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. 

Ela consiste na verificação, em certo espaço de tempo (normalmente 6 meses ou 1 ano), do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens do estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância. 

Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou da quantidade, dá-se denominação de itens da classe A, aos intermediários, itens da classe B, e aos menos importantes, itens da classe C. 

A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B. 

 A empresa XUPITÉU S.A. deseja estabelecer uma classificação ABC nas proporções de custos 50 x 30 x 20. Deseja também saber a proporção de itens A, B e C, bem como obter o gráfico da curva ABC. Com base nos dados indicados na primeira tabela você deverá completar as tabelas abaixo: (3,0 pontos) 

50 X 30 X 20 

CÓD. 

QTY 

R$ 

V.TOT 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com