TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm - Conceitos Gerais

Ensaios: Adm - Conceitos Gerais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  618 Visualizações

Página 1 de 4

A presente dissertação teve como objetivo rever a evolução e conceitos básicos associados a administração estratégica nas organizações, destacando a etapa de planejamento, visando tornar esse trabalho auto contido. Foram também apreciados diversos enfoques de planejamento estratégicos, considerando-se a agregação de conceitos, técnicas e ferramentas da qualidade. Procurou-se ressaltar a relevância da gestão estratégica do conhecimento nos dias atuais.

Discutiu-se e foram propostos os níveis de administração em uma organização, localizando os seus espaços de atuação. Percebeu-se que a administração da rotina depende do planejamento operacional e à ela foi proposto agregar atividades de controle e de melhorias no sentido do gerenciamento da rotina.

O trabalho explicita a relevância de se ter uma administração estratégica efetiva. Devido ao ambiente instável em que se encontram as organizações, o administrador tem que estar atento aos acontecimentos externos que podem vir a influenciar o seu futuro, e trazer informações sobre eles para dentro da empresa, administrando estrategicamente sua organização.

Muitas vezes, o processo de planejamento fica estagnado, ou é dificultado devido às resistências encontradas dentro da empresa. A necessidade de mudança nem sempre é reconhecida pelas pessoas, e as ações de transformação nem sempre são executadas. Com o intuito de preservar privilégios, status quo e poder, os elementos da empresa tendem a rejeitar as mudanças, ou promovê-las de forma ou ritmo que satisfaça seus interesses particulares, e não os da organização.

Não existe dúvida de que, de acordo com cada situação, o administrador deve buscar a melhor solução e adaptar os princípios da administração ao seu caso específico. Não existe uma fórmula única que possa ser aplicado a todos. Deve-se ter atenção à cultura vigente, e respeitá-la.

Para facilitar o processo e adequar o planejamento aos reais problemas enfrentados pelos funcionários, foi mostrado que é relevante adotar um processo participativo. Como conseqüência, se obtém maior aceitação, motivação, sentimento de equipe e união, de forma que cada um saiba seu papel e o dos outros, bem como a sua importância dentro da organização. Além disso, todas as empresas devem oferecer aos funcionários a oportunidade de desenvolver a criatividade, intuição e mentalidade crítica. Promover e incentivar atitudes pró ativas. Em decorrência de suas participações nas tomadas de decisões, ocorrerá um maior grau de comprometimento por parte dos funcionários.

O planejamento estratégico não fornece direções, quem o faz são as pessoas integrantes da organização. São elas que escolhem seu próprio caminho, ele apenas sistematiza as questões.

Comentou-se que, tanto o processo de qualidade como a administração estratégica têm como objetivo maior a otimização da organização, porém, cada um à seu modo. Os planos devem ser gerados com precisão de informações de forma simples e o mais rapidamente possível, em função da velocidade das mudanças do quadro ambiental da organização.

Durante o estudo de caso, primeiramente procurou-se identificar a missão, visão e negócio da organização. Assim, após estabelecido o objetivo maior da escola, foi realizado a análise dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças da organização. Esta análise dos ambientes interno e externo é fundamental para se estabelecer o contexto no qual será aplicado o planejamento.

Através de reuniões, entrevistas, distribuição de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com