TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Direito

Artigo: Adm Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  248 Visualizações

Atividade da aula 01

De acordo com a aula 1, as leis tem algumas características, explique três características da norma jurídica e traga exemplos.

Resposta:

Generalidade: é a característica relacionada ao fato da norma valer para qualquer um, sem distinção de qualquer natureza, para os indivíduos, também iguais entre si, que se encontram na mesma situação. A norma não foi criada para um ou outro, mas para todos. Essa característica consagra um dos princípios basilares do Direito: igualdade de todos perante a lei. Ex: O uso do uniforme Escolar é comum a todos os alunos usarem uniforme.

Imperatividade: a norma, para ser cumprida e observada por todos, deverá ser imperativa, ou seja, impor aos destinatários a obrigação de obedecer. Não depende da vontade dos indivíduos, pois a norma não é conselho, mas ordem a ser seguida. Ex: A cobrança e fiscalização de tributos.

Coercibilidade: pode ser explicada como a possibilidade do uso da força para combater aqueles que não observam as normas. Essa força pode se dar mediante coação, que atua na esfera psicológica, desestimulando o indivíduo de descumprir a norma, ou por sanção (penalidade), que é o resultado do efetivo descumprimento. Pode-se dizer que a Ordem Jurídica também estimula o cumprimento da norma, que se dá pelas sanções premiais. Essas sanções seriam a concessão de um benefício ao indivíduo que respeitou determinada norma. Ex: Tirar a CNH, é necessario exigir um mínimo de qualificação para o motorista poder trafegar pelas nossas vias, sem por em risco a sociedade.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com