TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm E Contabeis

Exames: Adm E Contabeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  1.750 Palavras (7 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 7

Faculdade Anhanguera – UNIABC

Atividade Prática Supervisionada

Teoria da contabilidade

Guilherme Cossa de Souza – RA 8823386819

Cristiane Margareth Rodrigues de Araújo – RA 129111419

Alexandre Lopes – RA 8822389074

Ana Claudia da Silva – RA 8520920539

TEORIA DA CONTABILIDADE

A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, representando-a de forma sistemática para servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os seus potenciais usuários.

Dentro deste contexto, estuda-se a teoria da contabilidade com a finalidade de se obter subsídios suficientes para a aplicação do conhecimento prático no processo contábil.

Sem o embasamento teórico, a contabilidade perderia seu foco, principalmente porque as demonstrações contábeis não atenderiam a padrões, tanto dos usuários quanto das normas contábeis.

No Brasil, a estrutura da teoria contábil é definida por órgãos regulamentadores, como o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) e o CPC - Comitê de Pronunciamentos Contábeis.

O Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) é o órgão responsável por buscar a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais. Foi criado pela Resolução CFC 1.055/05, sendo que fazem parte deste comitê várias entidades brasileiras como: Bovespa, Ibracon e Fipecafi, além do próprio Conselho Federal de Contabilidade.

As Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC´s) têm por objetivo estabelecer regras de conduta profissional e procedimentos técnicos, em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade.

Resposta das Questões

a) Quem praticava uma atividade rudimentar era o homem primitivo quando contava seus instrumentos de caça , pesca e rebanhos.

b) Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia.

c) Os primeiros livros contábeis foram encontrados no Egito.

d) As bases das trocas monetárias foram desenvolvidas pelos fenícios e a simplificação dos registros por símbolos foi a mudança significativa ocorrida.

e) O reinado expandido por toda a Europa foi o Romano.

f) Luca Pacioli foi frei franciscano e autor de uma obra que expõe o método das partidas dobradas.

g) O método das partidas dobradas é o princípio contábil pelo qual todo lançamento à crédito em uma conta faz com que surja outra conta onde é registrado a mesma importância à débito.

h) Provedores de fazenda eram os primeiros contadores da época de 1.500.

i) Em 1770 em Portugal , foi baixada a lei que regulamentava o ensino da profissão contábil mas foi com a vinda da família real para o Brasil que se iniciou o ensino contábil em terás brasileiras.

j) A mais antiga instituição profissional e cultural da ciência contábil é “A Associação dos Guarda Livros da Corte”

k) O primeiro congresso foi realizado no Rio de janeiro em 1924,que foi enfático ao recomendar a aprovação de uma lei para regulamentar o exercício da profissão.

l) Eurico Gaspar Dutra foi quem sancionou a alei que reconhecia a atividade da contabilidade, através do decreto lei 9295/46.

m) Ábaco antigo instrumento de cálculo surgindo a cerca 3.500 anos atrás, proveniente da palavra ábaks que significa, contador

n) Em 1624 com o francês Blaise Pascal surge a primeira maquina auxiliadora de cálculo e foi se aperfeiçoando ao longo dos anos.

o) Foi Halcon Ellis, porém só em 1901 ela foi construída a maquina Ellis sendo a precursora da maquina de contabilidade.

p) Mecanógrafo ou datilógrafo é uma máquina de escrever, inventada em 1714.

q) Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade, por exemplo: o contador deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa X, na data de sua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que seus usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas.

r) Livro diário é onde se registra as operações da empresa, no seu dia-a-dia.

s) A importância da contabilidade na ocasião do seu surgimento foi que o homem pré-histórico passou a contabilizar os seus bens como, instrumentos de caça, pesca e seus rebanhos adquirindo um conhecimento empírico da contabilidade, assim tendo controle total de seus pertences. Desde esse momento a contabilidade passa a ser muito importante para que o homem primitivo e seus descendentes tenham total controle de seus pertences evitando assim a futura escassez do mesmo e sua sobrevivência.

t) A importância da contabilidade nos dias de hoje é que podemos contabilizar a entrada e saída de capital da nossa conta bancaria, entre muitas outras coisas, hoje a contabilidade é uma ciência multe-tarefas, que não só nos ajuda nos aspectos financeiro como também em nosso cotidiano, nas empresas, a contabilidade tem a função de registrar o patrimônio, seus fenômenos e variações.

Tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômicos e financeiros. O que envolve desde movimentos financeiros até a realização de consultorias, auditorias e balanço.

CONTABILIDADE PRESENTE NO DIA A DIA DAS PESSOAS E EMPRESAS

’”A contabilidade é tão antiga quanto o próprio homem que pensa” – IUDICIBUS (2005,P 31)

Esta conosco desde 3.000 a.C. Os homens primitivos já exerciam a contabilidade sem mesmo saber oque era. Hoje damos o nome de contabilidade rudimentar o ato de contar suas armas e rebanhos (seus bens). Com o passar do tempo na Mesopotâmia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com