TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Etica

Trabalho Universitário: Adm Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  4.169 Palavras (17 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

ETAPA 1 04

ETAPA 2 05

ETAPA 3 07

CONCLUSÕES 15

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 17

ETAPA 1 – PASSO 4

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. É um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Ética é respeito à vida, a dignidade humana, à liberdade individual, respeito ao trabalho e ao bem comum.

Ética é parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo especialmente a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social.

A ética é um dos temas que se destaca nos dias atuais, principalmente nas organizações. A ética e seus princípios dão norte ao gestor o tempo todo, pois como gestor de pessoas ele necessita ser um exemplo positivo; como gestor ele precisa fazer o que é certo e, portanto ele não poderá agir com impulsos. O gestor de pessoas, irá carregar consigo muitos valores e muitas pessoas, e, portanto não pode e não deve agir ou falar com preconceitos, discriminação, o agir de forma incorreta para que não sirva de exemplo para os liderados.

A ideia de que o gestor de pessoas é responsável apenas pelo recrutamento e desligamento de colaboradores esta defasado, as funções do gestor de RH vão além, gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. E a Ética faz parte dessa nova estrutura, para que se entenda melhor veja alguns dos novos desafios do RH:

• Encontrar pessoas qualificadas;

• Lidar com as pessoas:

• Motivar as pessoas;

• Espírito de liderança – elemento humano.

Um dos grandes desafios dos Gestores de pessoa é lidar com pessoas, porque não se trata apenas do individuo isolado, lidamos com uma serie de conflitos, caráter, família, desejos, anseios, sonhos, frustrações entres outros, e saber lidar é o X da questão. É justamente no elemento humano que ética e seus princípios estão diretamente ligados.

Os gestores de pessoas ao compreender a ética e seus princípios, tem como propósito fazer a confluência dos objetivos da organização e dos futuros colaboradores, levando em consideração que não se impõe ética a uma pessoa, mesmo porque a ética é particular de cada individuo.

A formação do caráter ético da individuo tem influência da família, as intuições de ensino e a sociedade. O que se pode fazer é tentar aperfeiçoar/aprimorá-lo nos padrões éticos da organização e esse é um desafio do gestor.

A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligada às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, à forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.

A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo. A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade socioambiental.

A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e as empresas que não funcionam de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso.

ETAPA 2 – PASSO 3

O filme “Amor sem escalas”, EUA, 2009,estrelado por George Clonney, Vera Farmiga, Anna Kendrick, Jason Bateman, dirigido por Jason Reitman tem como pano de fundo a crise econômica vivida pela humanidade em 2008 que afetou empresas e organismos econômicos nos EUA que buscaram adequação com a maior brevidade possível, a fim de reencontrar o equilíbrio de suas finanças.

O personagem de George Clooney, Ryan Binghan, tem o emprego dos tempos atuais. Seu trabalho consiste em viajar pelos EUA demitindo pessoas de seus trabalhos. Geralmente o patrão não tem coragem de fazer isso ele mesmo e paga a firma onde Binghan trabalha. Nesses tempos de crise, você pode imaginar quanto trabalho ele está tendo.

Claro que despedir pessoas está longe de ser o melhor emprego do mundo, mas ele está longe de estar insatisfeito com sua vida. A vida dele é essa rotina de trabalho. Aeroportos e hotéis o fazem se sentir em casa muito mais do que quando ele está em sua própria casa. Ele não tem casa, na verdade. Ele tem um endereço para correspondência. Assim como não tem escritório, tem um endereço onde seu chefe tem um escritório. A vida de Binghan, pessoal e profissional, está no céu. Entre um voo e outro.

Além disso, ele aproveita a chance de poder viajar bastante para acumular milhas. Existe um número mágico que ele pretende alcançar (se ele demora a revelar, não sou eu que vou estragar a surpresa), o que o faria se tornar a sétima pessoa a conseguir. "Mais pessoas pisaram na lua.", ele diz.

Seu estilo de vida é ameaçado com a chegada de Natalie Keener na empresa. Ela tem um planejamento de cortar as viagens dos agentes. Ao invés de viajarem, eles fariam a demissão através de um webcam, cortando os custos de viagem e hospedagem. Claro que Binghan se opõe. Não apenas pela iminência de mudar sua vida, mas também pelo tratamento que as pessoas vão receber. Ele tem uma "arte" no que faz serviço que não pode ser reproduzido pela câmera. Mas não apenas o serviço será implementado como ele terá que levar a novata para aprender mais sobre o trabalho.

Clooney está perfeito em seu papel. Ele é aquele cara que você encontra, conhece, gosta e depois nunca mais o vê na vida. Talvez não vá nem se lembrar de seu nome. Ele é agradável em seu estilo "descartável", coisa que faz questão de ser. Ele próprio dá palestras de como andar com a mochila mais leve. Isso, claro, simbolizando que a pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com