TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica , Moral E Direito

Monografias: Etica , Moral E Direito. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2012  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  2.427 Visualizações

Página 1 de 2

o são fáceis de explicar quando alguém pergunta”. Essa é a mais simples verdade, todos nós temos uma noção pessoal do que é ético ou não, mas saber explicar... Não é tão fácil.

A ética a qual me refiro na maior parte desse trabalho está mais próxima de seu segundo significado, engloba a religião, a moral, as normas de trato social e o direito. Esse conjunto, ao qual daremos o nome de normas éticas, é o responsável pelo bem estar da sociedade, às pessoas que se mantém em conformidade com ele normalmente são as chamadas de “boas” ou “virtuosas”. Também é usada a palavra ética para definir as normas morais fixas, as que são naturais e universais, ou seja, não variam culturalmente, mas veremos isso mais pra frente, quando estivermos tratando do vem a ser a moral.

As normas éticas são aquelas regras que buscam indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. São aquelas que instruem os seres humanos à como serem pessoas mais virtuosas, honestas e que, ao mesmo tempo, faz com que as pessoas que seguem essas regras se sintam ainda mais “espirituosamente” felizes.

Existem poucas divergências, na verdade, quando se trata de afirmar que o ser humano tem uma natureza ética, vários filósofos sempre afirmaram que o homem é um ser inerentemente social e, por conseqüência, ético. Para Aristóteles, nem as riquezas, nem as honras e nem os prazeres mundanos são capazes de tornar o ser humano realizado como individuo, na verdade, o que o tornaria um ser completo seria o cumprimento de seus deveres junto a sociedade, ou seja, uma vida virtuosa e ética. Para São Tomás de Aquino, a aspiração por uma vida social é algo inato nos homens, logo a ética se torna um instrumento necessário para mediação dessa interação.

Grande parte das normas éticas são definidas culturalmente (com exceção chamada “moral universal”) e, por cada cultura possuir suas peculiaridades, não nos cabe tratar a nossa como superior e sim apenas como as que nos concernem.

Passemos a tratar dessa cois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com