TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Publica Vs Adm Empresas

Exames: Adm Publica Vs Adm Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2013  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

Administração de empresas VS Administração Pública

A administração, também chamada de gerenciamento, é uma ciência humana fundamentada em um conjunto de normas e funções elaboradas para disciplinar elementos de produção. A administração estuda os empreendimentos humanos com o objetivo de alcançar um resultado eficaz e retorno (com ou sem fins lucrativos) de forma sustentável e com responsabilidade social. Desta forma há dois tipos de administração: a administração de empresas e a administração pública, as quais se necessitam mutuamente mas possuem diferenças.

Diferentemente do administrador de empresas que atua em diferentes áreas do mercado, seja em empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte, ou ainda em empresas do ramo industrial, comercial e de serviços, o campo de atuação do profissional formado nos cursos de graduação em administração pública ou gestão de políticas públicas está ligado aos interesses da esfera pública. Desse modo, o administrador ou gestor público está habilitado a trabalhar em órgãos do governo, ONGs, fundações empresariais com políticas de responsabilidade social, concessionárias de serviços públicos e organizações internacionais.

De um modo geral, as empresas privadas pautam sua ação pelo planejamento e gestão estratégicos. A administração pública age em função de sistemas mais rígidos de planejamento governamental, que se orientam por princípios gerais previstos na constituição e, mais modernamente, por sistemas de elaboração de política pública.

As duas administrações distinguem-se também pela sua finalidade. Em sua base fundamental, o interesse mobilizador da empresa privada é a lucratividade e o das organizações públicas, a efetividade no âmbito público e social.Uma organização pública tem como objetivo primeiro cumprir a sua missão institucional para, através dela, obter o bem da comunidade e servir ao interesse geral.Um exemplo disso é o Estado, que se define pelo seu objetivo de bem comum ou interesse geral que, no caso do Brasil, está explícito na Constituição Federal. Vale a pena lembrar o preâmbulo, quando estabelece a razão de ser do Estado brasileiro: um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias. Tudo isso fica distante das finalidades de uma empresa, que é, na sua definição mais corrente, uma organização de recursos materiais, financeiros, humanos e tecnológicos, destinada a produzir um bem ou prestar um serviço para, em geral, obter um ganho econômico.

Além disso elas se diferenciam no processo de tomada de decisões, pois a administração pública toma decisões mais lentas, influenciadas por variáveis de ordem política e públicas de acordo com os programas de Governo.Já a privada pode tomar decisões mais rápidas, buscando a racionalidade pois as políticas empresariais estão voltadas para objetivos de mercado.Outra diferença é a garantia de sobrevivência das organizações pois no setor público o tempo de existência é indeterminado devido ao fato de o Estado não ir à falência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com