TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELAÇÕES DE CONTABILIDADE DO CLIENTE X

Projeto de pesquisa: RELAÇÕES DE CONTABILIDADE DO CLIENTE X. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.505 Palavras (7 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 7

RELACIONAMENTO CONTADOR X CLIENTE

RESUMO

Nosso objetivo com este trabalho é demonstrar a maneira que contador e cliente devem se relacionar-se para que o trabalho saia como ambos desejem. No relacionamento entre Contador e Cliente é necessário comprometimento de ambas as partes. Comprometimento este de trabalharem juntos, o cliente fornecendo todas as informações necessárias para o contador realizar seu trabalho, e o contador mantendo seu cliente informado do resultado do mesmo. Conforme a mudança no Código Civil, o contador deve ter Responsabilidade Solidaria com seu cliente, responsabilidade esta que se não cumprida lhe pune perante qualquer ato ilícito que venha ocorrer na contabilidade da empresa. Por esta e outras razões, Cliente e Contador precisam ter um bom relacionamento. Nesta pesquisa estudaremos melhor este assunto, com pesquisas em artigos, livros, citações e uma entrevista com um contador. Com todas estas informações, concluímos que para o trabalho ser verídico precisa haver um bom relacionamento entre cliente e contador.

Palavras-chave: Contador. Cliente. Relacionamento.

1. INTRODUÇÃO

Neste texto iremos fazer um estudo sobre o Relacionamento entre Contador versus Cliente, comentaremos de que forma devemos proceder para que possamos obter sucesso e harmonia em nosso trabalho, comentaremos sobre atividades e atitudes indispensáveis para o sucesso do contador e do seu cliente, veremos que é de fundamental importância a Responsabilidade Solidária, Organização, Transparência, Confiabilidade e Responsabilidade de ambas as partes, pois um depende do outro para obter um trabalho final com 100% de veracidade.

Nosso objetivo é esclarecer algumas dúvidas de relacionamento profissional do contador e seu cliente.

2. DESENVOLVIMENTO

Um bom contador controla e protege o patrimônio de seu cliente. Patrimônio este indispensável para gerar empreendimentos que geram riquezas.

O contador presta total auxílio ao empreendedor, orientando, avaliando e cuidando dos rendimentos, lucros, despesas e obrigações fiscais.

Porém, o contador deve estar em atividade permanente, com dinamismo traçando objetivos para seu cliente.

Conforme Antônio Lopes de Sá (2009) "A contabilidade, por natureza, é um conhecimento volvido ao ser, ou seja, uma 'ciência do homem' face ao seu trato com a 'satisfação das necessidades materiais', estas que se cumprem através dos bens patrimoniais" e "O movimento da riqueza é uma variável dependente de outras que são as das naturezas das causas motoras e as contidas nos componentes patrimoniais" (SÁ,2009).

Já as próximas citações de Antônio Lopes de Sá nos mostram a necessidade de sermos claros em nossas informações, pois se expressarmos uma palavra que fique mau interpretada, este trabalho será de má qualidade.

"O que jamais pode faltar a um conceito em Contabilidade é a capacidade de entendimento sobre o que pretende expressar"(SÁ,2009) e "Essa razão pela qual os termos 'traduzidos' podem deformar profundamente a verdade" (SÀ, 2009).

No termo “traduzidos”, o autor Antônio Lopes de Sá, está questionando que a maneira de expor trabalho pode causar algum tipo de barreira na comunicação, distorcendo o resultado.

3. RESPONSABILIDADE SOLIDÁRIA

Conforme o novo Código Civil, Artigo 1177 e 1178, é dever do Contador ter Responsabilidade Solidária com seu cliente.

Com esta mudança na lei, o Contador assume junto ao seu cliente a responsabilidade pelos atos ilícitos cometidos durante a gestão em sua empresa.

Na citação abaixo, Maurício Fernando Cunha Smijtink explica um pouco mais sobre Responsabilidade Solidária.

Com a Responsabilidade Solidária, o contabilista assume, juntamente com seu cliente, a responsabilidade por atos dolosos, perante terceiros. Desta forma, balanços falsos / simulados implicam a responsabilidade do profissional da contabilidade junto com o administrador por dolo, isto em todas as situações possíveis, compreendendo, ações na Justiça Cível, relativamente ao direito societário / comercial, ambiental, trabalhista, previdenciário e fiscal e ações na Justiça Criminal, destacando em especial pela inobservância ao previsto no artigo 342 do Código Penal que trata do falso testemunho ou falsa perícia (SMIJTINK).

Segundo Sá, Para evitarmos um futuro problema, devemos seguir algumas práticas:

3.1. ORGANIZAÇÃO

É dever de o Contador solicitar ao cliente toda a documentação da empresa referente ao Depae Documentos Legais. Departamento Fiscal, Departamento Pessoal, Departamento Contábil

3.1.1. Departamento Fiscal: envolve toda a tributação a qual a empresa está sujeita e pode acarretar em fiscalização e autos de infração.

- Notas Fiscais de todas as compras da empresa;

- Comprovantes de recolhimento de taxa se impostos pagos;

- Contas de energia, telefone e despesas de modo geral.

3.1.2.Departamento Pessoal: envolve admissão, manutenção e desligamento de pessoas.

- Rescisões contratuais;

- Recibo de férias;

- Comprovantes de folhas de pagamento;

- Planilha de Comissões;

- Controle de faltas;

- Horas extras e variáveis do salário;

- Recibo de pagamento;

- Documentos para registro de empregados;

- Guias de GPS, GRF, GRRF, DIRF, RAIS, GRCS, DARF do PIS;

- Atestados Médicos.

3.1.3. Departamento Contábil: é o departamento que controla compras e vendas.

- Extrato Bancário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com