TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITO EMPRESARIAL

Tese: DIREITO EMPRESARIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo permitir aos alunos reconhecer, em uma atividade pratica conceitos relacionados às disciplinas ministradas no 3º semestre, desenvolvendo os conteúdos abordados por meio de uma produção textual.

No entanto para um melhor entendimento do trabalho, procuramos realizar um processo seguido das perguntas solicitadas, as quais o grupo desenvolveu um entendimento melhor do conteúdo.

Nesta pesquisa que executamos podemos verificar que a teoria é em muitas vezes excessiva e chata, mas que nos ajuda a compreender os movimentos e atitudes dos administradores neste mercado de ampla concorrência e exigência cada vez maior de se fazer mais com menos e de ser um profissional de sucesso.

No desenvolvimento do estudo tivemos a oportunidade de melhor entender e aprimorar os conceitos de Metodologia Cientifica, Estatística, Psicologia Organizacional, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos. O trabalho ficou muito bom, vale a pena conferir.

2 DIREITO EMPRESARIAL

Analisando o caso da empresa, e baseado na lei atual de falências, para ela poder pagar as dívidas trabalhistas e tributárias sem iniciar um processo de falência, o meio adequado seria a recuperação judicial. De acordo com a lei de falências:

Art. 47. A recuperação judicial tem por objetivo viabilizar a superação da crise econômico-financeira do devedor a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, dos emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo assim a preservação da empresa sua função social e o estímulo à atividade econômica (Brasil, 2005).

A recuperação judicial por pressupor manifestação prévia de credores, incluindo a aprovação do credor e do devedor, possui clara natureza contratual. Para a empresa se beneficiar da mesma é necessário preencher alguns pressupostos:

• Não ter há, ao menos cinco anos, obtido concessão de recuperação judicial, ou há menos de oito anos a recuperação para microempresa ou empresa de pequeno porte

• Não ter sido condenado, como administrador ou sócio controlador, por crimes falimentares.

• Exercício regular da atividade empresária há mais de dois anos.

A empresa terá que passar por um plano de recuperação que pode prever, desde concessão de prazos e condições especiais para pagamento das obrigações até usufruto da mesma, entre outros. Em princípio o devedor não será privado da administração do negócio a menos que tenha cometido crime previsto na lei de falência, negar informações, tiver seu afastamento previsto no próprio plano de recuperação.

3 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

A Empresa Sommerhauzer Company, foi criada por um homem com espírito empreendedor, com muita experiência no segmento da construção civil, pisos e revestimentos.

Por se tratar de uma empresa familiar o Sr. Nilton Sommerhauze tem plena consciência da importância de seus negócios para seus filhos e também para seus funcionários. (Neusa Santos de Souza (texto complementar)). Outro fator importante a se destacar é que se trata de um empregado que virou patrão, pessoa que tem percepção da realidade e da importância de seu quadro de colaboradores. Tanto é que mantém seus funcionários em constante treinamento, com o intuito de manter uma excelência nos serviços e produtos vendidos pela empresa.

O Sr. Nilton Sommerhauzer é um profundo conhecedor do ramo de negócios da sua empresa, por isso montou uma equipe qualificada previamente selecionada e muito bem treinada. Implantou Política de Gestão de Pessoas, setor de RH (Recursos Humanos) formado por profissionais do ramo. Montou plano de carreira e salários.

Cleo, esposa do Nilton em seu trabalho de graduação na disciplina Empreendedorismo, montou um plano de negócio para a Sommerhauser Company, definindo a distribuição dos diversos setores, principalmente das pessoas no espaço da empresa.(Neusa Santos de Souza – texto complementar).

O estilo de liderança que o Sr. Nilton pratica é a liderança transformacional, que, é aquele no qual o líder reconhece as necessidades individuais dos subordinados, além de influenciar e ser influenciado pelos membros da equipe.(Web Aula – Psicologia Organizacional).

Sommerhauser:

A expansão chinesa e a viabilidade de novos negócios no Brasil

4 ESTATÍSTICA

4.1 FIGURA 1 BRASIL. IMPORTACAO: RESTANTE DO MUNDO, CHINA E ALEMANHA 2000-2010.

Ser um empreendedor nos dias de hoje significa ter habilidade, conhecimento e atitude para idealizar um negócio e ter coragem suficiente para adentrar num mercado desequilibrado tanto na economia nacional como mundial.

Para abrir um negócio próprio o empreendedor primeiramente deverá enfrentar a viabilidade de seu sonho, montando a organização e colocando seus produtos no mercado a fim de obter êxito no crescimento e desenvolvimento de sua empresa. Isso foi uns dos motivos no qual o Brasil foi alvo das empresas não chinesas em que a competição se torna maior entre as potencias.

Após todos os trâmites e com toda a documentação em ordem, a empresa está apta a tocar o negócio.

4.2 CHINA: IMPORTACAO TOTAL (BRASIL) E SÃO PAULO

Após analisarmos, podemos dizer que a Demonstração gráfica teria auxiliado o administrador na sua gestão, onde ele poderia acompanhar o índice de crescimento de sua empresa e as suas determinadas regiões , sabendo assim onde atuar com mais dinamismo em base de estatísticas pressupostas .

4.3 SOMMERHAUSER COMPANY. PARTICIPACAO NA IMPORTACAO BRASILEIRA (DEZ/2010-JAN/2011)

A demonstração que tem por objetivo a valorização do real em relação a outras moedas em porcentagem em relação ao dólar. Sua finalidade básica, portanto, é demonstrar a formação do resultado gerado, mediante especificação das receitas, custos e despesas por natureza dos elementos componentes, até o resultado líquido final – lucro ou prejuízo.

Podemos dizer que demonstração a todos os tipos, apresenta-se como de extrema utilidade aos acionistas, aos quotistas, aos bancos financiadores, aos investidores de ações e debêntures, aos trabalhadores, ao governo, à justiça, aos analistas contábeis e, também, aos administradores das empresas, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com