TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM RELAÇÕES INTERESSANTES

Projeto de pesquisa: A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO EM RELAÇÕES INTERESSANTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 5

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

Cidade Polo Capanema/PA

2014

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

Cidade Polo Capanema/PA

2014

IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL.

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Comportamentoorganizacional, homem, cultura e sociedade; Comunicação e Linguagem; Fundamentos de teoria Organizacional.

Prof. Mônca maria; Wilson Sanches; Sebastião oliveia; Karen Chmanganotti; Marcia Bastos.

Cidade Polo Capanema/ Pará

2014

O desenvolvimento das pessoas no contexto organizacional depende do relacionamento interpessoal, que consequentemente interfere na motivação dos colaboradores, pois ela funciona como uma ferramenta de auxílio nesse processo, criando estratégias que possam atuar como força impulsionadora do comportamento dos indivíduos que a compõe. Nesta perspectiva pode determinar o foco do trabalho e o que se pretende identificar, como as pessoas reagem ao desempenharem determinadas funções, independente do cargo hierárquico que ocupam dentro da organização, consequentemente melhorando seus níveis de desempenho pessoal e profissional.

Muitas competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial. Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe, criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.

Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o alto de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão ampla da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimento. Com certeza, os colaboradores sob sua direção terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.

Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma da comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.

Albert Mehrabian e a Comunicação Interpessoal

Pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia – UCLA, Albert Mehrabian, constatou que as formas de comunicação não - verbais, feitas através de: gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes do que outras formas de comunicação, por ser uma forma universal de relacionamento entre as pessoas.

Ainda segundo Mehrabian - 38% do impacto da comunicação reside em nosso Tom de voz e apenas 7% nas Palavras propriamente ditas. Desenvolver as habilidades de comunicação não-verbal e verbal, portanto, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.

Busque aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor, realizar projetos juntos, dar feedbacks (respostas), receber orientações de forma madura, interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de trabalho.

“Como integrante de um determinado grupo jamais podemos dar a impressão que derrotamos um participante de nosso grupo, pois ela jamais perdoará uma derrota em público. Não podemos esquecer que dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com