TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unidade de Negócio Estratégico

Projeto de pesquisa: Unidade de Negócio Estratégico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 8

ESTRATÉGIA DINÂMICA COMPETITIVA.

ETAPA 01

PASSO 4

Unidade Estratégica de Negócios

A elaboração de uma UEN (Unidade Estratégica de Negócios) é um importante passo para as organizações que possuem uma grande diversidade de produtos e serviços a oferecer a grupos também diversos de clientes. Uma Unidade Estratégica de Negócios pode ser definida, grosso modo, como sendo um setor altamente direcionado a um propósito, e otimizado para alcançar a máxima eficiência e eficácia.

O intuito com a implantação de uma UEN é fazer com que um determinado setor da organização atue de forma estratégica e otimizada dentro de uma AEN.

Área estratégica de Negócios. A AEN é o segmento de mercado no qual a organização atua através da sua, ou das suas UEN. Todas as potencialidades das equipes que atuam na UEN devem estar direcionadas a atender as necessidades e oportunidades que surgem dentro das AEN.

Normalmente, diversos aspectos do cenário organizacional podem determinar que a criação de uma UEN, seja a melhor, ou a única, maneira de fazer com que a organização alcance seus objetivos e continue, ou comece, a ser competitiva no mercado onde atua. Concorrência, transformaçãoe instabilidades do setor, concorrência, mudanças no cenário econômico e político, podem ser citados como aspectos que forçam a organização a segmentar sua estrutura de forma a torná-la mais eficiente e eficaz.

Claro que não somente fatores externos e ofensivos induzem uma organização a desenvolver uma UEN, muitas vezes, ao serem vistas potencialidades frente a mercados específicos e disponíveis, é interessante desenvolver uma Unidade Estratégica de Negócios para tentar auferir o máximo de recursos e benefícios possíveis de áreas.

Uma administração por UEN deve levar em conta diversos fatores além dos externos. Fatores internos podem ser determinantes para o sucesso ou não de uma estruturação, ou reestruturação organizacional em direção à Unidade Estratégica de Negócios. Como uma UEN redireciona a estrutura organizacional de “especialização por função” para “especialização por finalidade”, todos os envolvidos, principalmente os executivos da alta e média administração, que devem perceber o quão benéfico à organização pode ser a definição de uma UEN.

Organizações de grande porte, e que centralizam muito as decisões, frequentemente se veem em situações nas quais o acumulo de tomadas de decisão acabam prejudicando a fluidez de suas atividades. A Unidade Estratégica de Negócios tem como finalidade, dentre outras, de diminuir a carga de responsabilidade da alta cúpula administrativa, trazendo para um grupo menor e altamente capacitado a responsabilidade para planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades concernentes àquela determinada AEN (Áreaestratégica de Negócios).

ETAPA 02

PASSO

A empresa que vamos elaborar uma unidade de estratégia é a Natura que é uma empresa de grande porte, que atua no setor de produtos de tratamento para o rosto e o corpo, banho, óleos corporais, perfumaria, cabelos, proteção solar, infantil e higiene oral. A Natura não possui loja física, a empresa comercializa seus produtos através de revendedores e catálagos.

Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile,Colômbia, México, Peru, Venezuela e França, com planos de expansão para os Estados Unidos da América. O número de funcionários, chamado na empresa de "colaboradores", atingiu 5.919 em 2007, e o de consultoras estimado em 1,5 milhão.

A nossa estratégia para empresa Natura é um Planejamento estratégico digital, analisar a presença digital nas redes sociais, bem como a funcionalidade e eficiência do site para consumidores e consultoras.

Analise Interna

Recurso:

Distribuição

Credibilidade

Relacionamento

Inovação

Força de vendas

Modelo de gestão

Implicações

Estratégicas

Força e Fraqueza:

Analise SWOT:

Condições legais e Políticas:

Controle cada vez maior contra o uso de produtos poluentes

Diminuição dos gases que contribuem para o efeito estufa

Uso de materiais recicláveis

Tratamento dos resíduos.

Mudanças Tecnológicas:

Tratamento estético

Produtos farmacêuticos

Compradores:

Consultoras

Consumidores finais – Classe A e B

Relatório

Quando as empresas do setor de higiene pessoal e beleza investem na criação de um conceito de cuidados com a imagem estão sempre incentivando e aumentando este mercado e assim, ao tornarem-se competidores, todos ganham.

A estratégia adotada pela Natura é a de diferenciação de produto, a Natura tem se esforçando em aumentar o valor percebido de seus produtos e serviços para os consumidores, possuindo uma preferência de 55% pelos consumidores.

A Natura tem oferecidos produtos diferenciados dos seus concorrentes. Podendo se dizer que ela atua sozinha num setor altamente lucrativo e que cresce a cada ano.

Quando comparado os produtos da Natura com os seus concorrentes diretos, seus produtos são quase que exclusivos.

Observando melhor o mercado, nota-se que as concorrentes diretas focaram seus produtos especialmente em maquiagens, talvez tenha sido uma falha na estratégia de produtos da Natura. O que permitiu que as outras empresas não perdessem mais do seu Market share.

A força de vendas da Natura possuem mais de 1 milhão de consultoras, todas gerenciadas por equipes em redes.

Os fornecedores fazem um papel importante na estratégia da empresa. Para o cenário nacional, não enxergamos, neste momento, oportunidades de compras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com