TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CUSTOS DA SAÚDE PUBLICA: OS BENEFICIOS E OS CUSTOS DE MANTER UM CENTRO DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM (C.D.I) EM UMA UNIDADE HOSPITALAR EM ITUMBIARA.

Trabalho Escolar: CUSTOS DA SAÚDE PUBLICA: OS BENEFICIOS E OS CUSTOS DE MANTER UM CENTRO DE DIAGNOSTICO POR IMAGEM (C.D.I) EM UMA UNIDADE HOSPITALAR EM ITUMBIARA.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  3.710 Palavras (15 Páginas)  •  1.586 Visualizações

Página 1 de 15

I - INTRODUÇÃO

A evolução da radiologia aconteceu entre os anos 70 e 80, a partir dos grandes avanços da física e da computação, assim permitiram um diagnostico mais preciso. Até hoje essa evolução ocorre diariamente, e esta em destaque entre as praticas medicas, pois garante um diagnostico mais rápido e preciso, assim citou o Dr.Sandro Fenelon.

Hoje em dia os benefícios da radiologia são indiscutíveis, pois já esta inserida no cotidiano dos hospitais, garantindo um diagnostico preciso e precoce do quadro clinico do paciente, como citou o autor Dr. Sandro Fenelon.

Esse artigo tem como objetivo, mostrar os custos e benefícios de um centro de diagnostico por imagem (C.D.I), em uma unidade hospitalar em Itumbiara.

“A imaginologia tem um lugar de destaque na pratica medica, além dos benefícios para os doentes por um diagnostico mais rápido e preciso, menos evasivo e com maior conforto.” Dr. Sandro Fenelon.(2010).

Desta forma o presente artigo, pesquisa o problema: Quais são os benefícios e os custo de manter um C.D.I em uma unidade hospitalar em Itumbiara?

O presente estudo tem sua justificativa baseada em, que pelo menos 5 anos a demanda por projetos que envolve um moderno sistema de gestão de imagens, utilizando T.I, vai aumentar significamente, pois essa revolução no C.D.I, vai reduzir os custos e aumentar a qualidade do diagnostico, exigências que vão aumentar proporcionalmente a cada ano que passa, assim cita o Dr. José Laska (2011).

Segundo o Dr. José Laska (2011), com as novas tecnologias, as unidades hospitalares estima economizar entre 40 e 60 % com seu custo com consumíveis e aumentar a sua capacidade de atendimento em 30 %, além de dar maior segurança aos pacientes.

A tecnologia que as unidades hospitalares implantam, tem denominação de PACS (Picture Archiving and Communication System), que amarzena e administra todas as imagens do C.D.I na unidade hospitalar. Em um hospital que implantou essa T.I, eles esperam ter redução do tem de espera dos pacientes, e aumento da capacidade da realização do exame de ultra-som, também aumento da capacidade ambulatorial de 28%, chegando a um total de 130 mil consultas por mês.

A concorrência também interfere nos preços dos exames na região, pois existem poucos médicos radiologistas no mercado. Segundo o Dr. Sandro Fenelon (2010) os médicos são orientados à questão de solicitar os pedidos de exame de diagnostico por imagem, pois pode expor o paciente à radiação. Do ponto de vista administrativo vai gerar custos e vai tirar a chance de um outro paciente que precise fazer o mesmo exame.

A relevância cientifica, consiste em mostrar os custo benefícios da construção de uma (C.D.I) em Itumbiara, pois é preciso atender alguns requisitos como: População, infra-estrutura e poder aquisitivo de uma região, pois as vezes o melhor encaminhar o paciente para uma unidade mais próximas, porque vai economizar verbas públicas e o paciente vai ter um bom diagnóstico. Conhecer as características das maquinas do C.D.I de Itumbiara, e comparar se e viável deslocar para outras regiões, para realizar os diagnósticos por imagens.

No âmbito de relevância social, o artigo pretende analisar, os benefícios que a população de Itumbiara, precisa saber de uma C.D.I, e garantir um direito de fazer um diagnostico por imagem quando necessário. Também vai ajudar a manter o C.D.I público de Itumbiara, sugerindo novas maneiras de manutenção e administração.

A relevância acadêmica esta, no futuro, a academia pode pesquisar nesse artigo, informações sobre o C.D.I de Itumbiara, e ver se é viável abrir um novo C.D.I na cidade, que cresce a cada ano.Ver a concorrência e a demanda desse mercado. Também analisar a qualidade do serviço prestado.

Assim o projeto apresentado, tem como objetivo geral, analisar o processo envolvido na manutenção de um centro de diagnostico por imagem (C.D.I), em uma unidade hospitalar em Itumbiara.

Especificamente, pretende-se:

1. Identificar os custos de manter um centro de diagnostico por imagem (C.D.I), em uma unidade hospitalar em Itumbiara.

2. Identificar os benefícios de um centro de diagnostico por imagem (C.D.I), em uma unidade hospitalar em Itumbiara.

O projeto segue as seguintes hipóteses:

• H°: A necessidade em investimentos, no (C.D.I), reduzindo custos e aumentado a qualidade do serviço prestado.

• H¹: A Falta de investimentos no (C.D.I), não faz diferença no serviço prestado a população de Itumbiara.

II - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Conceitos relacionados a C.D.I (Centro de Diagnostico por Imagem).

A radiologia, que hoje em dia, é chamado de diagnostico por imagem, e um método de exame, usado por médicos, para ajudar na avaliação clinica do paciente, assim como citou o autor Dr. Milton Miszputen,(2007). Com o avanço da tecnologia os equipamentos e métodos, a radiologia passou a ser chamada de diagnostico por imagem, e os equipamentos ate hoje não param de evoluir, conforme a necessidade da população.

Ao chegar em um centro de diagnostico por imagem (C.D.I), o técnico em radiologia vai fazer o exame,segundo o pedido do médico de outro solicitante, um pediatra por exemplo, o exame será feito na presença de um medico especializado em radiologia, o radiologista, que pode fazer uso de medicamentos, para obter melhor visualização do exame de imagem. O radiologista faz o laudo do exame, o paciente vai levar o laudo do exame de imagem, para o medico solicitante, que vai analisar o seu quadro clinico, aplicando o tratamento especifico para o caso do paciente, assim como cita o Dr. Milton Miszputen (2007).

O Radiologista, que estuda o quadro clinico do paciente, junto com o medico solicitante do exame de imagem, ele pode otimizar a relação custo - beneficio, pois ele pode economizar tempo e dinheiro, da unidade hospitalar em que trabalha e do paciente, além de fazer um diagnostico preciso do quadro clinico, e como o autor Dr. Sandro Fenelon (2010) cita.

Quando o paciente chegar na unidade hospitalar que este projeto estuda, o individuo poderá contar com o C.D.I, com os equipamentos para a realização de exames de tomografia computadorizada , RX, ultrassom e mamografia, que vai ajudar na melhor avaliação do quadro clinico do paciente. Segundo Dr. Milton Miszputen (2007), esses equipamentos e exames de imagens, por si só não, dão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com