TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM CAMPO GRANDE-MS CONCEITO PRELIMINAR DE AÇÃO SOCIAL

Projeto de pesquisa: RESPONSABILIDADE SOCIAL EM CAMPO GRANDE-MS CONCEITO PRELIMINAR DE AÇÃO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  936 Palavras (4 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 4

RESPONSABILIDADE SOCIAL EM CAMPO GRANDE-MS UMA NOÇÃO PRELIMINAR DA AÇÃO SOCIAL

Helena Brito da Silva

Faculdade Estacio de Sá

Professora Maria Clara Silva de Rezende Valle

1. Introdução

Responsabilidade Social das empresas (RSE) é um movimento que tem seu início nos anos 1960. Sua proliferação se deu a partir dos EUA e a motivação se fundamentou na busca por maior consciência de segmentos da sociedade em relação á responsabilidade das empresas na preservação do meio ambiente. A responsabilidade é a expressão moral da personalidade consciente e livre. O indivíduo deve assumir os seus atos, reconhecendo-se como autor deles, sejam estes positivos ou negativos (VIDIGAL, 2000 p. 148) uma atitude livre de um indivíduo ao agir e ao assumir as conseqüências de uma determinada ação.

A empresa socialmente responsável é aquela que possui capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes (acionistas, funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, comunidade, governo e meio ambiente), objetivando incorporá-los ao planejamento de suas atividades buscando atender às demandas de todos e não apenas acionistas ou proprietários.

Hoje, as empresas querem associar suas marcas a projetos, iniciativas e parcerias com ONGs, divulgam as Metas do Milênio, os Princípios Pacto Global, ostentam as ISOs, apresentam relatórios. Por outro lado, os gestores recebem uma avalanche de informações, banalizando as práticas e as políticas de responsabilidade social e os processos de gestão.

A evolução do conceito de responsabilidade social é diferente. Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial.

O papel das empresas incluiria lucros, mas, em vez da maximização do lucro de curto prazo, os negócios deveriam buscar lucros de longo prazo, obedecer às leis e regulamentações, considerar o impacto não mercadológico de suas decisões e procurar maneiras de melhorar a sociedade por uma atuação orientada para a responsabilidade e sustentabilidade dos negócios.

A relação e os projetos com a comunidade ou as benfeitorias para o público interno são elementos fundamentais e estratégicos para a prática da RSE. Mas não é só incorporar critérios de responsabilidade social na gestão estratégica dos negócios e traduzir as políticas de inclusão social e de promoção da qualidade ambiental entre metas que possam ser computadas na avaliação de desempenho é o grande desafio.

Responsabilidade Social pode ser definida como compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes, assume obrigações de caráter moral, além das estabelecidas em lei, que não que não diretamente vinculadas a suas atividades.

É toda e qualquer ação que possa contribuir a melhoria da qualidade de vida da sociedade.

2. Responsabilidade Social

Essa pesquisa foi realizada no mês de abril na qual foi elaborado um questionário contendo vinte e uma questões relacionadas à responsabilidade social na comunidade onde a empresa pesquisada atua no setor secundário industrial está constituída como sociedade limitada possui de onze a cinqüenta funcionários é originalmente do estado de mato grosso do sul constituída e operando quase vinte anos e atuando em Campo Grande no interior do estado.

Com relação ao gerenciamento da empresa na comunidade de entorno a empresa pesquisada não atua com ações de medidas reparadoras, nem promove reuniões, não possui uma política formal sobre atuais e futuros planos de suas atividades.

As relações com organizações locais a empresa não aplica nenhuma das atividades relacionadas com doações, nem tão pouco participa de parcerias com entidades.

O financiamento da ação social da empresa não é baseado em ação social, não possui verbas variáveis nem programa social estruturado.

O envolvimento com a ação social a empresa não contribui com doações de produtos ou recursos, seus funcionários não cede horas ou equipamentos não possui políticas pela qual cedem suas competências ou projetos.

3. Conclusão

Uma ação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com